Home Futebol Quais os feitos de Jorge Jesus no Flamengo?

Quais os feitos de Jorge Jesus no Flamengo?

Relembre a relação entre Jorge Jesus e Flamengo

Uma das maiores relações do futebol nos últimos anos é a de Jorge Jesus no Flamengo.  A trajetória do técnico pelo Rubro-negro foi marcada por bom futebol, poucas derrotas, muitos títulos e duas turbulentas possíveis voltas após péssimos trabalhos dos sucessores. Confira na sequência como foi tudo isso.

Chegada com resultados negativos

O primeiro momento de Jorge Jesus no Flamengo não foi dos melhores. O clube perdeu dois e empatou três dos oito primeiros jogos. Para piorar acabou eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, caindo nos pênaltis para o Athletico-PR.

No meio disso apenas a goleada por 6 a 1 sobre o Goiás, pelo Brasileirão, trazia algum otimismo de um futebol ofensivo, que era uma cobrança da torcida.

O histórico título da Libertadores

Como dito acima, o começo de Jorge Jesus foi preocupante e um capítulo que indicava isso foi a derrota por 2 a 0 nas oitavas de final da Copa Libertadores para o Emelec. No entanto, o técnico conseguiu arrumar o Flamengo e dar o troco no Maracanã avançando para as quartas de final nos pênaltis.

Nas fases seguintes um amplo domínio fez com que o Rubro-negro avançasse sem sustos diante do Internacional e do Grêmio. Contra o Tricolor foi o momento de consagração do futebol organizado por Jorge Jesus, que conduziu a equipe para uma goleada por 5 a 0 no Maracanã.

Na grande decisão, o Flamengo até teve dificuldades de superar o bom esquema montado por Marcelo Gallardo no River Plate, mas os dois gols de Gabigol nos minutos finais fez com que o clube virasse para 2 a 1 e ficava com o título. A conquista da Copa Libertadores depois de 38 anos era mais do que o suficiente para Jorge Jesus no Flamengo virasse ídolo.

A conquista do Brasileirão

Se a Libertadores já era motivo de festa, logo no dia seguinte a torcida também comemorou o Campeonato Brasileiro com Jorge Jesus no Flamengo. Só que além de ganhar o título, a campanha do clube ficou marcada por diversos feitos.

O clube foi o melhor mandante, teve a melhor campanha, a maior pontuação, o melhor ataque o saldo de gols mais positivos da história da competição desde que passou a ter 20 clubes. Alcançou também a maior invencibilidade, acumulou mais vitórias, menos derrotas e fez o melhor turno da competição, exatamente no que foi todo comandado por Jorge Jesus.

A conquista do Brasileirão encerrava também um jejum de 10 anos clubes.

O quase no Mundial

Depois das conquistas do Brasileirão e da Copa Libertadores, o Flamengo embarcou para os Qatar para o desafio do Mundial de clubes.

Na semifinal, o time de Jorge Jesus manteve o bom desempenho e buscou uma importante virada por 3 a 1 sobre o Al-Hilal.

Só que na final o compromisso era contra o fortíssimo Liverpool, que havia encantado na Europa. Mesmo diante de um adversário forte, Jesus manteve o Flamengo

A interrupção em 2020

O ano de 2020 começou com a expectativa se Jorge Jesus manteria o bom trabalho. Os bons resultados continuaram e o Flamengo venceu a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.

Só que em março estourou a Pandemia da Covid-19 e os jogos foram adiados. Por dois meses os clubes ficaram parados e quando retornaram já havia surgido a especulação de saída de Jorge Jesus. O treinador até chegou a renovar o contrato com o Flamengo, mas logo em seguida assinou com o Benfica. Neste intervalo ainda daria tempo de ser campeão Carioca, marcando o fim da trajetória de Jorge Jesus no Flamengo.

Ao todo, foram 57 jogos do técnico comandando o clube, com 43 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas.

O Flamengo pós-Jorge jesus

A trajetória do Flamengo após Jorge Jesus tem sido de altos e baixos. O primeiro escolhido para substituir o português foi Domènec Torrent, que acabou demitido três meses depois. Rogerio Ceni então assumiu e comandou o time ao título do Campeonato Brasileiro 2020.

