Pular para o conteúdo

Patrick Fabiano ganha prêmio da IFFHS por oito gols em um jogo

Patrick Fabiano

Patrick Fabiano, ex-CSA, alcança o recorde de mais gols em uma só partida de primeira divisão em 2020

Na reta final do futebol mundial em 2020, o atacante brasileiro Patrick Fabiano, ex-CSA, estabeleceu o recorde de mais gols marcados em uma só partida de primeira divisão este ano, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês).

No último sábado, Patrick, de 33 anos, marcou oito vezes na goleada de 9 a 1 do Al Salmiyah sobre o Al Tadhamon, pela 15ª rodada do Campeonato do Kuwait. A atuação rendeu ao brasileiro o prêmio dado pela IFFHS ao maior artilheiro do ano em um só jogo.

Patrick Fabiano, que tem 14 gols na competição, classificou a atuação como histórica pelo alto número de gols numa só partida.

«Sensacional, um momento único. Me lembro da infância quando fazia gols e mais gols, nas quadras e campos de bairro onde nasci. Mas fazer um feito desse jogando profissionalmente, esse número é algo surreal… Foi um jogo que vai ficar marcado pra sempre na minha memória, um jogo inesquecível.» comentou o jogador brasileiro.

Também foram premiados pela IFFHS o meia belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, como o melhor meio-campista do ano, troféu que tem Lionel Messi como recordista, com quatro troféus. Entre os técnicos de times masculinos, o alemão Hansi Flick, do Bayern de Munique, foi o vencedor, enquanto Didier Deschamps, técnico da França, levou o prêmio entre os treinadores de seleções.

A premiação da IFFHS de maior artilheiro de um só jogo leva em conta apenas gols marcados em partidas de primeira divisão nacional pelo mundo. Segundo a federação de estatísticas do futebol, Patrick Fabiano conseguiu “uma das melhores marcas individuais da história”.

De acordo com a lista apresentada no site da IFFHS, o recorde mundial de gols em uma só partida de elite pertence ao argelino Hacène Lalmas, que marcou 14 vezes no 18 a 0 do Ruisseau sobre o Birtouta, em 1962. A relação apresenta apenas 17 jogadores com pelo menos oito gols em uma só partida na história, e o português Fernando Peyroteo, ex-Sporting, aparece duas vezes, com oito gols em um jogo, e nove em outro, ambos na década de 40.

Apenas outro brasileiro conseguiu oito gols em uma partida da elite do futebol: Pelé, em uma goleada de 11 a 0 do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista de 1964. A IFFHS explica no site que considera, excepcionalmente, os jogos do Campeonato Paulista no mesmo nível de competições nacionais de elite para fins estatísticos.

No Brasil, o recorde de gols em um só jogo pertence ao ex-atacante Dario, o Dadá Maravilha, que marcou dez em uma goleada de 14 a 0 do Sport sobre o Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano de 1976.

O Al Salmiyah é o terceiro colocado na tabela, com 29 pontos, três a menos que Al Qadsia e Al Nasar, que dividem a liderança. O time de Patrick Fabiano ainda joga em 2020, quinta-feira, no último dia do ano, novamente contra o Al Tadhamon.

Os oito gols do último sábado, naturalmente, fizeram Patrick Fabiano disparar na artilharia do campeonato, com 14 gols. Ano passado, o atacante brasileiro foi campeão alagoano pelo CSA, e o terceiro artilheiro da competição, com cinco gols.

O que é a IFFHS?

IFHHS

IFHHS

A IFFHS, ou Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (International Federation of Football History & Statistics), é uma organização que coleta, estuda e publica estatísticas e registros históricos do futebol. Fundada em 1984, a IFFHS é conhecida por suas diversas classificações e prêmios relacionados ao futebol mundial.

Algumas das principais atividades da IFFHS incluem:

1. Rankings Mundiais: A IFFHS elabora rankings de clubes, ligas, seleções nacionais, goleiros, treinadores, e outros, baseados em critérios estatísticos e de desempenho.
2. Prêmios Anuais: Concede prêmios anuais, como os de Melhor Jogador, Melhor Goleiro, Melhor Técnico, entre outros.
3. Estudos Históricos: Publica estudos e análises sobre a história do futebol, abrangendo jogadores, clubes e competições.

A organização é reconhecida por suas metodologias rigorosas de análise de dados e por suas contribuições para a documentação e valorização da história do futebol mundial. No entanto, seus rankings e prêmios às vezes são objeto de debate entre torcedores e especialistas, devido aos critérios específicos usados para determinar os resultados.

 

LEIA MAIS

Messi supera marca de Pelé e diz: “Jamais pensei que quebraria algum recorde”