
Craque argentino chega aos 644 gols oficiais pelo mesmo clube, o Barcelona e passa número do ídolo brasileiro
A última terça-feira (22), foi todinha do craque argentino Lionel Messi no Barcelona. Autor de um gol e uma assistência na vitória por 3 a 0 contra o Valladolid, no José Zorrilla, pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 10 chegou aos 644 gols oficiais pelo mesmo clube e bateu a marca de Pelé na estatística. Após a grande atuação e o recorde, o jogador comemorou o feito com uma publicação nas redes sociais. E foi humilde.
“Quando comecei a jogar futebol, nunca pensei que quebraria nenhum recorde. E menos ainda o que conquistei hoje que tinha Pelé… Só posso agradecer a todos que me ajudaram nesses anos, meus companheiros, minha família, meus amigos e todos que me apoiam todos os dias. Abraço!!”, escreveu Messi em sua conta oficial no Instagram.
O argentino havia igualado a marca de Pelé no último sábado (19), no empate por 2 a 2 com o Valencia. Na ocasião, ele recebeu os cumprimentos do Rei e também agradeceu ao maior ídolo do futebol brasileiro pela mensagem. O ex-jogador afirmou que, assim como Messi, sabe “o que é amar usar a mesma camisa todos os dias” e afirmou admirar o craque do Barça.
Messi agradeceu a Pelé pela mensagem e escreveu, em espanhol, que as palavras “significavam muito”. “Muito obrigada por sua mensagem carinhosa, Pelé. A verdade é que foi lindo vê-lo jogar, e essas palavras significam muito vindas de alguém tão grande como você. Um grande abraço!”.
Pelé marcou 643 gols em 660 jogos oficiais pelo Santos na carreira, o que lhe dá uma média de 0,97 por partida. Messi chega aos 644 gols em 749 partidas pelo Barcelona, com uma média de 0,85 por jogo.
No total, o Santos contabiliza 1.091 feitos por Pelé em 1.281 partidas. A diferença se dá porque 448 gols (41% do total) foram marcados em amistosos. No caso de Messi, contando os 37 marcados em 58 amistosos no clube do catalão, o camisa 10 do Barça tem um total de 681 gols em 807 apresentações.
Pelé atuou em uma época na qual o futebol brasileiro e sul-americano não tinha calendário oficial tão definido como atualmente. Diante do enorme sucesso do Rei, o Santos preferiu fazer várias excursões pelo mundo e disputar torneios amistosos que eram muito mais rentáveis tanto financeiramente quanto esportivamente falando nas décadas de 60 e 70. Vários deles foram contra as melhores equipes da época.
Messi chegou aos 13 gols na temporada, dos quais sete são no Campeonato Espanhol. Após a partida, ele embarcou rapidamente para a Argentina, onde passará o Natal.
Com os gols de Messi, Braithwaite e Lenglet, o Barcelona ocupa a 5ª posição da La Liga, com 24 pontos, 8 a menos que o líder e cinco a menos que o Real Madrid. O Valladolid ocupa a 18º lugar com 14 pontos, na zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Barça encara o Eibar, na próxima terça-feira (29), no Camp Nou. No mesmo dia, o Valladolid enfrenta fora de casa o Cádiz.
LEIA MAIS
Juventus supera o Barcelona fora de casa e passa em primeiro do grupo