Pular para o conteúdo

Resumo do Campeonato Cearense 2022

Campeonato Cearense 2022

Confira tudo sobre o Campeonato Cearense

O Campeonato Cearense 2022 foi a 108ª edição de um dos estaduais mais tradicionais do Brasil. Saiba detalhes de como foi a competição e quais os clubes mais dominantes da região que tem dois times na elite do futebol nacional.

Oficialmente chamado de Cearense 1XBET 2022, devido ao patrocinador, o Estadual do Ceará é organizado pela Federação Cearense de Futebol e foi disputado por 10 equipes entre 8 de janeiro e 24 de abril.

Os participantes

O Campeonato Cearense 2022 contou com os retornos de Maracanã e Iguatu, que haviam participado pela última vez em 2013 e 2019, respectivamente. Os dois representam cidades de mesmo nome, com o detalhe do Maracanã ser de Maracanaú.

Além desses, outros quatro clubes não são da capital. Pacajus, Crato e Caucaia, que também carregam o nome da sede, e o Icasa, que é de Juazeiro.

Já da Capital teve Atlético Cearense, Ceará, Ferroviário e Fortaleza.

Regulamento

O Campeonato Cearense 2022 de futebol foi disputado em quatro fases. Na primeira oito clubes se enfrentaram no formato de ida e volta. Participaram aqui as equipes de Atlético Cearense, Caucaia, Crato, Ferroviário, Icasa, Iguatu, Maracanã e Pacajus. Após as 14 rodadas, os dois últimos colocados eram rebaixados para a disputa da Série B 2023 do Estadual.

Já as equipes que ficaram nas duas primeiras colocações avançaram direto para as semifinais, enquanto os times que terminaram em 3º e 4º iam para a disputa das quartas de finais.

Nas quartas entravam Ceará e Fortaleza, que disputam a Copa do Nordeste. Depois disso seguia o formato de mata-mata normal. O ganhador da final garante o título estadual. Caso este campeão não seja uma equipe de Fortaleza, o time de melhor campanha recebe a Taça Padre Cícero, referente ao título do Interior.

O Estadual também é importante para a definição das vagas nas competições regionais e nacionais, como confere na sequência:

Copa do Brasil 2023: Campeão estadual e melhor campanha da Primeira fase

Série D 2023: Três melhores equipes da Classificação Geral, excluindo Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Atlético Cearense

Copa do Nordeste 2023: Campeão vai para a fase de grupos, enquanto outras duas melhores da classificação geral vão para a Pré-Copa do Nordeste.

A Competição 2022

Como Fortaleza e Ceará não participaram da 1ª fase, pois estavam jogando a Copa do Nordeste, tivemos 14 rodadas para que novas forças conseguissem demonstrar que poderiam bater de frente com os favoritos.

Primeira fase

Já na primeira fase, o Caucaia mostrou que montou um time extremamente forte para a disputa do estadual. O clube terminou disparado na 1ª colocação, com 30 pontos conquistados. Foram oito vitórias e seis empates em 14 jogos. O time ainda teve a melhor defesa, com apenas oito gols sofridos.

Na 2ª posição apareceu o Ferroviário, com 26 pontos. O clube também passou por esta fase invicto, com seis triunfos e oito empates. A equipe teve o melhor ataque da fase, com 24 bolas nas redes.

Com desempenhos tão superiores aos rivais, Caucaia e Ferroviário conseguiram com tranquilidade a classificação direta para as semifinais.

A briga pelas duas vagas nas quartas de final, por sua vez, foi mais disputada e somente definida nas duas últimas rodadas. Com Pacajus e Iguatu levando a melhor sobre Maracanã e avançando para as quartas de final.

Quartas de final

A disputa das quartas de final foi interessante porque contava com as entradas de Fortaleza e Ceará. Afinal, os dois times se revezam no alto do pódio do Campeonato Cearense desde 1995. Além disso fizeram boas campanhas no Campeonato Brasileiro 2021 e também nas disputas continentais deste ano.

E o Fortaleza correspondeu essa expectativa. O clube não tomou conhecimento do Pacajus e avançou com duas vitórias, por 1 a 0 e 5 a 0.

Já o Ceará foi surpreendido pelo Iguatu. O vovô até ganhou na ida por 2 a 1, mas foi derrotado na volta por 1 a 0 e se despediu do estadual com apenas dois jogos.

Confrontos de semifinal

Na semifinal do Campeonato Cearense 2022 novamente o Fortaleza demonstrou a superioridade ao avançar diante do Ferroviário também com duas vitórias, desta vez por 1 a 0 e 2 a 1.

Do outro lado, o Caucaia manteve a invencibilidade na temporada ao derrotar o Iguatu por 2 a 0 e depois segurar o empate em 1 a 1.

Como foi a decisão

Na grande final do estadual, o Caucaia até conseguiu resistir no primeiro jogo e segurar um 0 a 0. No entanto, no segundo jogo no Castelão, o Fortaleza atropelou com uma goleada de 4 a 0, com gols de Sivio Romero, Ronald e Yago Pikachu, duas vezes.

Rebaixados do Cearense 2022

O destaque negativo da primeira fase foi o Crato, que terminou na última colocação, com somente cinco pontos conquistados, tendo a defesa mais vazada, com 39 gols sofridos e o pior ataque, com apenas cinco bolas nas redes. O clube chegou a sofrer goleadas vexatórias, como o 9 a 2 do Atlético Cearense, o 7 a 0 do Iguatu e o 5 a 0 do Pacajus.

Quem também caiu ao lado do Cato foi o Icasa. O clube até fez campanha digna de permanecer na elite cearense, porém, na última rodada escalou Leandro Mendes, que estava suspenso. Com isso, o time foi penalizado em quatro pontos, ficando atrás do Atlético Cearense, na penúltima posição.

Artilharia do Campeonato Cearense 2022

O grande goleador do Campeonato Cearense 2022 foi Édson Carius, do Ferroviário. O jogador balançou as redes 9 vezes ao longo da competição. Ele superou Ari (Atlético Cearense) e Romário (Iguatu), que balançaram as redes em sete oportunidades.

Como Fortaleza e Ceará só entraram nas quartas de final e, portanto, fizeram menos jogos, não tiveram atacantes entre os principais goleadores.

Maiores vencedores

Com a conquista do Fortaleza neste ano, o clube chegou ao 45º título e agora divide com o Ceará o posto de maior vencedor do Campeonato Cearense. O vovô aparecia sozinho no topo da lista de campeões desde 2011.

Classificados para competições 2023

Copa do Brasil 2023: Fortaleza e Caucaia

Série D 2023: Caucaia, Iguatu e Pacajus

Copa do Nordeste: Fortaleza (Grupos), Ferroviário e Caucaia (Pré)

 

 

Marcações: