Camisa 10 do Vélez foi monitorado pelo Flamengo enquanto estava nas divisões de base. Aos 19 anos, responde a uma denúncia de abuso sexual na justiça argentina
Na estreia pela Libertadores, o Flamengo enfrentará um atleta que conhece bem. Trata-se de Thiago Almada, camisa 10 do Vélez Sarsfield, considerado uma das principais promessas da Argentina no momento. O jogador, porém, vive momento turbulento fora de campo: ele é acusado de abuso sexual e a investigação está em andamento na Justiça.
Como um dos expoentes da nova geração argentina, Almada, jovem de 19 anos, foi acompanhado de perto pelo departamento de captação do time carioca enquanto esteve na base do Vélez e defendeu a seleção da Argentina em diferentes categorias. O clube assistiu a diversos jogos do jogador e o teve no radar por um bom tempo, mas não chegou a avançar para uma negociação.
Almada seguiu no Vélez, que viu o menino nascido em Forte Apache, o mesmo bairro da periferia de Buenos Aires de onde veio Tévez, virar uma das referências do time atual. Com 55 partidas pelo profissional, o meia soma 12 gols e vem sendo titular desde a temporada 2018/2019. Veja análise do jornal Olé na íntegra no site do Globo Esporte.
“Almada é rápido, habilidoso, atrevido e com personalidade. Tem jogado como meia centralizado ou pelos lados às vezes. Mesmo não atravessando seu melhor momento, ainda é um dos preferidos do treinador”, analisou Martin Cividino, jornalista que cobre o Vélez para o jornal Olé, da Argentina.
Por suas características, Almada foi escolhido em 2018 como um dos 60 atletas mais promissores do mundo pelo jornal inglês “The Guardian”. A lista incluía também o brasileiro Rodrygo, hoje jogador do Real Madrid.
“Assim como Tévez, ele é um jogador extremamente habilidoso, com muita atitude. Ele joga como um clássico camisa 10 argentino e sempre quer a bola, não importa com, quem ou contra quem está jogando. Tem apenas 1,67m de altura, mas tem um grande coração”, escreveu o jornal.
As atuações de Almada o fizeram ser constantemente especulado em clubes da Europa, como Manchester United, Barcelona e Leeds. No entanto, em 2019 ele renovou contrato com o Vélez até 2023, com uma cláusula de rescisão que chega a 25 milhões de euros.
Acusado de abuso sexual
O momento esportivo de Almada não é dos melhores, como Martin Cividino afirmou, mas fora de campo a situação é ainda pior. Em fevereiro, Almada foi afastado pelo Vélez após uma denúncia de abuso sexual.
Almada foi acusado junto com Brizuela, seu companheiro de equipe, por uma mulher de 28 anos. Ela falou que estava em um quarto com Thiago Almada, com quem teria relações sexuais consentidas, porém minutos depois Miguel Brizuela apareceu, e apesar dos pedidos dela para que ele deixasse o quarto, o atleta não saiu.
Almada foi reintegrado ao grupo do Vélez no dia 18 de fevereiro. O clube alegou que houve “modificações substanciais em virtude da incorporação de novas provas, perícias e testemunhos na investigação”. Entretanto, a investigação do caso permanece na Justiça argentina.
“É um momento complicado para mim e minha família. Graças a Deus estamos de volta com os companheiros. Estou contente e sou feliz jogando futebol”, disse o jogador em seu retorno.
Com Almada à disposição, o Vélez recebe o Flamengo nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. A partida é válida pela primeira rodada do Grupo G da Libertadores.
LEIA MAIS
Vagner Mancini precisa analisar equipe B após sequência de testes no Corinthians