A 26º edição do torneio nacional já está com o calendário formado para a primeira rodada das equipes masculinas e femininas
Interrompida devido a pandemia do novo coronavírus, a Superliga de vôlei está de volta. A temporada 2019/2020 teve uma longa pausa e não chegou a ter a definição dos campeões. A edição 2020/2021 se inicia neste sábado (31), com a estreia das disputas entres 12 times masculinos. Apenas no dia 9 de novembro, será a vez das mulheres darem a largada que também será disputada em 12 equipes.
Devido a pandemia a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), determinou que os jogos poderão ser novamente adiados caso sejam registrados mais de quatro casos de Covid-19 em suas equipes ou de dois levantadores. O time poderá solicitar também o adiantamento da partida. Para o atleta que testar positivo deverá ficar em isolamento e cumprir quarentena de 10 dias.
As equipes se enfrentarão em dois turnos. Os oito primeiros avançam para próxima fase e tanto nas partidas masculinas quanto nas femininas as disputas das quartas de final, semifinais e finais, serão dueladas em séries melhor de três. As finais do torneio feminino estão programadas para os dias 9, 13 e 16 de abril. No masculino, a decisão será em 10, 17 e 21 também no mês de abril.
O torneio da Superliga Masculina contará com Blumenau (SC), Minas Tênis Clube (MG), Vôlei UM Itapetininga (SP), Montes Claros América Vôlei (MG), Caramuru Vôlei (PR), Cruzeiro (MG), Taubaté (SP), Sesi-SP (SP), Uberlândia (MG), Vôlei Guarulhos (SP), Pacaembu Ribeirão (SP) e Vôlei Renata (SP). Os favoritos entrarão com tudo para brigar pelas primeiras posições, enquanto os times do interior tentarão como objetivo inicial a classificação ou permanência para a próxima temporada.
A estreia da competição em 31 de outubro (próximo sábado) às 17h será o duelo entre Itapetininga x Blumenau. No mesmo dia, terá a disputa entre Pacaembu x Minas, às 19h e Sesi-SP x Caramuru a partir das 21:30h.
Os clubes participantes da Superliga Feminina são: Sesi Vôlei Bauru (SP), Brasília Vôlei (DF), Curitiba Vôlei (PR), Fluminense (RJ), Minas, Osasco Audax (SP), Pinheiros (SP), Praia Clube (MG), São José dos Pinhais (PR), Sesc RJ Flamengo (RJ), São Paulo/Barueri (SP) e São Caetano (SP). A abertura será o duelo entre Curitiba x Osasco, às 19h.
Veja também: Time do surfe brasileiro estará em Nazaré em busca da onda histórica
Entenda mais sobre as precauções adotadas pela Confederação Brasileira de Vôlei contra a Covid-19
A CBV ofereceu a possibilidade de todas as equipes realizarem o teste do coronavírus com preço individual de R$75. Os clubes precisarão realizar testes a cada 15 dias durante a competição conforme estabelecido no protocolo. Os resultados deverão ser encaminhados para a CBV em folha timbrada, assinada e carimbada pelos médicos responsáveis por cada equipe.
A princípio, os jogos não terão a presença do público nos ginásios.
Confira os jogos dos mineiros na 1ª rodada da Superliga masculina
31 de outubro, 19h – Pacaembu Ribeirão Preto x Minas Tênis Clube
1 de novembro, 21h30 – Vedacit Guarulhos x Sada Cruzeiro
3 de novembro, 19h – Montes Claros América Vôlei x Vôlei Renata
3 de novembro, 21h30 – Azulim Gabarito Uberlândia x EMS Taubaté Funvic
Confira os jogos dos mineiros na 1ª rodada da Superliga feminina
10 de novembro, 19h – São Caetano x Itambé Minas
10 de novembro, 20h – São José dos Pinhais x Dentil Praia Clube