Rumores sobre Pepê geram polêmicas entre Grêmio e empresário

Pepê e Renato em vitória do Grêmio
Pepê e Renato em vitória do Grêmio — Foto: Eduardo Moura/ge

Renato Portaluppi e Paulo Luz reforçam necessidade de ter jogador para reta final da temporada

A vitória de 2 a 1 sobre o Bahia nesta última quarta-feira (6) que colocou o Grêmio no G-4 do Campeonato Brasileiro, ficou em segundo plano após as entrevistas coletivas na Arena. As especulações sobre uma possível saída do atacante Pepê para a Europa contrastam com a ausência de uma proposta oficial, garante o clube. E geram um incômodo com o empresário do jogador, Adriano Spadotto.

O treinador Renato Portaluppi, especialmente, citou o agente após a vitória na noite de ontem (6) ao ser questionado sobre o assédio ao jogador, alvo do Porto outra vez na atual janela de transferências. Pediu mais calma na condução do caso e defendeu a permanência de Pepê até o fim da atual temporada.

Isso significa o término do Campeonato Brasileiro e as finais da Copa do Brasil, que estão marcadas inicialmente para os dias 3 e 10 de fevereiro. A janela em Portugal fecha no dia 5.

“É lógico que a gente conta com o Pepê. Ele tem contrato com o Grêmio. O próprio empresário do jogador, numa hora dessas, deveria pensar com um pouco mais de inteligência. Sendo campeão, é valorizado. As pessoas acham que os negócios têm que sair da noite para o dia. Esses empresários têm se aproveitado muito dos clubes ultimamente”, criticou Renato.

“Muita calma nessas horas. Ah, porque fulano ligou para ele, esse está interessado. O apressado come cru. Daqui a pouco os empresários ficam botando minhoca, essa é a verdade. Aí o jogador não está aqui e é desvalorizado lá fora”, completou o treinador.

Os constantes rumores de clubes europeus em busca de Pepê se assemelham ao período de venda de Everton Cebolinha ao Benfica. As conversas entre o treinador e o atacante também aumentaram justamente para evitar que isso mexa com a cabeça do jovem, que vai completar 24 anos em fevereiro.

O empresário Adriano Spadotto esteve em Porto Alegre antes das partidas das semifinais da Copa do Brasil, com o São Paulo, e por óbvio encontrou Pepê. Nos últimos dias, também foi ponte para que o ex-meia Deco, campeão pelo Porto, passasse referências ao atacante sobre o clube e a cidade.

Os dirigentes dizem não ter nenhuma reunião marcada com Adriano nem com qualquer time da Europa. Mesmo assim, citam uma espécie de pressão para que o negócio seja celebrado. E que as possibilidades são mais tratadas publicamente que com a diretoria.

“Temos que ter muita tranquilidade neste momento, muita serenidade. Primeiro, esses atletas têm contrato em vigor com o Grêmio por um prazo longevo. Segundo, o que está havendo no momento é muita conversa. Até diria assim: muita conversa fiada. Porque não há nada de proposta formal, oficial”, analisou o vice de futebol Paulo Luz.

O presidente Romildo Bolzan Júnior, em entrevista à RBS TV, reconheceu que houve conversa para que uma possível proposta seja analisada nesta janela. Em outubro, o Porto ouviu um “não” do Grêmio.

A equipe se reapresenta nesta quinta-feira (7) no CT Luiz Carvalho e se prepara para a partida de sábado (9), às 21h (de Brasília), contra o Fortaleza, no Castelão. Na tabela do Brasileirão, o Grêmio chega aos 48 pontos, na 4ª colocação e passa o Inter, que joga nesta quinta.

LEIA MAIS

Tiago Volpi é o porto seguro do São Paulo na semifinal contra o Grêmio