Pular para o conteúdo

Saiba Qual é o Time mais Velho do Brasil e Suas Conquistas

Time mais velho do brasil

Conheça o Time mais Velho do Brasil e Sua Importância Histórica

O futebol é uma das grandes paixões do povo brasileiro. Porém, alguns capítulos dessa história são desconhecidos do público. Neste artigo você vai conhecer qual o time mais velho do Brasil.

O time de futebol mais velho do Brasil é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900 na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. O clube é reconhecido oficialmente como o mais antigo em atividade no futebol brasileiro. Sua fundação marcou o início da história do futebol no Brasil, e desde então, o Sport Club Rio Grande tem sido uma parte importante do desenvolvimento e popularização do esporte no país. Mas, antes disso, existe ainda mais história no mundo do futebol brasileiro.

Explorando a História do Futebol Brasileiro

O futebol chegou ao Brasil em 1894, através de Charles Miller. Já a primeira partida de forma oficial ocorreu no ano seguinte, com o duelo entre São Paulo Railway e Companhia de Gás, em Várzea do Carmo, em São Paulo. No entanto, esses times eram apenas formados por trabalhadores das empresas, especialmente ingleses que estavam no país.

Portanto, não chegam a ser considerados os times mais velhos, pois não chegaram a ter uma sequência muito longa. Diferente do São Paulo Athletic Club, que foi fundado em 13 de maio de 1888 e também tinha Charles Miller como um dos sócios. O clube chegou a ser campeão paulista 4 vezes (1902, 1903, 1904 e 1911). Foi o maior vencedor do Estado até 1917, quando foi superado pelo Paulistano.

O São Paulo Athletic Club deixou o futebol em 1912 por não concordar com a ideia de profissionalismo que estava sendo discutida. Os associados defendiam a permanência no esporte amador. Atualmente, o clube é focado no Rugby.

Rio Grande como time mais velho do Brasil

o clube de futebol mais antigo do brasil - 1

Como o São Paulo Athletic Club abandonou o futebol, o posto de time mais velho do Brasil automaticamente foi perdido. Desta forma, a história aponta e confirma que o Sport Club Rio Grande  é o time de futebol mais antigo do país. Como referido antes, o clube do Rio Grande do Sul foi fundado em 19 de julho de 1900. Quando o Rio Grande surgiu, o Flamengo e o Vasco já existiam. Porém, eram apenas clubes de regatas. Só foram ter futebol em 1912 e 1916, respectivamente.

Pouca tradição

Apesar de ser o mais antigo, o Rio Grande nunca chegou a ter um grande momento no futebol brasileiro. A equipe até foi Campeão Gaúcho em 1936, mas depois disso sempre passou longe do topo do Rio Grande do Sul. Além disso, sequer participou de uma competição nacional.

O clube até foi convidado para disputar o estadual de 2000, no ano do centenário, mas fez uma campanha de figurante. Atualmente, o Rio Grande está na 3ª divisão do Campeonato Gaúcho.

Ponte Preta reivindica posto

O posto de time mais velho do Brasil gera uma discussão. Isso porque a Ponte Preta reivindica esse título. O clube de Campinas nasceu em 11 de agosto de 1900. Portanto, foram 23 dias depois do Rio Grande. No entanto, a Ponte Preta alega que o clube gaúcho ficou um período inativo. Dessa forma, deixaria de sustentar a posição de mais velho. Só que o Rio Grande sustenta que apesar das dificuldades, sempre se manteve ativo.

Disputa com direito a processo

A polêmica de qual o time mais velho do Brasil acabou sendo levada para os tribunais. Em outubro de 2022, a justiça do Rio Grande do Sul considerou procedente a ação movida pelo Sport Club Rio Grande.

Os gaúchos reclamam pelo fato da Ponte Preta usar o título de clube mais antigo do Brasil. Em decisão da juíza Aline Zambenedetti Borghetti, o time de Campinas foi condenado a pagar R$ 2 milhões de indenização. A Ponte Preta ainda foi proibida de usar novamente qualquer expressão do tipo. No entanto, a decisão ainda cabe recurso.

Bangu Atlético Clube também questiona

A história do futebol brasileiro é tão confusa que não é apenas a Ponte Preta que questiona o posto de clube mais antigo. Isso porque o Bangu Atlético Clube foi fundado oficialmente em 17 de abril de 1904, mas muitos torcedores e alguns historiadores sustentam que a história começou 10 anos antes.

Segundo essas publicações, o futebol era praticado na Fábrica Bangu ainda antes de Charles Miller trazer a bola que daria origem à narrativa oficial. No entanto, por falta de documentos e como o Bangu como time só foi registrado em 1904, ele fica apenas no top 10 dos mais antigos.

Demais clubes:

Confira na sequência outros clubes que chegaram perto de carregarem o posto de time mais velho do Brasil. Além do Rio Grande, Ponte Preta e Bangu, a lista traz os clubes que completam o top 10.  Com isso, veja quais deles são mais tradicionais neste esporte.

Fluminense Football Club

Logo atrás de Rio Grande e Ponte Preta está o Fluminense. O clube carioca foi o primeiro do Rio de Janeiro, até então, capital do Brasil. O Tricolor foi fundado em 21 de julho de 1902 e é um dos mais tradicionais do país.

Esporte Clube Vitória

Já o nordestino mais antigo é o Vitória. O Rubro-negro foi fundado até antes do Rio Grande, em 13 de maio de 1899, porém, não era um clube de futebol.

O esporte só entraria na história do Vitória em 22 de maio de 1901, quando realizou uma partida não oficial. O departamento mesmo só seria criado em 13 de setembro de 1902, o que faz com que fique atrás do Fluminense.

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Outro gaúcho na lista é o Grêmio. O time de Porto Alegre nasceu três anos depois do Rio Grande. Foi fundado em 15 de setembro de 1903 e é um dos mais vitoriosos do futebol brasileiro.

Botafogo de Futebol e Regatas

No top 10 de mais antigos tem mais um carioca. O Botafogo surgiu em 12 de agosto de 1904 e dividiu com o Fluminense nas primeiras décadas do século XX de maior força do Rio de Janeiro.

America Football Club

O Rio de Janeiro foi a cidade que mais contou com a formação de clubes no começo do século XX. Depois de Botafogo e Fluminense, apareceu o America em 18 de setembro de 1904.

O clube chegou a ter protagonismo inicialmente, mas depois se afastou dos principais campeonatos nacionais e não consegue mais competir com os mais tradicionais do Estado.

Sport Club do Recife

De Pernambuco apareceu o Sport Recife. O clube foi fundado em 13 de maio de 1905. A equipe teve uma história parecida com a chegada do futebol do país. Com estudantes brasileiros trazendo a ideia do futebol para Recife.

Associação Atlética Internacional

Fechando o top 10 tem o Internacional, mas que não é o famoso de Porto Alegre. Trata-se do da cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo. O time foi fundado em 11 de junho de 1906.