Só que o ex-goleiro logo passou a ser alvo de críticas e foi dispensado, sendo substituído pelo Renato Portaluppi. O ex-atacante até chegou a viver uma boa fase, mas os dois vices no final da temporada pesaram contra o treinador.

A quase volta de Jorge Jesus no Flamengo

Apesar de tudo ser tão recente, já teve tempo de Jorge Jesus e Flamengo se acertarem novamente em duas oportunidades. Tudo isso gerou expectativa na torcida, mas não terminou com final positivo.

Flamengo procurou Jesus em 2021

A primeira possibilidade de reencontro foi em dezembro de 2021. O Flamengo vivia a frustação de ter ficado com o vice no Brasileirão e na Libertadores. Com isso decidiu pela demissão de Renato Portaluppi e foi para a Europa em busca de um novo treinador.

O nome de preferência da diretoria era Jorge Jesus, porém, o português tinha contrato com o Benfica. Sem a possibilidade inicialmente de uma liberação sem custos, a negociação sequer chegou a ser aberta e o Flamengo encaminhou a contratação de Paulo Sousa para conduzir a equipe em 2022. Dias depois o Benfica decidiu dispensar Jorge Jesus devido a má campanha.

Jesus procurou o Flamengo em 2020

Cinco meses depois da negociação, Jorge Jesus veio ao Brasil e em diversos encontros com jornalistas declarou o desejo de retornar ao Flamengo. Naquela ocasião, o Rubro-negro ainda estava com Paulo Sousa no comando, porém, com o técnico muito contestado pela falta de resultados e de bom futebol.

A diretoria decidiu bancar Paulo Sousa, mas a continuação dos resultados negativos fez com que um mês depois o Flamengo resolvesse demitir o treinador. Pouco antes dessa decisão, Jorge Jesus havia assinado com um novo clube, o Fenerbahçe. O Flamengo então escolheu Dorival Júnior.

O tamanho de Jorge Jesus no Flamengo

Apesar de ter durado pouco mais de 12 meses, a passagem de Jorge Jesus no Flamengo o coloca na galeria de grandes treinadores do clube, ao lado de Claudio Coutinho, Carlinhos, Carpegiani, Andrade e tantos outros que entregaram bom futebol ou título.

Popular

Quem fundou os jogos olímpicos da era moderna?

Conheça a história de Pierre de Coubertin A Olimpíada é um dos eventos mais assistidos do Mundo e mobiliza milhões de pessoas por centenas de...

Saiba qual a história e regras do Raquetebol

Saiba tudo da prática de Raquetebol no Mundo São muitos esportes praticados pelo Mundo e alguns os nomes não são tão famosos, mas são conhecidos....

Quais são as principais ameaças de Glover Teixeira no light heavyweight?

Foto: Unsplash Um dos brasileiros que vêm se destacando no Ultimate Fighting Championship atualmente, Glover Teixeira é o atual detentor do cinturão da categoria light...

Tudo sobre a história do vôlei no Brasil

Vôlei, ou voleibol como também é conhecido chegou no Brasil em 1915 O vôlei chegou ao Brasil no ano de 1915, mas não se sabe...

Veja a lista de campeões mundiais de surf masculino e feminino

Brasileiro Gabriel Medina está entre os campeões mundiais de surf  Um dos campeões mundiais de surf é o brasileiro, Gabriel Medina, que conquistou o título...

Qual a origem do futebol americano e como funciona?

Futebol americano é um esporte muito popular e super prática nos Estados Unidos Além do soccer, ou seja, o futebol tradicional brasileiro, o futebol americano...

6 melhores lutadoras de MMA de todos os tempos

Descubra agora quais são as melhores lutadoras de MMA de sempre Artes Marciais Mistas, ou como é mais conhecida, o MMA, é um esporte híbrido...

Marketing esportivo e o comportamento dos consumidores

Redes sociais possuem um papel cada vez maior no consumidor esportivo Que o avanço tecnológico mudou o mundo, nós já sabemos. Mas nem tudo nessas...