Home Futebol Quais os feitos de Jorge Jesus no Flamengo?

Quais os feitos de Jorge Jesus no Flamengo?

Relembre a relação entre Jorge Jesus e Flamengo

Uma das maiores relações do futebol nos últimos anos é a de Jorge Jesus no Flamengo.  A trajetória do técnico pelo Rubro-negro foi marcada por bom futebol, poucas derrotas, muitos títulos e duas turbulentas possíveis voltas após péssimos trabalhos dos sucessores. Confira na sequência como foi tudo isso.

Chegada com resultados negativos

O primeiro momento de Jorge Jesus no Flamengo não foi dos melhores. O clube perdeu dois e empatou três dos oito primeiros jogos. Para piorar acabou eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, caindo nos pênaltis para o Athletico-PR.

No meio disso apenas a goleada por 6 a 1 sobre o Goiás, pelo Brasileirão, trazia algum otimismo de um futebol ofensivo, que era uma cobrança da torcida.

O histórico título da Libertadores

Como dito acima, o começo de Jorge Jesus foi preocupante e um capítulo que indicava isso foi a derrota por 2 a 0 nas oitavas de final da Copa Libertadores para o Emelec. No entanto, o técnico conseguiu arrumar o Flamengo e dar o troco no Maracanã avançando para as quartas de final nos pênaltis.

Nas fases seguintes um amplo domínio fez com que o Rubro-negro avançasse sem sustos diante do Internacional e do Grêmio. Contra o Tricolor foi o momento de consagração do futebol organizado por Jorge Jesus, que conduziu a equipe para uma goleada por 5 a 0 no Maracanã.

Na grande decisão, o Flamengo até teve dificuldades de superar o bom esquema montado por Marcelo Gallardo no River Plate, mas os dois gols de Gabigol nos minutos finais fez com que o clube virasse para 2 a 1 e ficava com o título. A conquista da Copa Libertadores depois de 38 anos era mais do que o suficiente para Jorge Jesus no Flamengo virasse ídolo.

A conquista do Brasileirão

Se a Libertadores já era motivo de festa, logo no dia seguinte a torcida também comemorou o Campeonato Brasileiro com Jorge Jesus no Flamengo. Só que além de ganhar o título, a campanha do clube ficou marcada por diversos feitos.

O clube foi o melhor mandante, teve a melhor campanha, a maior pontuação, o melhor ataque o saldo de gols mais positivos da história da competição desde que passou a ter 20 clubes. Alcançou também a maior invencibilidade, acumulou mais vitórias, menos derrotas e fez o melhor turno da competição, exatamente no que foi todo comandado por Jorge Jesus.

A conquista do Brasileirão encerrava também um jejum de 10 anos clubes.

O quase no Mundial

Depois das conquistas do Brasileirão e da Copa Libertadores, o Flamengo embarcou para os Qatar para o desafio do Mundial de clubes.

Na semifinal, o time de Jorge Jesus manteve o bom desempenho e buscou uma importante virada por 3 a 1 sobre o Al-Hilal.

Só que na final o compromisso era contra o fortíssimo Liverpool, que havia encantado na Europa. Mesmo diante de um adversário forte, Jesus manteve o Flamengo

A interrupção em 2020

O ano de 2020 começou com a expectativa se Jorge Jesus manteria o bom trabalho. Os bons resultados continuaram e o Flamengo venceu a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.

Só que em março estourou a Pandemia da Covid-19 e os jogos foram adiados. Por dois meses os clubes ficaram parados e quando retornaram já havia surgido a especulação de saída de Jorge Jesus. O treinador até chegou a renovar o contrato com o Flamengo, mas logo em seguida assinou com o Benfica. Neste intervalo ainda daria tempo de ser campeão Carioca, marcando o fim da trajetória de Jorge Jesus no Flamengo.

Ao todo, foram 57 jogos do técnico comandando o clube, com 43 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas.

O Flamengo pós-Jorge jesus

A trajetória do Flamengo após Jorge Jesus tem sido de altos e baixos. O primeiro escolhido para substituir o português foi Domènec Torrent, que acabou demitido três meses depois. Rogerio Ceni então assumiu e comandou o time ao título do Campeonato Brasileiro 2020.

