Zagueiro assina com clube português nesta segunda, mas só deixa o Peixe depois da Libertadores
O Santos acertou nesta segunda-feira a venda do zagueiro Lucas Veríssimo para o Benfica, de Portugal. O presidente Andres Rueda e o jogador já assinaram o contrato de transferência. Agora, falta apenas a assinatura dos portugueses, que é aguardada ainda nesta segunda.
Os portugueses vão pagar 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 41 milhões) em três parcelas para o Santos. Lucas Veríssimo, apesar de já ter assinado com o Benfica, só irá se transferir depois de disputar a Libertadores pelo Peixe.
Com a negociação confirmada, Lucas Veríssimo viaja com a delegação para Buenos Aires, onde o Santos enfrenta o Boca Juniors nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), pela partida de ida da semifinal da Libertadores.
As negociações entre Santos e Benfica se arrastam há meses e tiveram a participação decisiva do presidente Andres Rueda e dos empresários Paulo Pitombeira e Marcelo Pettinati nas últimas semanas. Os portugueses haviam oferecido o mesmo valor, mas em cinco anos e com a ida imediata, à época ainda no início do mata-mata da Libertadores.
O Santos, por causa da proximidade com as eleições presidenciais, precisava da aprovação do Conselho Deliberativo para acertar a venda. Os conselheiros não aprovaram a negociação para o Benfica.
No período de negociações, Lucas Veríssimo pediu para o Santos para não entrar em campo contra o Grêmio, na partida de ida das quartas de final da Libertadores. O técnico Cuca e a promessa da diretoria de que o assunto voltaria a ser discutido depois convenceram o zagueiro a jogar.
Agora, com a venda para o Benfica acertada, Lucas Veríssimo já sabe que irá para a Europa depois da Libertadores.
Santos atende a pedidos de Cuca
O Santos está punido pela Fifa e não pode contratar jogadores. Como contrapartida, o técnico Cuca não queria perder ninguém do seu elenco para a reta final da Libertadores. E a nova diretoria do Peixe conseguiu atender ao pedido do treinador.
O presidente Andres Rueda e os membros de seu Comitê de Gestão impediram as iminentes saídas dos zagueiros Luan Peres e Lucas Veríssimo e mantiveram todos os jogadores que já estavam no elenco para as duas partidas contra o Boca Juniors, pela semifinal da Libertadores, e também para uma eventual decisão.
Luan Peres estava emprestado pelo Club Brugge, da Bélgica, só até o dia 31 de dezembro e sequer enfrentaria o Boca Juniors nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), pela partida de ida da semifinal, na Bombonera.
Sem dinheiro para comprar o jogador agora, o Santos negociou um novo empréstimo, que não era cogitado pelo Club Brugge anteriormente, até o dia 23 de janeiro, e se comprometeu a comprar Luan Peres se for à final da Libertadores, com o valor da premiação.
No caso de Lucas Veríssimo, o Santos acertou a venda do defensor ao Benfica, de Portugal, por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 41 milhões). O zagueiro, porém, só vai para o clube português depois do fim da Libertadores.
Na mira do Benfica, Lucas Veríssimo havia pedido para não entrar em campo já contra o Grêmio, na partida de ida das quartas de final da Libertadores, mas foi convencido pelo técnico Cuca a jogar.
Agora, porém, se não fosse negociado, Lucas Veríssimo não pretendia mais entrar em campo pelo Santos, como já não vinha fazendo.
Com sua zaga titular, portanto, Cuca deve escalar o Santos para o jogo contra o Boca Juniors com: John, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Sandry (Jobson), Alison e Diego Pituca; Marinho, Kaio Jorge e Soteldo.
LEIA MAIS