Estrelas como Durant, Curry e Wall voltam à franquia
Dois meses após o título conquistado pelo Los Angeles Lakers, na Bolha da Flórida, a NBA volta nesta sexta-feira, com os jogos da pré-temporada, com “velhas novidades” no seleto casting das grandes estrelas da Liga. Enquanto LeBron James e Anthony Davis enfileiravam vitórias na última temporada, craques lesionados trabalhavam silenciosamente na recuperação de seus corpos. Kevin Durant, Stephen Curry e John Wall são exemplos de talentos que precisaram ter paciência, dedicação e equilíbrio mental para suportar um longe processo de trabalho, incertezas e muitas dores.
Na galáctica NBA, o ditado sempre valeu: antiguidade é posto. Quem ao longo dos anos conquistou certo estrelato é respeitado por adversários, franquias, público e imprensa, mas em uma liga que forma tantos novos talentos a cada ano, uma pergunta silenciosa paira no ar: Será que esses jogadores conseguirão retomar o desempenho em alto nível apresentado antes das lesões?
Kevin Durant não tem mais o que provar. Com 32 anos, já considerado um dos maiores jogadores da história do basquete, o craque contratado pelo Brooklyn Nets em 2019 tem uma galeria repleta de prêmios em casa. Eleito o MVP da temporada 2014 e grande destaque nas conquistas dos dois anéis pelo Golden State Warriors, Durant sofreu séria lesão nos playoffs de 2019, quando tentava o tricampeonato com a equipe de Oakland. Ainda assim, o rompimento no tendão de aquiles não impediu que várias franquias disputassem o craque, que escolheu o desafio de liderar o Nets a partir da temporada 2020/2021.
– Não dá pra descrever muito bem como é a recuperação de uma contusão no tendão de aquiles. Não é nada perto de uma contratura ou distensão muscular. Tive que reaprender a andar. Passei por cirurgias e contusões antes mas nada parecido com isso. Os primeiros três meses foram intensos e difíceis. Aprender como andar, depois reaprender como correr, tentar pular novamente. Foram grandes desafios – lembra KD.
Com 32 anos, mesma idade de Durant, Stephen Curry é conhecido como o maior arremessador da história da NBA. “Um atleta que mudou o jogo”, gostam de repetir os comentaristas americanos. O armador que nunca chamou a atenção pelos músculos ou pela explosão atlética, conseguiu atingir um impacto profundo na maneira como as equipes se preparam taticamente. A partir de Curry, o chute de três passou a ser fundamental no sucesso de qualquer time.
– A gente precisa ver como vão ser as coisas quando as partidas começarem. Vejo o time (Golden State Warriors) em uma boa situação, com sólidos movimentos na janela de trocas. Me sinto muito privilegiado de ainda me destacar na liga com tantos jovens talentos aparecendo a cada ano. Meu pai (Dell Curry) jogou 16 anos na NBA, quero pelo menos igualar essa marca. (Risos) Me sinto bem com meu corpo, ansioso pra começar a temporada e sentir novamente aquela adrenalina – disse Stephen Curry.
Confira o calendário da pré-temporada:
Sexta-feira, 11/12
Orlando x Atlanta
New York x Detroit
Houston x Chicago
LA Clippers x L.A. Lakers
Sacramento x Portland
Sábado, 12/12
Toronto x Charlotte
Indiana x Cleveland
Oklahoma City x San Antonio
Dallas x Milwaukee
Memphis x Minnesota
Denver x Golden State
Phoenix x Utah
Domingo, 13/12
Orlando x Atlanta
Washington x Brooklyn
New York x Detroit
Houston x Chicago
Sacramento x Portland
LA Clippers x L.A. Lakers
Segunda-feira, 14/12
Indiana x Cleveland
Toronto x Charlotte
New Orleans x Miami
Dallas x Milwaukee
Memphis x Minnesota
Phoenix x Utah
Terça-feira, 15/12
Boston x Philadelphia
San Antonio x Houston
Golden State x Sacramento
Quarta-feira, 16/12
Cleveland x New York
Chicago x Oklahoma City
Portland x Denver
L.A. Lakers x Phoenix
Quinta-feira, 17/12
Charlotte x Orlando
Detroit x Washington
San Antonio x Houston
Atlanta x Memphis
Minnesota x Dallas
Utah x LA Clippers
Golden State x Sacramento
Sexta-feira, 18/12
Philadelphia x Indiana
Miami x Toronto
Brooklyn x Boston
Cleveland x New York
Milwaukee x New Orleans
Chicago x Oklahoma City
Portland x Denver
L.A. Lakers x Phoenix
Sábado, 19/12
Charlotte x Orlando
Detroit x Washington
Atlanta x Memphis