Home Futebol Uma paixão centenária: saiba quem trouxe o futebol para o Brasil

Uma paixão centenária: saiba quem trouxe o futebol para o Brasil

Esporte “roubou” o espaço do remo e se consolidou nos corações dos brasileiros

Tido como uma paixão nacional, o futebol é motivo de alegria e de entretenimento para os brasileiros. Apesar do esporte não ter sido inventado em solo nacional, somos conhecido como o país do futebol, e essa fama não vem à toa. Único campeão do mundo cinco vezes, o Brasil ostenta o fato de ser um “berço” revelador de craques há um século.

Mas como o futebol chegou em terra tupiniquins? O “culpado” chama-se Charles Miller. Em 1894, o jovem filho de ingleses desembarcou em São Paulo após passar um bom tempo estudando na Europa. Na bagagem, Miller trouxe bolas e regras para a difusão do esporte no país.

Segundo historiadores, a prática do futebol se deu pela primeira vez no Brasil pelo São Paulo Athletic Club, formado por colonos ingleses. No entanto, o primeiro clube formado especificamente para o esporte foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898.

Na época, o remo era o esporte mais praticado no país. Contudo, o futebol veio para ficar e não demorou para se consolidar como prática favorita dos brasileiros. Diante desse “boom” do esporte, vários clubes que já existiam e que tinham o esporte aquático como base, acabaram migrando para a modalidade. Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo são exemplos disso.

No Rio de Janeiro, o Fluminense foi o pioneiro no esporte bretão, sendo fundado em 1902. O Tricolor das Laranjeiras se tornou o primeiro time a cobrar ingressos para uma partida. O jogo em questão se deu contra o Paulistano, onde 2.500 assistiram o embate.

Se difundindo anos após ano, o esporte bretão se consolidou como a paixão dos brasileiros, principalmente por conta das emblemáticas conquistas e dos feitos notórios alcançados pela Seleção Brasileira de futebol, que por décadas foi hegemônica.

Em pouco tempo, o esporte conquistou adeptos no país, mas primeiramente atraiu os mais abastados e somente depois chegou às classes mais pobres do país. Em 1923 o Vasco se uniu com outras equipes do subúrbio do Rio para que jogadores de baixa renda pudessem praticar futebol. Os negros só passaram a ser aceitos no futebol em 1920. No período correspondente ao Governo Vargas, o futebol cresceu com o incentivo do governo.

Em 1914, foi fundada a Federação Brasileira de Sports (FBS). O primeiro título foi conquistado naquele ano em cima dos Argentinos quando a Seleção Brasileira conquistou a Copa Roca. Quando o esporte passou a ser mais difundido no país, passou a ser mais criticado pelos intelectuais, pois estes afirmavam que o esporte era a demonstração da influência europeia no Brasil.

Em 1950 o Brasil sediou a Copa do Mundo e coincidiu com um momento de muita euforia e expectativa sobre a Seleção Brasileira. Porém, a seleção foi derrotada na final do torneio em que jogou contra o Uruguai. Essa derrota marcante causou diversas mudanças no futebol brasileiro como o fato da seleção passar a jogar com o uniforme verde-amarelo ao invés da camisa branca. Depois dessa época, o país cresceu em quantidade de craques de futebol e surgiram nomes como Garrincha, Pelé, Zagallo, Djalma Santos, Nílton Santos e Bellini.

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Conheça a origem do futsal

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade de esporte que se adaptou do futebol de campo para as quadras. O...

O que é atletismo e suas modalidades?

O que é atletismo? Em tempos de Olimpíadas, o atletismo entra em pauta de jornais, programas de TV e no entretenimento da população. Mas, afinal,...

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...