Home Futebol Ramírez é reintegrado após acusação de racismo contra Gerson do Flamengo

Ramírez é reintegrado após acusação de racismo contra Gerson do Flamengo

Meia comanda ataque do Bahia

Índio Ramirez encerrou a semana comemorando não só o seu retornou a equipe do Bahia como também mais um gol com a camisa do tricolor. O jogador colombiano foi acusado de cometer racismo na partida da semana passada, na derrota por 4 x 3 diante do Flamengo, e foi afastado das atividades do clube. Após perícia interna, ele pôde retornar aos treinos na sexta-feira (25) e dois dias depois (27), marcou o único gol do Tricolor de Aço na da derrota em casa diante do Internacional por 2 x 1.

A acusação foi definida pelo próprio mandatário do Bahia, Guilherme Bellintani, como “meu pior dia como presidente”. O meia Gerson, jogador do Flamengo, afirma ter ouvido um “cala a boca, negro” do atleta colombiano e se revoltou com a situação. Mano Menezes, que tratou a situação como “malandragem” do rubro-negro, foi demitido após a derrota. Na ocasião, Mano era técnico do Bahia. A queda, porém, foi por conta dos maus resultados e não teve relação com os acontecimentos da partida.

Quanto a Ramírez, o Bahia, que é um clube bem engajado em causas sociais, tratou de afastá-lo imediatamente, mas deu ao atleta o direito à defesa. Desde o início da semana, Bellintani afirmava que conversou com jogador e que ele negava ter chamado Gerson de “negro” em campo.

Bellintani também diz ter conversado com o meia do Flamengo, que chegou a prestar depoimento contra o colombiano, garantindo que não “diminuiria a voz da vítima”. Ainda assim, o clube seguiu com uma perícia interna, por meio de análise de vídeos e leitura labial, e alegou que não conseguiu confirmar se Ramírez cometeu ou não a injúria.

Apesar de restabelecer o jogador, o Bahia se comprometeu a incluir uma “cláusula antirracista” no contrato de todos os atletas que vier a contratar.

Assim que foi reintegrado ao grupo, na sexta-feira (25), Ramírez já participou dos treinos em preparação ao jogo de ontem (27). Mesmo com pouco tempo de preparo, Dado Cavalcanti, novo técnico do Tricolor, decidiu escalar o meia como titular. Em campo, foi um dos principais destaques da equipe, apesar da derrota em casa.

Além do belíssimo gol que diminuiu a vantagem colorada, participou constantemente da movimentação e foi o principal articulador no meio campo.

Em sua entrevista coletiva após o término da partida, Dado Cavalcanti deu apenas elogios ao desempenho do colombiano no jogo, ressaltando a contribuição no setor ofensivo e destacando sua capacidade de deixar os companheiros em condições de gol.

“Ele teve mais uma boa participação tanto no primeiro tempo quanto no segundo. Acabou cansando, sentindo desgaste, cãibras. Ele vai ganhar um pouquinho mais de condicionamento de jogo, começar a suportar com mais intensidade os 90 minutos. E, quem sabe, pode contribuir um pouco mais”, afirmou o treinador.

O Bahia fecha o seu 2020 com uma sequência de seis derrotas e só não entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro por conta da derrota do Vasco, que abre o Z4. Ambos somam 28 pontos e estão em 16º e 17º na tabela, respectivamente.

LEIA MAIS

Gerson acusa Ramirez de racismo na partida do último domingo

- Advertisment -

Popular

Fred sonha com vaga direta do Fluminense na Libertadores

Camisa 9 lembra desconfiança sobre elenco no início da temporada: "Serviu para nos fortalecer" Oito anos depois, o Fluminense está de volta à Libertadores. E mais uma...

Joia do Bayern, Musiala decide defender seleção da Alemanha

Com dupla nacionalidade, meia-atacante de quase 18 anos se tornou o inglês mais jovem a marcar na Liga dos Campeões na vitória bávara sobre...

Veja a lista dos concorrentes na 22ª edição do Prêmio Laureus

Lista não tem brasileiros. Astros e estrelas como LeBron, Hamilton, Nadal e Naomi Osaka concorrem. Bayern de Munique e Liverpool disputam melhor equipe do...

Veja os recordes que Djokovic bateu e quais marcas ainda podem ser batidas

Sérvio já está entre os maiores da história do tênis Campeão do Australian Open pela nona vez, Novak Djokovic já atingiu alguns recordes históricos no...