O que é atletismo?
Em tempos de Olimpíadas, o atletismo entra em pauta de jornais, programas de TV e no entretenimento da população. Mas, afinal, o que é atletismo? O atletismo é um conjunto de esportes, composto por três categorias: saltos, corridas e lançamentos.
Quando e onde foi criado o atletismo?
O atletismo surgiu na Grécia, onde também aconteceu o primeiro registro dos Jogos Olímpicos em 776 a.C. Além disso, foi na Grécia que foram feitos os primeiros estádios para a realização das corridas a pé.
Essa prática esportiva é a mais antiga do mundo, sendo conhecida como esporte-base, pois contempla os movimentos mais comuns das pessoas desde a antiguidade: corrida, saltos e lançamentos.
Quais as modalidades do atletismo?
São três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Essas categorias são realizadas em estádios, campos, montanhas e até mesmo na rua. Confira as características de cada uma.
Corrida
A categoria de corrida é dividida em corridas de curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista contém oito raias com largura mínima de 10 metros.
A pista oficial de atletismo conta com duas retas e duas curvas. Essa modalidade exige estratégia, técnica e bom condicionamento físico dos atletas.
Arremessos e lançamentos
As categorias de arremessos e lançamentos são compostas por arremessos de peso e lançamentos de martelos, discos e dardos. A diferença entre elas é que durante o arremesso o peso do objeto é empurrado, já no lançamento os objetos são projetados de maneiras diferentes.
Salto
As modalidades das provas de saltos são divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. No salto vertical envolve o salto em altura e o salto com vara. O salto horizontal implica o salto a distância e o salto triplo.