Home Futebol Santos vence o Grêmio por 4 a 1 e volta às semis...

Santos vence o Grêmio por 4 a 1 e volta às semis da Libertadores após oito anos

Kaio Jorge foi o destaque do Peixe, com dois gols; um deles com 11 segundos de partida

O Santos se classificou à semifinal da Copa Libertadores após vencer na noite de ontem (16), o Grêmio, na Vila Belmiro. Com nova atuação elétrica e um gol a 11 segundos, o clube comandado por Cuca marcou 4 a 1 na equipe de Renato Gaúcho. O placar poderia ter sido ainda maior, mas acabou sendo mais que o suficiente para cristalizar a superioridade: Kaio Jorge duas vezes, Marinho e Laércio fizeram os gols do Santos e Thaciano descontou.

O time alvinegro volta a semifinal da Libertadores depois de oito anos. A mais recente passagem pela etapa foi em 2012, quando perdeu a vaga na final para o Corinthians.

O Grêmio, por outro lado, se despede mais cedo que nas temporadas recentes. Em 2017, 2018 e 2019 a equipe de Renato chegou até a semifinal. No ano passado foi eliminado para o Flamengo com roteiro bem parecido com o atual: empate em casa no final e derrota forte fora de casa.

O rival do Santos sai do duelo entre Racing-ARG e Boca Juniors, que disputam a segunda partida das quartas de final em 23 de dezembro, na Bombonera.

Destaque positivo do jogo: Kaio Jorge

Atacante voltou da seleção sub-20 e esbanjou técnica e oportunismo. Abriu o placar e ampliou a vantagem na segunda etapa mostrando repertório de finalizações. O gol aos 11 segundos se torna histórico, aliás, o quinto mais rápido da história da Libertadores.

Destaque negativo do jogo: David Braz

Zagueiro falhou na primeira jogada e foi ultrapassado por Kaio Jorge. O erro não foi isolado. Ao longo do confronto o camisa 13 perdeu disputas aéreas e também divididas. Foi sacado no fim, mas pouco antes cobrou falta e criou uma das melhores chances do Grêmio – John salvou.

Jean Pyerre do céu ao inferno

Pronto para voltar e decidir, Jean Pyerre sumiu na partida depois de errar passe para trás. Tratado como principal jogador no período de 18 jogos sem derrota, o meia-atacante não foi nem sombra do fator decisivo de outros confrontos.

Santos elétrico engole o Grêmio

Sim, Jean Pyerre e David Braz falharam. Mas a postura do Santos fez com que marcassem um gol com 11 segundos. Foi graças a atitude de um time elétrico que a vantagem ficou ainda maior no primeiro ataque. À beira do campo, Cuca berrava “não parem! Não parem! ” e a equipe obedeceu. Antes dos três minutos, o Grêmio esteve de novo acuado e escapou de levar mais dois gols. Apenas aos 15 do primeiro tempo Marinho fez 2 a 0 e materializou a superioridade tática e anímica.

Grêmio se abate e não reage

Se Jean Pyerre era a grande aposta para a classificação, calhou de ser ele o início do fim. O erro de passe do meia-atacante foi um duro golpe anímico na equipe. Mesmo habituado a decisões, o Grêmio não conseguiu reagir. Errou de novo, de novo e de novo. No ataque, viveu pequenos lampejos e chegou a acertar o travessão com o próprio camisa 21. Foi muito pouco.

Thaciano desconta no fim

No abafa, o Grêmio conseguiu criar volume perto da área do Santos. E o cruzamento de Ferreira terminou em gol de Thaciano. Por alguns segundos, a esperança voltou. Por pouco tempo.

Laércio mata o confronto de vez, dois minutos depois. O zagueiro apareceu na área do Grêmio e fez o quarto para o Santos. A partida foi liquidada de vez.

LEIA MAIS

Libertadores: quartas de final tem duelo recheado de jovens da base

- Advertisment -

Popular

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...

Ministro diz que Copa América no Brasil ainda não está confirmada

Decisão deve ser anunciada nesta terça-feira O Ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou na tarde de ontem (31) em declaração no Palácio do...

Chapecoense acerta com Jair Ventura para sequência da temporada

Treinador é aguardado na terça-feira em Chapecó para assinar contrato e ser apresentado A Chapecoense está perto de anunciar a contratação de Jair Ventura como treinador para...