Pular para o conteúdo

Em baixa, Patrick de Paula fica entre melhores do primeiro turno do Brasileirão

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Volante autor do gol que deu título paulista ao Verdão perdeu espaço no Palmeiras

Nesta terça-feira (6), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) publicou uma lista com atletas que se destacaram dentro das 20 equipes no decorrer de todo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro desta temporada. Entre os jogadores escolhidos que receberam mais destaques e maior quantidade de votos pelos torcedores nas redes sociais da organização, está o volante Patrick de Paula, do Palmeiras.

Nesta temporada, o atleta Alviverde marcou três gols em 30 jogos. Ele colaborou com 19 assistências para finalização, sendo que uma foi transformada em gol.

Além disso, o jogador deu 1.129 passes corretos e 35 lançamentos impecáveis. Por ser um volante que demonstra qualidade, Patrick de apenas 21 anos ainda efetuou 55 desarmes e 22 intercepções bem sucedidas. Mesmo atuando no meio de campo, o camisa 5 é o que mais chuta para o gol do adversário no Campeonato Brasileiro na equipe do Palmeiras, segundo informações do site “Sofascore”.

Ainda com base nas informações do site, o atleta é o volante que mais acerta passes por jogo e o segundo da equipe neste ponto na competição nacional, com 40.6 (86% de aproveitamento) além de ser o número um da sua posição em acertos de bolas longas, com 3.4.

Veja também: Atlético-MG confirma chegada do atacante Eduardo Vargas

O jogador foi sacramentado pela torcida palmeirense após ser decisivo na final do Campeonato Paulista deste ano diante do principal rival: o Corinthians. Marcou o gol de pênalti, balançando a rede de um goleiro de Copa do Mundo, concedendo o título ao Palmeiras.

Patrick apresenta múltiplas funções e foi contratado pelo time paulista enquanto jogava no futebol amador carioca em 2017. Ele também chegou a participar da disputa da Taça das Favelas e o Campeonato Carioca Amador.

Experiente em cobranças de faltas exercia no início a função de meia armador apresentou como protagonista do clube quando passou a atuar mais recuado, como primeiro volante mesmo já tendo atuado como zagueiro em algumas disputas.

Patrick de Paula conquistou títulos renomados como o Brasileiro, a Copa do Brasil e o Paulista Sub-29. Participou também de um treino da seleção brasileira principal na Academia de Futebol, em junho do ano passado (2019).

O jovem chamou a atenção do treinador Vanderlei Luxemburgo quando ainda estava no profissional do Vasco, no ano passado. Na ocasião, o volante se destacou nas disputas contra o time carioca tanto pelo Campeonato Brasileiro quanto pela Copa do Brasil.

Patrick sumido?

O jovem que foi destaque no time do Palmeiras tem cada vez menos tempo em campo. Desde a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo, o jogador foi titular em apenas dois jogos, contra o Fortaleza e o Atlético-GO, ainda substituído na segunda etapa em ambos os confrontos.

Um fator que ainda contribui para a diminuição de tempo do jogador em campo é a volta de Felipe Melo ao meio-campo. Além disso, Danilo seu concorrente de posição, demonstrou ser centrado fora das quatro linhas e apresentou qualidade técnica tão boa quanto à de Patrick.

“Eu sei que estão a falar dos meninos, dos mais experientes. Eu não olho a idade, olho a qualidade, o empenho, a vontade nos treinos de querer jogar. O Felipe Melo está muito bem, não facilita uma, o Danilo também treina bastante, porque quer ter uma oportunidade. O De Paula tem que mostrar nos treinos que quer também, e só há uma forma de convencer o treinador: nos treinos. Todas as minhas decisões tem uma intenção clara: o melhor para a equipe, não para o Patrick, para o Felipe. A partir disso tomo minhas decisões.”, disse o treinador do clube, Abel Ferreira.

Veja também: Sem Brady, New England Patriots amarga pior início na NFL em 20 anos