Home Basquete Seleção de basquete é vetada de entrar na Colômbia por conta de...

Seleção de basquete é vetada de entrar na Colômbia por conta de variante do coronavírus

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a seleção brasileira masculina de basquete entraria em quadra em Cáli, na Colômbia, para a disputa dos dois últimos jogos pelas Eliminatórias da FIBA para a AmeriCup 2022. Entraria. No entanto, o governo colombiano vetou a entrada no país de pessoas provenientes do Brasil devido à variante brasileira do coronavírus. A seleção enfrentaria Panamá e Paraguai.

Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) foi comunicada, através da Federação Colombiana, que jogadores e comissão técnica do Brasil estão proibidos de entrar na Colômbia. A proibição foi do Ministério da Saúde do país, que levou em consideração o estado da pandemia de Covid-19 e a variante brasileira do vírus, que vem preocupando pesquisadores. A Federação Internacional de Basquete (FIBA) tentou a liberação junto à Federação Colombiana, em caráter de exceção, mas não teve sucesso.

A seleção brasileira já está classificada para a Americup 2022 e usaria as duas últimas partidas para testar e dar rodagem a jovens talentos. A equipe lidera o Grupo B com quatro vitórias e nenhuma derrota. O técnico Aleksandar Petrovic já havia chegado em Cáli quando a CBB foi informada do veto à entrada dos brasileiros. O croata voou de Zagreb, capital da Croácia, para a Colômbia, por isso não teve problemas para ingressar no país.

Em um comunicado oficial, o diretor do Departamento de Epidemiologia da Colômbia, Sr. Julián Niño, explicou a decisão:

“Em 2021, expedimos a resolução 080, de medidas preventivas e de controle sanitário de passageiros provenientes do Brasil por conta do novo coronavírus. Considerando a situação da pandemia atual e a emergência de uma variante no Brasil com um comportamento clínico e epidemiológico diferente, e para salvaguardar o direito à saúde, não poderão ingressar no país.

A Federação Colombiana de Basquete, por meio de carta ao Ministério da Saúde, no dia 14 de fevereiro, domingo, explicou todas as condições da bolha da AmeriCup em Cáli, com a obrigatoriedade de cumprir os protocolos de saúde que a FIBA exige com dois exames PCR negativos para cada integrante das delegações que irão jogar antes da chegada a Cáli, ainda mais rígido que o utilizado na Argentina em novembro de 2020, quando o Brasil também jogou pelas Eliminatórias da Americup 2022, o que não foi suficiente.”

Alex Garcia comemora seleção para ser um dos capitães do Jogo das Estrelas do NBB

O ala Alex Garcia, do Bauru Basket, foi selecionado para ser um dos capitães do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB). O evento está marcado para o próximo fim de semana (dias 19 e 20 de março), e será disputado em um formato diferente.

Para o jogador de 40 anos, poder voltar a disputar o evento festivo – que em 2020 deixou de ser realizado em virtude do início da pandemia de coronavírus – é motivo de comemoração.

– Muito feliz por estar participando mais uma vez do Jogo das Estrelas, muito gostoso esse momento festivo do nosso basquete, ainda mais depois de um período difícil com a pandemia, já que o evento neste ano terá uma causa nobre e justa, com a merecida ajuda a quem foi afetado pela Covid-19 – comenta.

Neste ano, o Jogo das Estrelas do NBB contará com uma disputa entre quatro equipes, cada uma capitaneada por um jogador. Além de Alex, os alas Marquinhos, do Flamengo, Shamell e o armador Georginho, ambos do São Paulo, serão os líderes de outros três times.

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Suns vencem e adiam classificação dos Blazers aos playoffs

Devin Booker acerta dois lances livres no final e da vitória aos locais sobre o Portland por 118 a 117 Com um final de arrepiar,...

Jardine convoca Claudinho, Pedro e Gerson para a seleção olímpica

Atletas do Flamengo e atleta do Bragantino são novidades na lista de convocados para a próxima Data Fifa O treinador André Jardine anunciou nesta sexta-feira...

Corinthians fracassa ao apostar no Paulistão como único caminho viável

Timão usa equipe B contra Peñarol e cai na Sul-Americana Muita gente lamentou quando o Corinthians ficou fora da zona de classificação da Libertadores via Brasileirão-2020. Mas...

NBA: volta de Harden e estreia de Didi agitam a rodada

Noite de quarta-feira também tem homenagem a Varejão e suor dos Lakers sem LeBron e Davis Depois de mais um mês fora das quadras, James...