Só que o ex-goleiro logo passou a ser alvo de críticas e foi dispensado, sendo substituído pelo Renato Portaluppi. O ex-atacante até chegou a viver uma boa fase, mas os dois vices no final da temporada pesaram contra o treinador.

A quase volta de Jorge Jesus no Flamengo

Apesar de tudo ser tão recente, já teve tempo de Jorge Jesus e Flamengo se acertarem novamente em duas oportunidades. Tudo isso gerou expectativa na torcida, mas não terminou com final positivo.

Flamengo procurou Jesus em 2021

A primeira possibilidade de reencontro foi em dezembro de 2021. O Flamengo vivia a frustação de ter ficado com o vice no Brasileirão e na Libertadores. Com isso decidiu pela demissão de Renato Portaluppi e foi para a Europa em busca de um novo treinador.

O nome de preferência da diretoria era Jorge Jesus, porém, o português tinha contrato com o Benfica. Sem a possibilidade inicialmente de uma liberação sem custos, a negociação sequer chegou a ser aberta e o Flamengo encaminhou a contratação de Paulo Sousa para conduzir a equipe em 2022. Dias depois o Benfica decidiu dispensar Jorge Jesus devido a má campanha.

Jesus procurou o Flamengo em 2020

Cinco meses depois da negociação, Jorge Jesus veio ao Brasil e em diversos encontros com jornalistas declarou o desejo de retornar ao Flamengo. Naquela ocasião, o Rubro-negro ainda estava com Paulo Sousa no comando, porém, com o técnico muito contestado pela falta de resultados e de bom futebol.

A diretoria decidiu bancar Paulo Sousa, mas a continuação dos resultados negativos fez com que um mês depois o Flamengo resolvesse demitir o treinador. Pouco antes dessa decisão, Jorge Jesus havia assinado com um novo clube, o Fenerbahçe. O Flamengo então escolheu Dorival Júnior.

O tamanho de Jorge Jesus no Flamengo

Apesar de ter durado pouco mais de 12 meses, a passagem de Jorge Jesus no Flamengo o coloca na galeria de grandes treinadores do clube, ao lado de Claudio Coutinho, Carlinhos, Carpegiani, Andrade e tantos outros que entregaram bom futebol ou título.

Popular

Descubra algumas das escolas de tênis para crianças no Brasil

A prática de esportes é recomendada para todas as idades e é fundamental que seja estimulada desde cedo. São dezenas de modalidades tradicionais e...

Dicas de treinamento de força para atletas de triatlo

O Triatlo é um evento esportivo que reúne três modalidades. A combinação de natação, ciclismo e atletismo com a corrida faz com que seja...

Russell Wilson deixou jogo dos Broncos após concussão

Grande nome do Denver Broncos, Russell Wilson deu um grande susto na torcida na derrota da franquia para o Kansas City Chiefs. O quarterback...

O mais famoso peso pesado do boxe brasileiro

 O boxe do Brasil conta com muitos atletas de destaque. Éder Jofre foi multicampeão, Acelino Popó de Freitas também conquistou importantes vitórias entre muitos...

História do boxe brasileiro nas olimpíadas: De 1948 até hoje

O Boxe do Brasil tem muita tradição e já viu muitos nomes ficarem marcados com grandes conquistas neste esporte. Confira neste artigo os principais...

Quem fundou os jogos olímpicos da era moderna?

Conheça a história de Pierre de Coubertin A Olimpíada é um dos eventos mais assistidos do Mundo e mobiliza milhões de pessoas por centenas de...

Saiba qual a história e regras do Raquetebol

Saiba tudo da prática de Raquetebol no Mundo São muitos esportes praticados pelo Mundo e alguns os nomes não são tão famosos, mas são conhecidos....

Conheça o perfil do tenista Thiago Monteiro

Conheça a trajetória de Thiago Monteiro no tênis O tênis brasileiro tem agora em Thiago Monteiro a grande expectativa por resultados. Conheça um pouco mais...