Home Mais Esportes Medina perde para John John na final e é vice-campeão em Pipeline

Medina perde para John John na final e é vice-campeão em Pipeline

Tatiana Weston-Webb fica em 3º, e Tyler Wright vence etapa inédita no feminino

Gabriel Medina lutou até o fim neste último domingo (20), mas quem levou o duelo entre bicampeões mundiais, por apenas 67 centésimos, foi John John. A 50º edição do Pipe Masters fica então com os donos da casa. O havaiano conquistou seu primeiro título na competição mais importante do surfe mundial e assumiu a liderança do ranking na abertura da temporada 2021. Italo Ferreira foi eliminado nas semis para Medina e terminou em 3º.

No encerramento do primeiro evento da elite feminina disputado em Pipe, Tatiana Weston-Webb parou nas semis contra a tetracampeã mundial Carissa Moore. A etapa que iniciou na Ilha de Maui e foi transferida para Oahu após um ataque fatal de tubarão, teve como campeã a australiana Tyler Wrigth. Foi a primeira vez que a elite feminina do surfe competiu em Pipeline.

Essa foi a quinta final (2014, 15, 18, 19 e 20) de Medina em Pipeline em 10 temporadas no Tour. O único título foi em 2018, quando Gabriel se tornou bicampeão mundial. No caminho até sua quinta decisão, o surfista teve a revanche da final de 2019 com Italo Ferreira nas semis e venceu.

Na bateria decisiva, Gabriel iniciou comandando as ações contra seu adversário John John, que vinha sendo o grande destaque do dia até então. Medina pegou as duas primeiras ondas, melhorou a nota na terceira e abriu uma liderança com 11,10 pontos no somatório.

Após aguardar 10 minutos pela primeira onda, John John correu atrás em tubos intermediários e conseguiu encostar com 10,94 no total. Restando 5 minutos para o fim, o havaiano chegou à virada e deixou Gabriel precisando de um 5,10 para voltar à liderança. O brasileiro ainda tentou em um último tubo, mas acabou ficando preso e não conseguiu. Placar final: 11,77 a 11,10 para Florence.

“Foi estranho começar a temporada aqui de Pipe. Não teve aquela pressão de sempre e a gente pode só pensar em surfar. O John é um grande amigo e um dos surfistas que mais conhece essa onda. Foi um final difícil, mas espero que possamos ter outras em breve”, falou Medina, que apesar da rivalidade nunca tinha feito antes uma final com o havaiano.

De Pipeline, a elite do surfe mundial permanece no Havaí para a segunda etapa da temporada 2021, que começa dia 19 de janeiro, em Sunset Beach.

Viradas de Gabriel e lesão de Italo

Por estarem do mesmo lado da chave, Medina e Italo não poderiam repetir a final de 2019. Apenas se encontrarem na semifinal. E foi o que aconteceu. Abriram o último dia do Pipe Masters derrotando os australianos Ryan Callinan e Jack Freestone.

Nas quartas, os brasileiros encararam os algozes dos compatriotas Jadson André e Miguel Pupo, eliminados nas oitavas. Italo abriu a bateria contra o francês Jeremy Flores sendo engolido por um tubão para Backdoor e acabou se machucando .

Mesmo sentindo muitas dores nas costelas e com um corte na cabeça, o brasileiro voltou para o fundo e ainda deu um show na bateria, avançando para as semifinais. Já Medina passou pelo japonês Kanoa Igarashi com uma virada nos últimos instantes.

Semis só com os campeões mundiais

Na primeira bateria das semis estavam ninguém menos que os dois melhores surfistas da história de Pipeline. O bicampeão mundial John John Florence não deu chances para Kelly Slater. O havaiano conseguiu o maior somatório do campeonato (18,16 pontos) para derrotar o 11 vezes campeão mundial, que só fez 9,53 pontos, mas acabou zerado por ter cometido uma interferência na última onda.

Na repetição da final de 2019, Italo veio para a bateria contra Gabriel vestindo colete de proteção. Medina dominou a “revanche” do início ao fim, mas deixou a porta aberta para Italo virar na última onda. Só que o atual campeão mundial não conseguiu sair de um tubo nos segundos finais, e Gabriel avançou para pegar John John e chegar à sua quinta final em Pipe em 10 anos.

Confira os resultados das baterias finais do Pipe Masters na íntegra através do site Globo Esporte.

LEIA MAIS

Ítalo e Medina avançam às oitavas em Pipe

- Advertisment -

Popular

Suns vencem e adiam classificação dos Blazers aos playoffs

Devin Booker acerta dois lances livres no final e da vitória aos locais sobre o Portland por 118 a 117 Com um final de arrepiar,...

Jardine convoca Claudinho, Pedro e Gerson para a seleção olímpica

Atletas do Flamengo e atleta do Bragantino são novidades na lista de convocados para a próxima Data Fifa O treinador André Jardine anunciou nesta sexta-feira...

Corinthians fracassa ao apostar no Paulistão como único caminho viável

Timão usa equipe B contra Peñarol e cai na Sul-Americana Muita gente lamentou quando o Corinthians ficou fora da zona de classificação da Libertadores via Brasileirão-2020. Mas...

NBA: volta de Harden e estreia de Didi agitam a rodada

Noite de quarta-feira também tem homenagem a Varejão e suor dos Lakers sem LeBron e Davis Depois de mais um mês fora das quadras, James...