Confira o histórico de títulos da copa do brasil neste artigo. Um dos torneios mais importantes do país é alvo de intensa disputa entre gigantes, que brigam pelo topo de maiores vencedores.
A Copa do Brasil
A Copa do Brasil surgiu em 1989, como a segunda competição mais importante do calendário nacional, sendo responsável pela segunda vaga na Copa Libertadores.
O torneio sempre foi disputado em formato de mata-mata e passou por muitas transformações ao longo do período.
Inicialmente, apenas os campeões estaduais participavam da competição, com a adição de poucos outros devido ao ranking da CBF. Na sequência a Copa do Brasil foi inchando e tendo um número cada vez mais elevado de participantes.
No entanto, entre 2001 e 2012, quem jogava a Copa Libertadores não participava do torneio nacional. Já a partir de 2013, estes clubes da competição continental passaram a entrar em fases mais adiantadas.
Isso tudo influencia na lista de títulos da Copa do Brasil.
Os clubes com mais títulos da Copa do Brasil
A lista dos maiores campeões da Copa do Brasil é liderada por gigantes do futebol nacional. Saiba como cada clube chegou a estes números.
Cruzeiro
O maior campeão da Copa do Brasil é o Cruzeiro. O clube venceu em quase todas as épocas da competição.
A equipe que mais sofreu com a Raposa foi o Flamengo. Isso porque os mineiros ganharam dos cariocas nas finais de 2003 e 2017.
Só que a história do Cruzeiro na competição começou muito antes disso. Em 1993, a Raposa levantou a taça pela primeira vez ao superar o Grêmio.
Depois disso, os mineiros bateram três paulistas. Três anos depois, o bi aconteceu para cima do Palmeiras. Em 2000, o título veio no finalzinho contra o São Paulo. Já em 2018, o Cruzeiro superou o Corinthians.
Grêmio
Por muito tempo, a Copa do Brasil foi sinônimo de Grêmio. Isso porque das nove primeiras edições, o Tricolor chegou na final de seis.
Foi inclusive o clube gaúcho o primeiro a conquistar o torneio, ainda em 1989. A conquista ocorreu em cima do Sport. Cinco anos depois, um novo triunfo sobre um representante nordestino, desta vez o Ceará.
Já em 1997, o Grêmio venceu uma decisão emocionante contra o Flamengo, buscando o empate nos minutos finais em pleno Maracanã. O clube ainda venceria em 2001 contra o Corinthians e em 2016 diante do Atlético-MG.
Flamengo
Outro que venceu em quase todas as fases da Copa do Brasil é o Flamengo. O Rubro-negro foi o segundo a ganhar o torneio, ao bater o Goiás, em 1990.
Depois foi a vez de superar o rival Vasco em 2006. Na primeira vez que ocorreu uma decisão entre representantes do mesmo Estado.
Em 2013, o clube que era pouco cotado para ganhar acabou surpreendendo ao despachar favoritos e superar o Athletico-PR na final. Já a conquista mais recente ocorreu em 2022, ao superar o Corinthians nos pênaltis.
Palmeiras
Com também quatro conquistas aparece o Palmeiras. O clube venceu pela primeira vez em 1998 ao superar o Cruzeiro. Depois disso, teve que esperar 14 anos por novos títulos da Copa do Brasil.
Em 2012, o Alviverde superou o Coritiba em um ano que ficaria marcado pelo rebaixamento no Brasileirão. Já recuperado, o Palmeiras voltaria a vencer em 2015, na final contra o Santos.
A mais recente aconteceu em 2020, quando o Alviverde passou com facilidade pelo Grêmio na decisão.
Corinthians
Entre os clubes com mais títulos da Copa do Brasil, o que vive o maior jejum é o Corinthians. O Alvinegro não conquista a competição desde 2009. Depois disso ainda apareceu em duas decisões, mas acabou perdendo em 2018 e 2022.
Já a história de títulos começou muito antes. Ainda em 1995, quando a Copa do Brasil ainda era uma novidade, o Corinthians superou um forte Grêmio em dois jogos.
Sete anos depois, os paulistas seguraram a grande surpresa da competição, o Brasiliense, para alcançar o bi. O terceiro foi em 2009, quando liderado por Ronaldo, o Timão passou por cima do Internacional.
Atlético-MG
As conquistas do Atlético-MG são mais recentes. Depois de bater na trave nas edições de 2000 e 2002, quando caiu na semifinal, o clube mineiro só foi chegar em uma decisão em 2014.
Na ocasião, o time vinha embalado pela conquista da Copa Libertadores no ano anterior e pelo histórico de virada. Na final enfrentou o grande rival Cruzeiro e venceu as duas partidas.
Um novo título veio em 2021, desta vez com grande superioridade diante do Athletico-PR.
Demais clubes
Outros dez clubes também já venceram a Copa do Brasil, mas apenas uma vez. A lista tem gigantes como Fluminense, Vasco da Gama, Atlético-MG e Internacional.
Já as grandes surpresas foram Santo André e Paulista. O primeiro surpreendeu o Flamengo em pleno Maracanã, em 2004. No ano seguinte a equipe de Jundiaí conquistou a Copa do Brasil em cima do Fluminense.
Além desses, Athletico-PR, Sport, Criciúma e Juventude também venceram o torneio.
Clubes sem títulos da Copa do Brasil
Muitos times de destaque nunca conquistaram a Copa do Brasil. Só que dos conhecidos como parte dos “12 grandes”, somente Botafogo e São Paulo não venceram.
Os cariocas chegaram perto em 1999, quando perderam para o Juventude em Caxias do Sul e não conseguiram dar o troco no Maracanã.
O São Paulo, por sua vez, ficou no quase em 2000, quando viu o título escapar em uma cobrança de falta no Mineirão.
Além desses, Coritiba, Goiás, Ceará, Brasiliense, Vitória e Figueirense também foram vice em pelo menos uma edição da Copa do Brasil. O Coxa saiu derrotado em duas ocasiões, em 2011 e 2012.
Estados mais vencedores
Puxado por Palmeiras e Corinthians, o Estado de São Paulo é o que tem mais títulos da Copa do Brasil, com 10. As conquistas de Santos, Santo André e Paulista contribuem também para esta liderança.
Na sequência tem Minas Gerais, com oito, Rio Grande do Sul, que tem sete, e o Rio de Janeiro, que venceu seis vezes. Paraná, Pernambuco e Santa Catarina também ganharam, uma vez cada.