Tudo sobre a história do Futebol no mundo

0
76
tudo sobre a história do Futebol no mundo

A história do Futebol no mundo começou na Inglaterra no século XVII. A origem da modalidade é um pouco peculiar

História do Futebol no mundo

Não se tem o registro exato da data em que o esporte foi criado, mas de acordo com pesquisadores o futebol pode ter surgido por meio do hábito dos ingleses em chutar uma bola de couro, que simbolizava a cabeça de um soldado do exército dinamarques.

Essa prática foi adquirida como forma de comemorar a expulsão do povo da Dinamarca do território da Inglaterra no século X. No início, a prática era realizada uma vez ao ano, mas com o tempo começou a ser praticada com frequência, dando início a um novo esporte. 

Muito praticado, mas sem ser um esporte oficial, no começo não existiam regras estabelecidas. Por esse motivo, durante o jogo eram permitidos diversos tipos de agressões para controlar o avanço do adversário e conseguir ganhar.

Por causa da falta de regras, muitos jogadores ficaram feridos e isso levou o Rei Eduardo II a banir a prática do Futebol. O motivo? Medo de perder os melhores soldados do exército. A proibição durou até 1681.

Com a volta do esporte e o crescimento constante do Futebol, em meados de 1810 e 1840, os alunos de escolas públicas começaram a popularizar o esporte entre os jovens. Mas ainda nessa época, o Futebol era considerado um jogo violento.

História do Futebol no Brasil

O Futebol chegou ao Brasil junto com a chegada do jovem inglês Charles Miller em São Paulo, no ano de 1894. O jovem veio ao Brasil após concluir seus estudos na Europa e trouxe consigo bolas e regras para jogar Futebol.

A prática do esporte no país teve início com o São Paulo Athletic Club – clube formado por colonos ingleses. Mas o primeiro clube formado com a única finalidade de jogar Futebol foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898.

O crescimento do esporte no Brasil foi tanto que começou a deixar outros esportes em segundo plano, como por exemplo, o remo. Desse modo, algumas equipes de remo começaram a praticar o esporte e se tornaram posteriormente em clubes de futebol, como é o caso do Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro.

Confira 5 curiosidade sobre a história do Futebol no mundo

  • Os números das camisetas dos jogadores

Os jogadores só ganharam numeração em suas camisetas no ano de 1933, na Copa da Inglaterra, no jogo entre Everton e Manchester City. Na partida, uma das equipes numerou as camisetas de 1 a 11 e a outra de 12 a 22.

No Brasil, a numeração foi adquirida entre 1947 e 1950, para facilitar a identificação dos jogadores para locutores, fotógrafos, etc durante a Copa do Mundo.

  • A primeira Copa foi na América do Sul

A primeira Copa do Mundo do esporte foi realizada na América do Sul, no Uruguai em 1930. Os uruguaios levaram o primeiro título da competição, vencendo o jogo contra a Argentina.

  • Apenas um país disputou todas as Copas

Desde 1930, quando aconteceu a primeira Copa do Mundo de Futebol, apenas um país participou de todas as edições do campeonato mundial. O Brasil, até os dias de hoje jogou todas as edições da Copa, além de ser o time campeão do campeonato, somando cinco taças do mundial.

  • Não existiam cartões até a Copa de 1970

Os cartões amarelo e vermelho foram implementados no esporte após a Copa de 1966, depois de uma confusão no jogo entre Argentina e Inglaterra. Após o ocorrido, a FIFA decidiu adquirir os cartões nas próximas competições como forma de punição a comportamentos e descumprimentos de regras durante o jogo.

  • O jogo com mais de 20 expulsões

Após a implementação dos cartões, começou a ser possível expulsar jogadores do campo. O jogo com maior expulsão no mundo aconteceu em 1954, entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ pelo torneio Rio-São Paulo. Ao todo foram expulsos 22 jogadores depois de uma briga entre os dois times.