Pular para o conteúdo

Troféu de MVP da NBA levará nome de Michael Jordan

    Troféu de MVP

    NBA anunciou uma novidade para as premiações desta temporada. O troféu de MVP da NBA levará o nome de Michael Jordan

    O prêmio de MVP é referente ao jogador mais valioso da liga na temporada, portanto, quem foi melhor durante a fase regular.

    O anúncio foi feito pelo comissário da NBA, Adam Silver, que afirmou era uma forma de celebrar os jogadores mais importantes da história da liga.

    “Ao reconhecermos os melhores jogadores da liga a cada temporada, também prestamos homenagem às lendas que incorporam esses prêmios de prestígio.”, disse em comunicado.

    Troféu de MVP Michael Jordan

    A homenagem a Michael Jordan acontece devido ao grande impacto do ex-atleta de Michael Jordan na liga. Ao longo da carreira, o jogador foi selecionado o MVP da liga em cinco oportunidades (1988, 1991, 1992, 1996 e 1998).

    Jordan só fica atrás de Kareem Abdul-Jabbar, que conquistou seis (1971, 1972, 1974, 1976 e 1977).  Além de empatar com Bill Russell, com cinco (1958, 1961, 1962, 1963 e 1965). Só que Russel já leva o nome de MVP das finais.

    Disputa pelo prêmio de MVP

    Desde a aposentadoria de Michael Jordan, LeBron James foi o que chegou mais próximo de destrona-lo. No entanto, o jogador do Los Angeles Lakers parou em quatro conquistas, tendo recebido o prêmio pela última vez na temporada 2023/2013.

    Entre os demais atletas da ativa, Stephen Curry, Giannis Antetokounmpo e Nikola Jokic são os nomes da vez, com duas escolhas cada.

    Nesta temporada, o mais cotado para o prêmio é Giannis Antetokounmpo, com odds de 3.00. Só que logo atrás está Jayson Tatum, com 3.50. Os dois rivalizam devido a superioridade de Milwaukee Bucks e Boston Celtics sobre os demais na liga neste ano.

    No entanto, a disputa ainda conta com Luka Doncic (5.50) e Nikola Jokic (7.50) como fortes opções, enquanto Joel Embiid (12.00) e Kevin Durant (15.00) são azarões.

    Outros nomes

    Só que não foi apenas o troféu de MVP que mudou de nome. Todos os grandes destaques receberam uma nova nomenclatura pela NBA.

    O título defensor do ano virou troféu Hakeem Olajuwon, que foi o pivô do Houston Rockets e que foi vencedor deste prêmio em duas temporadas. Para esta escolha a disputa está acirrada  entre Brook Lopez (2.20) e Jaren Jackson Jr (3.70) nas casas de apostas.

    O novato do Ano agora se chama Wilt Chamberlain. Um dos jogadores mais dominantes da liga recebeu o prêmio em 1959/1960, quando teve impressionantes médias de 37,6 pontos e 27 rebotes. Quem tem tudo para ficar com o prêmio é Paolo Banchero (1.12).

    Quem for o melhor reserva receberá o troféu John Havlicek, que fez grande carreira no Boston Celtics quase sempre vindo do banco. Russell Westbrook é o favorito da temporada, com odds de 2.35. Já Jordan Poole e Malcom Brodgon correm por fora, com 4.00 e 5.00, respectivamente.

    Para o atleta que mais evoluiu o título é com nome de George Mikan, que marcou época no Minneapolis Lakers, hoje Los Angeles Lakers. O favorito é Shai Gilgeous-Alexander, cotado em 1.45. Por fim ainda teve a criação do troféu Mr Clutch para o jogador mais decisivo da temporada, em homenagem a Jerry West, que recebeu esse apelido na carreira.

    Marcações: