Futebol americano é um esporte muito popular e super prática nos Estados Unidos
Além do soccer, ou seja, o futebol tradicional brasileiro, o futebol americano é um dos esportes mais populares e jogados nos Estados Unidos. Mas você sabe qual a origem desse esporte?
Qual a origem do futebol americano?
O futebol americano é uma variação de outro esporte americano, conhecido como rugby. De acordo com pesquisas, o futebol americano surgiu durante uma partida entre a universidade de Harvard e a universidade de Yale, em meados do século XIX. Mas durante o jogo, surgiu um problema, pois os times jogavam de modo diferente.
Enquanto um jogava com as regras do rugby, o outro jogava com estilo próximo ao futebol europeu. A partir deste momento se iniciou a ideia do que hoje é conhecido como futebol americano.
Como funciona o futebol americano?
O futebol americano é disputado em um campo, que pode ser com grama natural ou artificial. A metragem do campo é de 91,44 metros de comprimento X 48,76 metros de largura, já a divisão do campo é feita em jardas, que é uma unidade de comprimento bastante utilizada nos EUA e na Inglaterra, equivalente a 0,914 metros. Ao todo são 20 zonas de 5 jardas cada uma.
A área próxima ao gol é chamada de endzone, e mede 10 jardas em cada lado do campo, já a área de marcação de pontos tem formato de Y, segurado por uma barra a três metros do solo e as traves têm uma distância entre si de 5,63 metros.
A bola utilizada no esporte é confeccionada do mesmo tipo de couro utilizada na bola de basquetebol, tendo um peso que varia de 200 a 400 gramas, e mede 30 centímetros de comprimento por 18 de largura.
Quais as regras do futebol americano?
A partida do futebol americano se inicia quando um dos times chuta a bola em direção ao campo adversário. A primeira regra do jogo é que dez jardas devem ser percorridas antes que qualquer jogador toque na bola. Outra regra básica do esporte é que sempre que uma equipe pontua, é ela quem dá o novo chute para recomeçar da partida.
Quando a bola está no jogo, o único jogador que pode ser derrubado é o jogador com a bola. Entretanto, os jogadores da defesa podem segurar os do ataque, sendo o contrário proibido: jogadores do ataque não podem segurar os da defesa.
Outro ponto importante é que a pontuação não é única. Desse modo, existem diferentes chances de um time pontuar, e o modo pelo qual ele consegue atingir o seu objetivo influencia na quantidade de pontos que o time acumula.
A pontuação pode ser feita de cinto formas diferentes, são elas:
- O touchdown equivale a seis pontos e acontece quando um jogador chega à linha final com a bola em mãos ou encosta a bola nessa linha;
- O extrapoint acontece após o touchdown ou quando o jogador chuta a bola entre as traves, essa jogada vale um ponto e quando tentando fazer um novo touchdown, valendo dois pontos;
- O drop-kick acontece quando a bola é chutada do meio do joga para entras as traves, somando 3 pontos;
- Quando ataque não consegue atingir as 10 jardas em três chances, e a zona final não estiver distante, o ataque pode escolher chutar por entre as traves, lance chamado de field goal que vale três pontos;
- Outra forma de marcar ponto é com o erro do adversário, que consiste em quando o atacante, com está com a posse da bola, é derrubado atrás da linha do gol, somando 2 pontos para o opositor.
Leia também: