Eliminatórias da Copa tiram 18 jogadores do Campeonato Brasileiro

Foto: Gustavo Gómez da equipe do Palmeiras é convocado novamente pela seleção do Paraguai. Imagem: Edgard Garrido/Reuters
Foto: Gustavo Gómez da equipe do Palmeiras é convocado novamente pela seleção do Paraguai. Imagem: Edgard Garrido/Reuters

Oito times serão desfalcados com confrontos entre seleções nas duas próximas semanas

Os confrontos da terceira e da quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2022, acontecerão entre esta e a próxima semana e afastarão 18 jogadores de oito equipes diferentes dos jogos do Campeonato Brasileiro e das quartas de final da Copa do Brasil.

O time mais prejudicado pelas intimações das seleções do continente é o Palmeiras, que vai emprestar cinco jogadores para outros quatro países e desfalcar quase todo o seu sistema defensivo titular.

Para a seleção brasileira, foram convocados o goleiro Weverton e o lateral direito Gabriel Menino. O zagueiro Gustavo Gómez vai defender a seleção do Paraguai e o lateral esquerdo Matías Viña entrará em campo pelo Uruguai. Outro atleta da equipe palmeirense é o defensor Leonardo Zabala, geralmente usado pelo time sub-20, que está no elenco da Bolívia.

Os cinco jogadores serão desfalque para Abel Ferreira nas disputas contra o Ceará, nesta quarta-feira (11) pela Copa do Brasil, e Fluminense, sábado (14), pelo Campeonato Brasileiro. Pode ser que estejam a disposição do técnico na disputa de volta contra os nordestinos, na quarta-feira da próxima semana (18).

Veja mais: Covid-19 e lesões: Tite contará apenas com a linha de defesa da seleção brasileira para o jogo de sexta-feira

Atlético-MG e Flamengo, também emprestarão três jogadores cada para as seleções sul-americanas que também possui compromissos pelas duas competições no período. Corinthians, Grêmio, Red Bull Bragantino e São Paulo são os outros clubes da série A que serão afetados pelos jogos das eliminatórias.

Das dez seleções que participam das eliminatórias da América do Sul para o Mundial do Qatar, novo listaram pelo menos um atleta que joga no Brasil para seus compromissos deste mês. A seleção do Peru foi a única exceção à regra.

Brasil e Venezuela são os times que mais vão desfalcar as equipes do país do futebol. Weverton e Gabriel Menino se juntam a lista de Tite com Éverton Ribeiro e Pedro enquanto a seleção venezuelana pega atletas do Atlético-MG (Jefferson Savarino), Bragantino (Jan Carlos Hurtado), Corinthians (Romulo Otero) e Santos (Yeferson Soteldo).

O índice de desfalques causado pelas seleções sul-americanas ainda poderia ser bem maior. Devido a problemas físicos, o zagueiro brasileiro Rodrigo Caio, o meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta (ambos da equipe do Flamengo) e o goleiro paraguaio Gatito Fernández (Botafogo) estão de fora da lista de convocações da qual faziam parte.

Nesta Data Fifa, o time brasileiro contará com dois compromissos para a vaga no Mundial do Qatar 2022. Na próxima sexta-feira (13), a equipe sob comando de Tite enfrenta a Venezuela, no Morumbi, em São Paulo. Na terça-feira (17) o adversário da vez é o Uruguai, em Montevidéu.

O clube pentacampeão mundial de futebol e a Argentina são os únicos que possuem 100% de aproveitamento após o confronto das duas primeiras rodadas das eliminatórias. O Brasil derrotou Bolívia e Peru, enquanto Messi e companhia, bateram o Equador e também os bolivianos.

Data Fifa: jogadores que atuam no Brasil e foram convocados

Brasil: 4 Gabriel Menino (Palmeiras) Éverton Ribeiro (Flamengo) Pedro (Flamengo) Weverton (Palmeiras)

Venezuela: 4 Jan Carlos Hurtado (RB Bragantino) Jefferson Savarino (Atlético-MG) Romulo Otero (Corinthians) Yeferson Soteldo (Santos)

Chile: 2 César Pinares (Grêmio) Mauricio Isla (Flamengo)

Equador: 2 Alan Franco (Atlético-MG) Robert Arboleda (São Paulo)

Paraguai: 2 Gustavo Gómez (Palmeiras) Júnior Alonso (Atlético-MG)

Argentina: 1 Walter Kannemann (Grêmio)

Bolívia: 1 Leonardo Zabala (Palmeiras)

Colômbia: 1 Luis Orejuela (Grêmio)

Uruguai: 1 Matías Viña (Palmeiras)