Home Fórmula 1 Verstappen relembra primeiro triunfo na Fórmula 1, no GP da Espanha

Verstappen relembra primeiro triunfo na Fórmula 1, no GP da Espanha

Edição 2021 da etapa será neste fim de semana

O ano era 2016: últimos capítulos da competição entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes. Porém, Max Verstappen chegaria no GP da Espanha ainda em 2016 para intervir na sequência de triunfos da dupla, conquistando a primeira de suas 11 vitórias na Fórmula 1. Às vésperas da etapa em Barcelona deste ano, o holandês comentou da emoção de sua primeira conquista, que completará cinco anos no próximo dia 15, e se mostrou positivo para a prova, neste fim de semana.

“Guardarei sempre memórias especiais do Barcelona. Sua primeira vitória na F1 sempre é muito emocionante, especialmente quando é uma surpresa para todos. Não fico emocionado com tanta frequência, mas naquele dia eu tinha lágrimas nos olhos, assim como meu pai”, recordou o piloto. A entrevista está na íntegra no site do Globo Esporte.

Na ocasião, o piloto holandês fazia sua estreia pela RBR na vaga de Daniil Kvyat. Rosberg havia engatado em quatro triunfos seguidos na campanha que levou ao seu primeiro e único título na F1. Lewis Hamilton respondeu com a pole position em Barcelona – com Verstappen classificado na 4ª colocação.

No entanto, o que parecia ser a primeira conquista do britânico em 2016 não correspondeu ao esperado quando a dupla da Mercedes se reencontrou na pista no começo da corrida, tirando ambos da prova. Sem a concorrência, Verstappen pulou para a 2º posição, atrás de Daniel Ricciardo, mas conseguiu superar o companheiro de equipe e vencer.

O holandês fez uma trajetória veloz das categorias de base até chegar na F1 aos 17 anos, em 2015, tornando-se o piloto mais jovem a disputar um grande prêmio, pela STR (hoje AlphaTauri). Para ele, a conquista foi uma confirmação de seu esforço para chegar na categoria e realizar um sonho:

“Tudo, do início da jornada até a Fórmula 1, passa pela sua cabeça. Nada disso foi fácil. As pessoas pensam que vencer é fácil, mas você tem que trabalhar duro para isso. Como todos os jovens pilotos, passei muito tempo fora de casa. Meu pai me ajudou muito e me preparou bem, mas não há garantia de que você chegará à Fórmula 1. Como família, esse sempre foi o objetivo. Foi um dia incrível. Eu nunca vou esquecer aquele dia”.

Neste ano, o holandês compartilha o protagonismo no campeonato com Lewis Hamilton, que soma dois triunfos contra um dele, em Imola, e é o segundo maior vencedor de Barcelona, com cinco vitórias – só atrás de Michael Schumacher, que soma seis.

Depois de enfrentar condições adversas em Portugal no último domingo (9), Verstappen crê que a familiaridade de Barcelona pode ajudá-lo a empatar em triunfos com o heptacampeão e fortalecer a RBR na disputa ao longo do ano.

“Pode ser bom para nós. Mas também espero que a Mercedes seja muito rápida. Voltaremos a andar próximos e só depende de quem encontrar os melhores ajustes. Barcelona é um circuito que conhecemos muito bem. Estamos em uma corrida de desenvolvimento com a Mercedes e precisamos garantir que manteremos esse nível pelo resto da temporada. Mesmo se vencermos, há muitas coisas que podemos aprender”.

Verstappen está na vice-liderança do Mundial de Pilotos com 61 pontos, oito a menos que Hamilton, líder. No campeonato de construtores a situação se repete, com a Mercedes à frente da RBR.

LEIA MAIS

Gabriel Medina é eliminado e Ítalo pega Toledo nas quartas em Margaret

- Advertisment -

Popular

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...

Ministro diz que Copa América no Brasil ainda não está confirmada

Decisão deve ser anunciada nesta terça-feira O Ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou na tarde de ontem (31) em declaração no Palácio do...

Chapecoense acerta com Jair Ventura para sequência da temporada

Treinador é aguardado na terça-feira em Chapecó para assinar contrato e ser apresentado A Chapecoense está perto de anunciar a contratação de Jair Ventura como treinador para...