Home Futebol O que aconteceu com o Tombense após o vice no Campeonato Mineiro...

O que aconteceu com o Tombense após o vice no Campeonato Mineiro 2020?

Exemplo de gestão, boa fase e vice-campeão Mineiro em 2020, conheça o Tombense (MG)

A pequena cidade de Tombos, na Zona da Mata Mineira, localizada a apenas cinco quilômetros de distância do estado do Rio de Janeiro, era praticamente desconhecida para a maioria dos mineiros até bem pouco tempo. De uns anos para cá, este município, de pouco mais de dez mil habitantes, vem ganhando notoriedade graças a seu ilustre representante. O Tombense Futebol Clube faz história em 2020 ao chegar pela primeira vez à grande final do Campeonato Mineiro.

A equipe, que tem deixado para trás tradicionais clubes do futebol mineiro, já havia sido semifinalista do Estadual em outras duas oportunidades, conquistou o título da Série D em 2014 e disputa a Série C do Brasileirão desde 2015. O Tombense também já esteve três vezes a Copa do Brasil, sendo que no ano passado despachou o tradicional Sport na primeira fase, mas acabou caindo para o Botafogo, da Paraíba logo em seguida.

A campanha no Campeonato Mineiro de 2020

Líder da classificação geral na primeira fase com 26 pontos e apenas uma derrota, o Tombense surpreendeu a todos desbancando ás três principais forças do estado. Nas quartas de final, a equipe eliminou a Caldense com duas vitórias por 1×0 e 2×0, respectivamente.

Com a incrível campanha, a equipe chegou à final em vantagem diante do Atlético. Mas o Carcará sucumbiu nos dois jogos decisivos, com derrotas por 2 a 1 e 1 a 0, e viu o sonho do título inédito adiado. A campanha, no entanto, assegurou à equipe da Zona da Mata a taça de campeão do interior, além de elogios pelo bom trabalho.

O técnico Eugênio Souza considera que o grupo se preparou muito bem, especialmente para o retorno do Estadual após a paralisação durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, o time não perdeu o embalo. “Trabalhamos muito na parte técnica, a gente vinha muito bem no campeonato e mantivemos o grupo em atividade, não perdemos a parte física. Foi um fator muito importante”, avaliou.

O segredo do sucesso do Tombense

Muitos apontam que o sucesso do time deve-se à ligação com o conhecido empresário do mundo esportivo, Eduardo Uran, que tem vários jogadores registrados em nome do clube e que nunca passaram por lá. O presidente e ex-jogador do clube, Lane Gaviolle, já se defendeu em outras oportunidades. Para ele, o Tombense se sustenta graças a patrocínios, verbas de TV e ajuda de empresários da cidade.

As dificuldades pós Campeonato Estadual

Uma série de jogos sem vencer, ligou o sinal de alerta no Tombense. A equipe teve um péssimo inicio com apenas quatro pontos conquistados em 18 disputados na Série C do Brasileirão.

Diante do mau início da equipe no torneio, o globoesporte.com fez um levantamento, que confirmou que esse era o pior desempenho do Tombense nos primeiros seis jogos da Série C do Campeonato Brasileiro. Além de ter menos pontos do que em todas as participações anteriores, o time de 2020 tem a pior defesa e o pior saldo de gols no histórico alvirrubro na competição.

Nos últimos jogos, a equipe mineira melhorou seu aproveitamento e já segue invicto há três jogos. No momento, o Tombense ocupa a 7ª posição do grupo com 12 pontos em dez jogos.

Principais campanhas do Tombense

Campeão Mineiro da Segunda Divisão em 2002 e 2006;
Vice-campeão Mineiro em 2020;
Vice-campeão da Segunda Divisão em 2009;
Vice-Campeão Mineiro Modulo II em 2012;
Disputa o Módulo I do Mineiro desde 2013;
Semifinalista do Campeonato Mineiro em 2013 (perdeu para o Atlético) e 2015 (perdeu para a Caldense);
Campeão da Série D 2014 (enfrentou o Brasil de Pelotas na final).

Está na Série C do Brasileiro desde 2015
Melhor campanha foi em 2017: 7º lugar;
Ano passado ficou em 14º lugar.

Copa do Brasil
Disputou a competição nas temporadas de 2014, 2016 e 2019.
Nos dois primeiros anos saiu na primeira fase. Ano passado avançou à segunda fase pela primeira vez (Tirou o Sport na primeira e caiu para o Botafogo, da Paraíba).

- Advertisment -

Popular

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...

Ministro diz que Copa América no Brasil ainda não está confirmada

Decisão deve ser anunciada nesta terça-feira O Ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou na tarde de ontem (31) em declaração no Palácio do...

Chapecoense acerta com Jair Ventura para sequência da temporada

Treinador é aguardado na terça-feira em Chapecó para assinar contrato e ser apresentado A Chapecoense está perto de anunciar a contratação de Jair Ventura como treinador para...