Home Futebol Quem foi Roberto Baggio no mundo do futebol?

Quem foi Roberto Baggio no mundo do futebol?

Roberto Baggio é um ex-futebolista italiano que virou lenda no Brasil

Roberto Baggio nasceu no dia 18 de fevereiro de 1967, em Caldogno, na Itália. O ex-futebolista é considerado um dos maiores e mais populares jogadores da década de 1990 até o começo de 2000, na Itália e no mundo.

Baggio atuava como meio-atacante e chegou a jogar três Copas do Mundo pela Seleção Italiana, sendo o único jogador da Itália a fazer gol em três Copas diferentes. Graças ao grande sucesso, chegou a ganhar prêmios, como o de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e o Ballon d’Or, sendo considerado o melhor jogador europeu.

Carreira em clubes 

Ao longo de sua carreira como jogador de futebol, Roberto Baggio passou por alguns clubes de futebol, como Fiorentina, Juventus e Brescia.

Fiorentina

Baggio fez parte do clube Fiorentina entre os anos de 1985 e 1990, no qual demorou a estrear, pois dois dias antes de anunciar o acordo, sofreu uma lesão no joelho e chegou a levar 220 pontos.

Sua estreia no time ocorreu apenas em 1986, contra a Sampdoria, onde marcou seus primeiros gols, se tornando titular já nas primeiras partidas. Apesar de ter sofrido algumas perdas, por exemplo, contra o Napoli e Juventus, além de novas lesões, suas temporadas foram consideradas boas.

Juventus

Roberto Baggio estreou no Juventus no ano de 1990, onde apesar de muito tumulto cresceu como jogador, sendo considerado oficialmente o melhor jogador do continente, em 1992. Na ocasião, o ex-futebolista chegou a receber a Bola de Ouro da France Footboll, e do mundo pela FIFA. 

No Juventus, Baggio conquistou grandes vitórias, como o título da Copa UEFA em 1993 e ganhou a Copa da Itália em 1995. Todas essas conquistas fizeram com que o jogador fosse comparado ao último grande ídolo do clube, o francês Michel Platini.

Seu contrato com o time foi encerrado no ano de 1995.

Brescia

Na Brescia, o ex-futebolista atuou entre os anos de 2000 e 2004. Vindo de outra lesão, Baggio conseguiu participar do campeonato da época somente pela metade, mas o clube conseguiu conquistar seu lugar na Copa UEFA ficando na quinta posição.

Na sua última partida pelo time, em 16 de agosto de 2004, contra o Milan no San Siro, Roberto Baggio sofreu outra lesão, sendo forçado a ser substituído a dois minutos do fim da partida. Ao deixar o campo, o então ídolo do clube, foi aplaudido durante três minutos pelas 80 mil pessoas presentes no estádio.

Títulos conquistados por Roberto Baggio

Confira os títulos que Roberto Baggio conquistou em cada clube.

Juventus

  • Copa da Itália em 1994 e 1995;
  • Copa da UEFA em 1992 e 1993;
  • Campeonato Italiano em 1994 e em 1995.

Milan

  • Campeonato Italiano em 1995 e 1996.

Além de títulos, o ex-futebolista também conquistou prêmios individuais, como por exemplo, o Ballon d’Or em 1993, Melhor jogador do Mundo pela FIFA em 1993 e o Melhor Jogador da UEFA na Europa nos anos de 1990, 1991, 1993 e 1994.

Por fim, também foi premiado com Artilharias e Honrarias: Titular da seleção italiana do Século no ano de 2000 e foi eleito um dos 100 Craques do Século FIFA.

Gostou do nosso artigo? Então aproveite e confira também o nosso artigo sobre a trajetória de Muricy Ramalho como técnico.

Popular

Conheça 8 camisas do Barcelona (mais bonitas)

Confira algumas das camisetas do Barcelona que mais agradaram os torcedores Fundado em 29 de novembro de 1899, o Barcelona tem mais de 100 anos...

Quem foi Roberto Baggio no mundo do futebol?

Roberto Baggio é um ex-futebolista italiano que virou lenda no Brasil Roberto Baggio nasceu no dia 18 de fevereiro de 1967, em Caldogno, na Itália....

Quantos mundiais o Palmeiras tem?

Tem ou não mundial? Uma discussão do esporte brasileiro que já dura anos… Talvez essa seja uma das maiores polêmicas do mundo esportivo: Quantos mundiais...

Muricy Ramalho: carreira como treinador

Muricy Ramalho atuou no mundo do futebol como jogador e treinador Nascido em São Paulo, no dia 30 de novembro de 1955, Muricy Ramalho jogou...