Talento individual decide clássico
Atual vice-campeão, o Santos deu um passo importante rumo à classificação para a próxima edição da Libertadores. Na noite desta quarta-feira (17), o Peixe bateu o Corinthians, na Vila Belmiro, por 1 a 0, e reconquistou a 8ª posição no Brasileirão. Derrotado no clássico paulista, o Timão estacionou no meio da tabela e vê a vaga ao torneio continental cada vez mais difícil.
O primeiro tempo do jogo não foi dos melhores. Logo aos 11 minutos de partida, uma queda na transmissão de energia frustrou os planos dos santistas e corintianos e o jogo ficou paralisado por 12 minutos. Na etapa final, o confronto foi mais empolgante, sobretudo pela atuação individual do venezuelano Soteldo —responsável direto pela vitória do Peixe, em partida atrasada, válida pela 33ª rodada da competição.
Com a vitória, o Santos alcançou os 53 pontos na tabela de classificação e se consolidou no G8, uma posição que hoje lhe garantiria vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Já o Corinthians se mantém com 49 pontos, restando apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, em uma missão complicada para ultrapassar o algoz.
Soteldo desequilibra na Vila
Poupado devido dores musculares na coxa, Soteldo começou no banco. Mas, com o desempenho muito abaixo do time, foi acionado já no intervalo, na vaga do volante Ivonei. Entrou e mudou o jogo quase que de imediato. Nove minutos foram suficientes para o venezuelano encontrar espaço, arriscar o chute e no rebote, ver o Santos encontrar o gol. Marcos Leonardo foi quem se consagrou. Soteldo foi sacado da equipe devido ao desgaste, apenas 17 minutos depois. Caiu e pediu para ser substituído, e por precaução, foi atendido.
Ataque do Corinthians decepciona
Firme como centroavante corintiano, Léo Natel praticamente não produziu enquanto esteve em campo. Mesmo quando seu time esteve melhor nos primeiros minutos do clássico, antes do apagão, o atacante pouco apareceu. Ao longo da partida, matou o ataque e não deu opções. Sem participação efetiva no jogo, Léo foi substituído por Jô no começo da segunda etapa, mas o substituto também não correspondeu.
Apagão na Vila Belmiro
O clássico paulista precisou ser interrompido logo aos 11 minutos do primeiro tempo por falta de energia elétrica. As chuvas na cidade de Santos atingiram o sistema de transmissão na Vila Belmiro e as luzes ficaram apagadas por 12 minutos até que a energia fosse restabelecida.
Primeiro tempo sonolento
A queda de energia no começo da primeira etapa causou impacto negativo no jogo. Nem Santos nem Corinthians conseguiram desenvolver um bom futebol e a partida ficou presa no meio de campo, sem qualquer jogada de perigo para ambos os lados. Ao fim dos primeiros 45 minutos, apenas dois chutes ao gol e pouquíssima emoção.
Jogada de Soteldo e Santos na frente
O venezuelano estava aceso no jogo. Recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, puxou para dentro e bateu colocado. Cássio se esticou todo para fazer a defesa, espalmou a bola para a lateral da área. A defesa do Corinthians não acompanhou a jogada e deixou o atacante Marinho pegar o rebote completamente livre. O ponta do Peixe simulou a finalização e rolou para Marcos Leonardo, dentro da área marcar o gol.
Corinthians tenta reação, mas não consegue
Em desvantagem no marcador, o Timão tentou se lançar ao ataque e buscar o resultado na Vila Belmiro. O treinador Vagner Mancini mandou a campo Gabriel Pereira, Mateus Vital e Jô no sistema ofensivo. Mesmo com as alterações, o Corinthians não conseguiu oferecer perigo e foi derrotado para o Santos fora de casa.
Próximos jogos
O Santos volta a campo no próximo domingo (21), às 18h15 (de Brasília), para enfrentar o Fluminense. O jogo será disputado na Vila Belmiro. Já o Corinthians recebe o Vasco, na Neo Química Arena, no mesmo dia, às 18h (de Brasília).
LEIA MAIS
Cuca não garante permanência no Santos e lamenta vice: “Coração muito dolorido”