Federação desejaria que duelo entre rivais Real Sociedad e Athletic de Bilbao tenha público
Embora parte da Europa viva as preocupações pela segunda onda da pandemia da covid-19, o futebol espanhol já tem planos para quando os estádios puderem receber público sem restrições. De acordo com o jornal “As”, o desejo da federação de futebol do país é que o primeiro jogo com arquibancadas cheias seja a final da Copa do Rei da temporada passada, entre Athletic de Bilbao e Real Sociedad.
O jornal aponta que o presidente da federação, Luis Rubiales, enviou uma carta à presidente do Conselho Superior de Esportes, Irene Lozano, pedindo que a grande decisão seja o primeiro jogo sem restrições no país. A expectativa é que a partida possa ser realizada com casa cheia no fim de abril ou começo de maio – quase um ano depois da data original.
Rivais do país basco, Real Sociedad e Athletic de Bilbao não se enfrentam em uma final de Copa do Rei desde 1910. Por isso, as duas equipes se uniram para lutar para que a partida não fosse jogada com portões fechados – como ocorreu com todos os jogos da reta final da temporada 2019/20.
Os times se classificaram para a final no começo de março, dias antes de pandemia da Covid-19 começou a ganhar força na Europa e levar as autoridades a decretar medidas de isolamento social, paralisando os eventos esportivos. O desejo inicial da federação era que a final fosse disputada até o fim de julho, quando os campeonatos nacionais foram disputados em toda a Europa. Mas, por conta da importância do duelo na história dos clubes, os rivais se mobilizaram para que o jogo ocorresse apenas quando os estádios pudessem receber torcedores.
CONHEÇA O CLÁSSICO
O clássico da região pode não ser tão conhecido mundialmente como os da Catalunha ou da capital, nem tão intenso como o andaluz, Sevilla x Betis, mas é um dos mais simbólicos do futebol espanhol com uma história centenária e até língua própria, o euskera, incompreensível idioma cujas origens são desconhecidas e pesquisadas até hoje.
A Real Sociedad tem dois títulos, conquistados em 1981 e 1982. O Athletic venceu as duas temporadas seguintes, chegando a oito taças. O time de Bilbao é famoso por ser “copeiro”: tem 23 troféus da Copa do Rei, atrás apenas do Barcelona (30). Desde o primeiro encontro em 1909, o Athletic leva vantagem no confronto direto: ganhou 75, perdeu 55 e empatou 47, em jogos válidos por todas os torneios oficiais.
A presença de estrangeiros em campo é motivo de debate desde os primórdios do Dérbi Basco. O Athletic decidiu abrir mão de seus atletas ingleses já no início do século passado após protestos do rival de San Sebastián, que o viam como maus exemplos e denunciavam irregularidades em suas inscrições. A Real Sociedad também evitou estrangeiros até uma nova polêmica, já em 1989. Justamente pela política dos clubes de proibir ou limitar a contratação de estrangeiros, poucos brasileiros participaram do dérbi.
LEIA MAIS