Com um gol nas últimas nove partidas, Neymar tem temporada com pior média pelo PSG

Neymar tem um gol nos últimos nove jogos e não marcou nas últimas seis partidas de mata-mata da Champions
Neymar tem um gol nos últimos nove jogos e não marcou nas últimas seis partidas de mata-mata da Champions. Foto: Benoit Tessier/Reuters

Camisa 10 passa em branco na derrota contra o Manchester City

Neymar deixou a derrota do PSG para o Manchester City sem marcar e completou seis partidas seguidas de mata-mata da Champions sem gols. Mas a seca do camisa 10 não se restringe à fase decisiva do torneio continental. O brasileiro tem apenas um gol nos últimos nove jogos e tem a pior média desde que chegou a Paris.

Neymar tem 14 gols em 25 confrontos na temporada até o momento, o que lhe dá uma média de 0,56 por partida. Ele ainda tem cinco assistências, duas delas na vitória por 3 a 2 contra o Bayern de Munique, nas quartas de final da Champions, quando foi decisivo.

O atacante, em média, marca um gol ou dá assistência a cada 98 minutos em 2020/21. Nas três temporadas anteriores pelo PSG, Neymar registrou média inferior a 90 minutos, ou seja, com mais de uma participação em gol por jogo. A média atual é sua terceira pior em oito anos no futebol europeu.

Seu único gol nas suas últimas nove partidas foi na goleada por 5 a 0 contra o Angers, pela Copa da França. Antes, o jogador estava há seis jogos sem marcar pelo Paris, segundo pior jejum de Neymar desde que chegou à Europa. O período mais longo do craque sem gols no Velho Continente foi na temporada 2016/17, quando completou 11 partidas sem balançar as redes.

Média de participação em gols (em minutos):

  • 2020/21 (PSG: participou de um gol a cada 98 minutos
  • 2019/20 (PSG): participou de um gol a cada 79 minutos
  • 2018/19 (PSG):participou de um gol a cada 69 minutos
  • 2017/18 (PSG):participou de um gol a cada 60 minutos
  • 2016/17 (Barcelona):participou de um gol a cada 102 minutos
  • 2015/16 (Barcelona):participou de um gol a cada 85 minutos
  • 2014/15 (Barcelona):participou de um gol a cada 91 minutos
  • 2013/14 (Barcelona):participou de um gol a cada 109 minutos

*Dados divulgados na íntegra no site do Globo Esporte

Jejum no mata-mata

Neymar deu duas assistências na partida de ida contra o Bayern de Munique, exagerou nas bolas na trave no segundo jogo diante dos alemães, e passou em branco novamente frente ao Manchester City. Ele completou seis duelos pelo mata-mata da Champions sem gols.

A última vez que Neymar balançou as redes em um jogo eliminatório da Liga dos Campeões foi no2 a 0 contra o Borussia Dortmund, nas oitavas de final de 2019/20, em março de 2020. Ao todo, o craque disputou nove jogos de mata-mata da Champions pelo PSG e marcou dois gols, ambos nas partidas contra a equipe alemã no ano passado.

É bom ressaltar que ele foi desfalque em 2019 e nas oitavas deste ano. Além disso, Neymar foi decisivo contra Atalanta, RB Leipzig e Bayern de Munique, duelos que aconteceram no período de seis partidas de seca do craque no mata-mata da competição.

No Barcelona, o camisa 10 jogou em 19 partidas de jogos eliminatórios da Liga dos Campeões e fez 11 gols. O período de maior destaque foi na reta final de 2014/15, quando marcou sete vezes em cinco partidas nos confrontos com PSG, Bayern de Munique e Juventus pelas quartas de final, semifinal e final, respectivamente.

Com seus seis gols da fase de grupos, Neymar é o vice artilheiro do PSG na atual edição da Champions, atrás de Mbappé, que tem oito gols.

Com a derrota por 2 a 1 em casa na partida de ida das semifinais, o PSG tem que marcar ao menos dois gols na Inglaterra para avançar à final. Se vencer por 1 a 0, o City avança pelos gols marcados em Paris. Um novo 2 a 1 a favor da equipe francesa leva o jogo para a prorrogação, e qualquer outra vitória por um gol de diferença é favorável aos visitantes. Os dois se enfrentam em Manchester, na próxima terça-feira (4).

LEIA MAIS

Real Madrid x Chelsea: Qual elenco do duelo da semifinal da Champions League vale mais?