Pular para o conteúdo

O que é atletismo e suas modalidades?

    o que é atletismo e quais suas modalidades

    O que é atletismo?

    O atletismo é uma modalidade esportiva que engloba diversas atividades físicas, incluindo corridas, saltos e arremessos. É considerado a forma mais antiga de esporte organizado e remonta aos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga.

    Em tempos de Olimpíadas, o atletismo entra em pauta de jornais, programas de TV e no entretenimento da população. Mas, afinal, o que é atletismo? O atletismo é um conjunto de esportes, composto por três categorias: saltos, corridas e lançamentos.

    Quando e onde foi criado o atletismo?

    O atletismo surgiu na Grécia, onde também aconteceu o primeiro registro dos Jogos Olímpicos em 776 a.C. Além disso, foi na Grécia que foram feitos os primeiros estádios para a realização das corridas a pé.

    Essa prática esportiva é a mais antiga do mundo, sendo conhecida como esporte-base, pois contempla os movimentos mais comuns das pessoas desde a antiguidade: corrida, saltos e lançamentos.

    Quais as modalidades do atletismo?

    São três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Essas categorias são realizadas em estádios, campos, montanhas e até mesmo na rua. Confira as características de cada uma.

    Corrida

    A categoria de corrida é dividida em corridas de curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista contém oito raias com largura mínima de 10 metros.

    A pista oficial de atletismo conta com duas retas e duas curvas. Essa modalidade exige estratégia, técnica e bom condicionamento físico dos atletas.

    Corridas:

    • Corridas de velocidade, como os 100 metros rasos.
    • Corridas de meio-fundo, como os 800 metros.
    • Corridas de fundo, como os 5000 metros.
    • Maratonas, que são corridas de longa distância

    Arremessos e lançamentos

    As categorias de arremessos e lançamentos são compostas por arremessos de peso e lançamentos de martelos, discos e dardos. A diferença entre elas é que durante o arremesso o peso do objeto é empurrado, já no lançamento os objetos são projetados de maneiras diferentes.

    • Arremesso de peso, onde os atletas lançam uma esfera de metal o mais longe possível.
    • Lançamento de dardo, onde os atletas lançam um dardo o mais longe possível.
    • Lançamento de disco, onde os atletas lançam um disco em busca de distância.

    Salto

    As modalidades das provas de saltos são divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. No salto vertical envolve o salto em altura e o salto com vara. O salto horizontal implica o salto a distância e o salto triplo.

    Saltos:

    • Salto em altura, onde os atletas tentam ultrapassar uma barra horizontal.
    • Salto com vara, em que os atletas usam uma vara para ultrapassar uma barra horizontal.
    • Salto em distância, onde os atletas saltam para uma área de areia a partir de uma corrida.

    Por fim existem ainda as provas combinadas:

    Provas Combinadas:

    • Decatlo para homens, que inclui dez eventos diferentes.
    • Heptatlo para mulheres, que inclui sete eventos diferentes.

     

    O atletismo é uma atividade versátil, sendo praticado em níveis recreativos, escolares, universitários e profissionais. As competições de atletismo são parte integrante dos Jogos Olímpicos e de muitos outros eventos esportivos ao redor do mundo. Além disso, o atletismo é frequentemente utilizado como base de treinamento para diversas outras modalidades esportivas, devido ao desenvolvimento de habilidades físicas e técnicas que ele proporciona.

     

    Leia também: 

    Conheça os 8 principais esportes olímpicos

     

    Marcações: