Home Futebol São Paulo vive 'rodada dos sonhos' e fica com melhor aproveitamento do...

São Paulo vive ‘rodada dos sonhos’ e fica com melhor aproveitamento do Brasileirão

Com derrota do Atlético-MG, Tricolor tem melhor aproveitamento do primeiro turno

A derrota do Atlético-MG para o Palmeiras por 3 a 0, nesta segunda-feira, deixa o São Paulo com o melhor aproveitamento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor paulista tem três jogos a menos na competição (duelos contra Goiás, Botafogo e Ceará, ainda sem datas marcadas), mas foi aos 30 pontos com a vitória do último domingo, sobre o Flamengo, por 4 a 1, e soma um aproveitamento de 62,5%.

Líder e vice-líder do Brasileirão, Internacional e Flamengo têm aproveitamentos de 61,4%. Ambos, porém, disputaram os 19 jogos do turno. Eles somam 35 pontos cada.

Veja os cinco melhores aproveitamentos do Campeonato Brasileiro:

São Paulo – 62,5% (16 jogos) – 5º colocado na atual tabela
Internacional – 61,4% (19 jogos) – 1º colocado na atual tabela
Flamengo – 61,4% (19 jogos) – 2º colocado na atual tabela
Atlético-MG – 59,3% (18 jogos) – 3º colocado na atual tabela
Fluminense – 56,1% (19 jogos) – 4º colocado na atual tabela

Como está com 30 pontos, o São Paulo ainda pode ser o campeão do turno caso vença pelo menos dois de seus três jogos atrasados. Isso o faria ultrapassar Internacional e Flamengo.
As partidas, porém, ainda não têm datas para serem realizadas.

Atualmente, o tricolor tem a 4º melhor campanha em casa, com 18 pontos em 8 jogos, e a 5º campanha como visitante, 12 pontos com os mesmos 8 jogos. Lembrando que o São Paulo ainda tem 2 jogos como visitante e um como mandante para cumprir.

A queda de aproveitamento dos clubes

Os cinco times da parte de cima da tabela conseguiram 60% dos pontos disputados. No ano passado, na metade do campeonato, os cinco primeiros tinham 64% dos pontos possíveis.

Para fazer a comparação, foi preciso fazer a conta por aproveitamento já que há jogos atrasados de Atlético-MG e São Paulo. Não é possível, por exemplo, saber quem é o campeão do turno por esse motivo. A CBF posterga a remarcação das partidas da equipe são-paulina que poderia saltar para a liderança.

Mas o principal fator para a queda dos ponteiros foi rendimento do Flamengo abaixo do ano passado. Ao final do turno, líder, o time rubro-negro tinha 42 pontos contra 35 da atual edição, na qual ocupa a 2a posição. A então equipe de Jorge Jesus acumulou 73,7% dos pontos.

O final de turno, portanto, mostra teoricamente que a distância entre os times da frente e outros diminuiu. Óbvio que o fato de não haver uma equipe tão dominante como o Flamengo de Jesus tem peso, mas isso parece se estender a outros clubes da ponta.

Ainda não dá para cravar explicações para essa tendência. Mas podemos observar que times como Inter, Galo e São Paulo, apesar das oscilações, têm apresentado futebol de bom nível em certos jogos.

Quando o São Paulo vai jogar as partidas atrasadas do Brasileirão 2020?

O São Paulo ainda não conheceu as novas datas para os jogos contra Goiás (1ª), Ceará (16ª) e Botafogo (19ª rodada). A CBF deve fazer a definição de acordo com a classificação ou não do time paulista às próximas fases da Copa Sul-Americana, já que uma possível eliminação para o Lanús abriria espaços no calendário para a remarcação de tais partidas.

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Conheça a origem do futsal

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade de esporte que se adaptou do futebol de campo para as quadras. O...

O que é atletismo e suas modalidades?

O que é atletismo? Em tempos de Olimpíadas, o atletismo entra em pauta de jornais, programas de TV e no entretenimento da população. Mas, afinal,...

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...