Pular para o conteúdo

Com show de Georginho, São Paulo atropela Fortaleza no NBB

    Georginho de Paula / São Paulo

    Em partida realizada sob a sombra da pandemia de Covid-19, tricolor paulista mostra mais volume de jogo e vence por 98 a 76

    O São Paulo atropelou o Fortaleza na tarde deste sábado em jogo válido pela 28ª rodada do NBB, no Morumbi. Com o campeonato ameaçado pelo fantasma da Covid-19, o tricolor deixou as preocupações do lado de fora da quadra e só se concentrou em vencer. O resultado foi um placar que não deixou dúvida sobre a superioridade do São Paulo, que impôs mais de 20 pontos de vantagem: 98 a 76. De quebra, Georginho emendou duas enterradas incríveis no último quarto, daquelas de levantar os torcedores, se houvesse torcida presente nas arquibancadas. Veja a primeira e, mais abaixo, a outra:

    Mas não é fácil esquecer a pandemia, mesmo durante o jogo. Antes do início, houve um minuto de silêncio em homenagem à mãe do ala-armador do Fortaleza Guilherme Schneider, mais uma vítima da doença. A partir de segunda-feira, dia 15, São Paulo entra em fase emergencial, com uma série de restrições.

    Entre elas, a bolha paulista não poderá receber partidas do NBB por um período ainda indeterminado, mas que imagina-se que seja em torno de 15 dias. Com isso, a LNB vai ter que definir como reorganizar os jogos nas bolhas de Brasília e Rio de Janeiro. Além disso, a própria equipe do São Paulo vem de um momento difícil, em que chegou a ter seis jogadores afastados por causa da Covid-19: Gerson, Shamell, Jefferson, Georginho, Isaac e Dawkins.

    – Estou muito feliz que a equipe tenha voltado e que está todo mundo bem. A gente está feliz porque, com tudo isso que a gente está passando, ter os jogadores de volta, recuperados, é muito bom – comentou Lucas Mariano depois do jogo. E ele está certo. Como se vê por essa segunda enterrada, Georginho está completamente recuperado.

    O jogo

    No primeiro quarto, a distância foi curta, de apenas seis pontos. O São Paulo terminou o período vencendo por 18 a 12 graças a duas bolas de três pontos que entraram, enquanto a equipe cearense não conseguiu converter nenhuma. De resto, seis cestas de dois para cada lado. Se no ataque as duas equipes erraram muito, por outro lado o tricolor, com 13 rebotes contra sete, já começou a mostrar maior volume de jogo defensivo.

    No segundo quarto, então, o São Paulo acertou seu jogo ofensivo e impôs um massacre de 30 a 17 no período, indo para o intervalo vencendo por 48 a 29. Com 15 pontos, quatro rebotes e uma assistência no no primeiro tempo, Lucas Mariano comandou a equipe e foi responsável por algumas belas jogadas, como essa assistência para Kenny Dawkins.

    O São Paulo cometeu muitos erros durante o terceiro quarto e o Fortaleza conseguiu tirar parte da diferença. A equipe cearense venceu o período, que terminou em 66 a 52, por 23 a 18, dando mostras de que poderia dar trabalho no fim e ameaçar a vitória tricolor. Mas com grande atuação de Georginho, dono das duas enterradas que mostramos acima, o São Paulo retomou o domínio e venceu por 98 a 76. Os destaques foram Lucas Mariano, com 20 pontos e sete rebotes; Georginho, com um duplo-duplo (15 pontos e dez rebotes); e Shamell, com 15 pontos e seis rebotes. Do lado do Fortaleza, Brite marcou 18 pontos e Mathias, 16 pontos e oito rebotes.

    Com o resultado, o Tricolor chega a 45, dois a menos que o Minas, o segundo colocado, e segue em terceiro lugar. Se ficar entre os quatro primeiros, avança diretamente para as quartas de final da competição. Já o Fortaleza está em sexto lugar, com 38 pontos

    LEIA MAIS

    Relembre a seleção brasileira feminina de basquete medalhista olímpica e campeã mundial

    Marcações: