Home Futebol Saiba tudo sobre o perfil de Abel Ferreira

Saiba tudo sobre o perfil de Abel Ferreira

Os feitos de Abel Ferreira

Abel Ferreira é um dos treinadores mais vitoriosos dos últimos anos do futebol brasileiro. O português já marcou o nome na história do Palmeiras e conta com uma carreira interessante. Confira a trajetória do técnico até aqui.

Carreira de jogador de Abel Ferreira

Antes de virar treinador, Abel Ferreira esteve também dentro de campo. Ele atuou como lateral, sendo revelado pelo Penafiel, em 1997. Ficou no clube por três anos, até ser negociado com o Vitória de Guimarães. Nesse momento ele chegou a ser treinado pelo brasileiro Paulo Autuori.

O jogador depois foi para o Braga em 2004 até que chamou a atenção do Sporting. Em 2006, Abel dava o primeiro grande passo da carreira, inclusive no qual conquistou os maiores títulos da carreira, ao vencer a Supercopa e da Taça de Portugal. O jogador atuou no clube até 2011, quando sofreu uma grave lesão no joelho e por conta disso decidiu antecipar a aposentadoria.

Começo de Abel como treinador

Logo depois de sair de campo, Abel Ferreira já passou a ter oportunidades no banco. Uma carreira ainda no começo, mas que de desempenhos importantes.

Pontapé inicial no Sporting

A primeira chance veio logo no Sporting, quando foi escolhido para treinador da equipe de juniores em 2011. O começo foi logo interessante, pois conquistou o Campeonato Nacional da categoria.

O sucesso fez com que o comandante ganhasse uma espécie de promoção. Para a temporada 2013/2014 ele passou a ser o treinador da equipe B do Sporting. Em Portugal é comum que os principais clubes contem com segundas equipes, que com um elenco mais modesto disputam as divisões inferiores.

Este trabalho fez também com que Abel Ferreira passasse a ter uma relação com Leonardo Jardim, que é um dos técnicos portugueses mais badalados do mercado. Na ocasião, Jardim era o treinador do time principal do Sporting.

Bom desempenho no Braga

Em 2015, Abel Ferreira recebeu um convite da equipe B do Braga, clube pelo qual ele também havia sido jogador. Foi lá também que ele assumiria pela primeira vez um clube principal. Isso ocorreu em abril de 2017, quando foi promovido no lugar de Jorge Simão.

Abel foi anunciado como treinador para a temporada 2017/2018. Foi neste momento que o treinador finalmente conseguiu colocar seu nome no radar do mercado. Isso porque ele conduziu o Braga para uma campanha histórica. Foi com ele que o clube alcançou o maior número de pontos do Campeonato Português até então, assim como também alcançou o maior número de vitórias e também o de gols marcados.

Porém, apesar de todo o sucesso não seria o suficiente para superar Porto, Benfica e Sporting. Ainda assim garantiu a classificação para a disputa da Liga Europa.

Experiência fora de Portugal

Depois do bom trabalho no Braga, Abel Ferreira acabou contratado pelo PAOK. A experiência era importante, pois se trata de um dos clubes mais importantes do futebol grego. O trabalho seguiu a regularidade apresentada quando treinava em Portugal, porém, mais uma vez saiu sem título.

Sucesso no Palmeiras

O brilhante trabalho de Jorge Jesus no Flamengo fez com que os clubes brasileiros passassem a enxergar os técnicos portugueses como principais alvos. O Palmeiras seguiu esta tendência também em 2020 após decidir pela demissão de Vanderlei Luxemburgo.

O Alviverde vinha de dois trabalhos decepcionantes com treinadores brasileiros. Antes de Luxemburgo, Mano Menezes também não entregou o esperado em 2019 e foi dispensado ainda antes do final da temporada.

Com isso, o clube foi buscar Abel Ferreira lá no PAOK e conseguiu acertar com o técnico e também fechar a negociação com o clube grego pela liberação.

Só que apesar da contratação ter sido no final de outubro, Abel ainda teria tempo de mostrar trabalho, pois por conta da Covid-19 a temporada 2020 só seria encerrada em março de 2021.

Primeiras conquistas

Abel Ferreira assumiu o Palmeiras ainda nas oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. Como o clube já tinha poucas chances no Brasileirão, o português pode focar nas competições de mata-mata.

No torneio continental passou com facilidade pelo Delfin e Libertad. Na sequência fez jogos duros contra River Plate e Santos, saindo vitoriosos em ambos e levantando a taça da Libertadores. Era a primeira conquista do Alviverde no torneio desde 1999.

Só que ele não se contentou com apenas um título. Na mesma temporada ele conduziu o Palmeiras para a conquista da Copa do Brasil, superando o Grêmio na final.

Consolidação do trabalho

A primeira temporada já foi brilhante, mas Abel Ferreira conseguiu mostrar que as conquistas não foram por acaso. O português chegou a conviver com uma certa pressão em determinado período, principalmente por não brigar pelo título do Brasileirão em 2021.

No entanto, o clube correspondeu na Libertadores, superando rivais como São Paulo, Atlético-MG e Flamengo. Com isso venceu mais uma vez a competição, a terceira do Palmeiras.

Em 2022, Abel Ferreira segue com um ótimo trabalho e tenta aumentar ainda mais o número de taças na galeria do Palmeiras, com boas campanhas no Brasileirão e Copa Libertadores. Além disso, venceu o campeonato estadual e a Recopa Sul-Americana no começo da temporada.

Mundial é o buraco na carreira

Com duas conquistas na Copa Libertadores, Abel Ferreira teve duas oportunidades de conduzir o Palmeiras ao tão sonhado título do Mundial de Clubes.

Na edição de 2020 o clube deixou muito a desejar ao cair para o Tigres na semifinal e ainda perder na disputa do 3º lugar contra o Al-Ahly. Já na temporada seguinte o revés veio na final contra o Chelsea.

Títulos de Abel Ferreira

Como jogador, Abel Ferreira conquistou quatro títulos, todos pelo Sporting. Venceu as Taças de Portugal 2006/2007 e 2007/2008, além de ter conquistado a Supertaça em 2007 e 2008.

Já como treinador as taças vieram todas com o Palmeiras. Foram duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e um Campeonato Paulista (2022).

O livro de Abel Ferreira

Grande estudioso do futebol, Abel Ferreira resolveu colocar em um livro um pouco da experiência que teve nas duas primeiras temporadas do Palmeiras. Ao lado da equipe técnica, ele escreveu o “Cabeça Fria, Coração Quente”, que traz revelações dos métodos de treinos, filosofia e conceitos que ele aplica nos vestiários.

Popular

Quem fundou os jogos olímpicos da era moderna?

Conheça a história de Pierre de Coubertin A Olimpíada é um dos eventos mais assistidos do Mundo e mobiliza milhões de pessoas por centenas de...

Saiba qual a história e regras do Raquetebol

Saiba tudo da prática de Raquetebol no Mundo São muitos esportes praticados pelo Mundo e alguns os nomes não são tão famosos, mas são conhecidos....

Quais são as principais ameaças de Glover Teixeira no light heavyweight?

Foto: Unsplash Um dos brasileiros que vêm se destacando no Ultimate Fighting Championship atualmente, Glover Teixeira é o atual detentor do cinturão da categoria light...

Tudo sobre a história do vôlei no Brasil

Vôlei, ou voleibol como também é conhecido chegou no Brasil em 1915 O vôlei chegou ao Brasil no ano de 1915, mas não se sabe...

Veja a lista de campeões mundiais de surf masculino e feminino

Brasileiro Gabriel Medina está entre os campeões mundiais de surf  Um dos campeões mundiais de surf é o brasileiro, Gabriel Medina, que conquistou o título...

Qual a origem do futebol americano e como funciona?

Futebol americano é um esporte muito popular e super prática nos Estados Unidos Além do soccer, ou seja, o futebol tradicional brasileiro, o futebol americano...

6 melhores lutadoras de MMA de todos os tempos

Descubra agora quais são as melhores lutadoras de MMA de sempre Artes Marciais Mistas, ou como é mais conhecida, o MMA, é um esporte híbrido...

Marketing esportivo e o comportamento dos consumidores

Redes sociais possuem um papel cada vez maior no consumidor esportivo Que o avanço tecnológico mudou o mundo, nós já sabemos. Mas nem tudo nessas...