A tecnologia transforma o mundo, inclusive o mundo esportivo
Diariamente a tecnologia nos esportes muda a maneira como se pratica e assiste esportes. Graças a todas essas alterações o modo como a torcida interage com o time e vice e versa mudaram.
São muitas coisas que a tecnologia modificou nos esportes, confira 5 áreas esportivas impactadas positivamente pela tecnologia.
5 tecnologia nos esportes
1 – VAR (Árbitro Assistente de Vídeo)
O VAR, abreviação para árbitro assistente de vídeo, ficou conhecido e ganhou mais espaço entre os jogos de futebol na Copa do Mundo da Rússia. Apesar de novo no futebol, o VAR já era utilizado em outros esportes, como o vôlei e o futebol americano.
Essa assistência consiste em três árbitros que ficam fora das quatro linhas do campo, que acompanham a partida por meio de diversos monitores de vídeo, e auxiliam o juiz principal analisando as jogadas.
A tecnologia ajuda juízes, proporcionando uma visão melhor das jogadas e, consequentemente, auxiliam a reverter decisões erradas e ser cada vez mais precisos na hora da arbitragem do jogo.
2 – Próteses flexíveis
A tecnologia no esporte também transformou os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul com próteses flexíveis. Durante os jogos diversos atletas amputados praticaram esqui e snowboard graças à evolução das próteses dos esportistas.
As próteses eram feitas de madeira até a década de 1970, atualmente são desenvolvidas em plástico e fibra de carbono. A tecnologia foi capaz até mesmo de desenvolver próteses com articulação, trazendo flexibilidade e permitindo ao competidor fazer diversas manobras radicais.
3 – Bandagem terapêutica
Alguns atletas usam bandagens coloridas no corpo enquanto praticam esportes. Essas bandagens são conhecidas como Kinesio Tape e são funcionais, ajudando a preservar músculos, tendões ou ligamentos, além de estabilizar as articulações do esportista, ajudando na sua recuperação.
4 – Aplicativos para smartphones
A tecnologia nos esportes não poderia deixar os smartphones de fora. Atualmente existem milhares de aplicativos que auxiliam na prática de atividades físicas, como por exemplo, com aulas ou medindo desempenho. Runkeeper, Freeletics, Endomondo, Strava e Wikiloc são alguns exemplos de apps que ajudam na performance durante a prática de exercícios físicos.
5 – SmartWatch
O SmartWatch é usado por atletas e também por amantes do esporte casual. Essa tecnologia consiste em um relógio em um relógio com funções que conseguem medir seus passos, batimentos cardíacos, e até quantidade de calorias gasta durante uma atividade. Existem várias versões dos smartwatches, indo desde amadores até profissionais, que ajudam na otimização, desenvolvimento e performance dos atletas.
Veja também:
Como conseguir patrocínio esportivo? Confira 5 dicas
Inclusão no esporte para deficientes: importância e benefícios