Home Futebol Meta de pontos pode garantir Brasileirão ao São Paulo

Meta de pontos pode garantir Brasileirão ao São Paulo

Tricolor tem mais 11 rodadas pela frente

Eliminado da Copa do Brasil há menos de uma semana, o São Paulo volta todo o seu foco para a briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (6), às 21h30 (de Brasília), o time volta a campo para enfrentar o Red Bull Bragantino, fora de casa, pela 28ª rodada.

Na ponta da tabela do Brasileirão, com 56 pontos, e a 11 rodadas do término da competição, o Tricolor começa a fazer contas pelo troféu que não conquista desde 2008.

Até esta rodada, a equipe comandada por Fernando Diniz tem 7 pontos de vantagem para o vice-líder Atlético-MG. A distância é a mesma para o 3º colocado Flamengo. No entanto, o time carioca tem um jogo a menos e ainda pode diminuir essa diferença para 4 pontos.

Para ser campeão então, o São Paulo tem uma meta óbvia: depende apenas de si, e se vencer todas as partidas até o final, levantará a taça.

No entanto, tropeços podem (e devem) acontecer até o fim do Campeonato Brasileiro. Por conta disso, alguns aspectos históricos ajudam o Tricolor a traçar uma meta de pontos que dão um panorama do que pode ser feito para essa conquista não escapar.

Desde que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos passou a ser disputado por 20 times, em 2006, o máximo de pontos que o vice-líder alcançou foi 74. Isso aconteceu com o Santos de 2019 – o Flamengo foi campeão com 90 pontos.

Diante desse dado, o Tricolor precisaria de pelo menos mais seis triunfos e um empate nas próximas 11 partidas. A combinação deixaria o elenco de Fernando Diniz com 75 pontos (56 atuais mais os 19 conquistados).

De acordo com os dados levantados pelo Globo Esporte, a média de pontuação dos campeões brasileiros desde 2006 é de 77 pontos.

Veja os últimos 11 confrontos do São Paulo:

  • 06/01 – Bragantino (fora)
  • 10/01 – Santos (casa)
  • 17/01 – Athletico-PR (fora)
  • 20/01 – Internacional (casa)
  • 23/01 – Coritiba (casa)
  • 31/01 – Atlético-GO (fora)
  • A definir – Palmeiras (casa)
  • A definir – Ceará (casa)
  • A definir – Grêmio (fora)
  • A definir – Botafogo (fora)
  • A definir – Flamengo (casa)

Vantagem quase nunca esperada

Ainda com base nos dados do ge, na história dos pontos corridos, somente o Palmeiras, em 2009, perdeu o título brasileiro após uma vantagem tão elástica na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O time alviverde tinha 10 pontos de diferença sobre o Flamengo, que era o 6º colocado faltando 11 jogos. O time rubro-negro foi o campeão. Essa foi a maior diferença tirada no Brasileirão por pontos corridos.

Campeão do turno

Outro fator histórico a se apegar é o de campeão do turno. Desde 2006, apenas em quatro edições do Campeonato Brasileiro o campeão do primeiro turno não foi o campeão da competição (2008, 2009, 2012 e 2018). Nesta temporada, o Tricolor foi o campeão do turno após partidas atrasadas que teve de cumprir por conta de adiamentos na tabela.

O ponto negativo é que o último time que deixou escapar essa vantagem foi justamente o São Paulo. Em 2018, o Tricolor comandado por Diego Aguirre foi o líder das primeiras 19 rodadas, mas viu o rival Palmeiras ficar com a taça.

Campanha animadora

O São Paulo tem tido desempenho animador na competição. Além de ser o líder do Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem o melhor ataque (47 gols) e a melhor defesa, ao lado do Grêmio (22 gols sofridos).

A equipe ainda é a melhor visitante (25 pontos conquistados) e a segunda melhor mandante (31 pontos) – perde apenas para o Atlético-MG (33 pontos).

LEIA MAIS

Casares evita prometer reforços no São Paulo e não descarta vender garotos

- Advertisment -

Popular

Após 22 anos, Grêmio marca 8 gols em um único jogo

Tricolor repetiu resultado de 1999, pelo Gauchão A noite desta última quinta-feira (6), foi histórica. Não pela grandiosidade do oponente ou da competição, mas o...

NBA tem recorde de Raulzinho, lesão de Davis, Bush na torcida e show de Curry

Brasileiro tem sua melhor partida na NBA, pivô volta a preocupar os Lakers, e ex-presidente dos Estados Unidos vai à arquibancada Sete jogos movimentaram a...

Palmeiras vence e elimina Santos, que corre risco de rebaixamento

Com a derrota, o Santos joga sua vida na elite do futebol paulista contra o São Bento. Caso perca, o Peixe será rebaixado pela...

Fluminense empata com o Junior Barranquilla e segue líder do seu grupo

Após saga para chegar a Guayaquil, time comandado por Roger Machado consegue empate com gol do garoto Kayky Depois de uma verdadeira saga para chegar...