Home Mais Esportes Gabriel Medina vira 9º maior vencedor da história

Gabriel Medina vira 9º maior vencedor da história

Título em Rottnest Island foi o 16º da carreira do surfista, que fica a 1 do tetracampeão Mark Richards. Mick Fanning elogia o brasileiro

O começo de temporada arrasador de Gabriel Medina está colocando o mundo do surfe em alerta. Com os 2 títulos conquistados até o momento, sendo o último na madrugada de terça-feira (25) em Rottnest Island, o brasileiro se isolou na liderança da Liga Mundial de Surfe (WSL) e assumiu uma colocação especial entre os maiores vitoriosos da história do esporte. Medina agora soma 16 vitórias na carreira e subiu para a 9ª posição no ranking que tem Kelly Slater disparado na ponta.

O 11 vezes campeão do mundo segue isolado com 55 títulos no total. Um feito que parece inalcançável hoje em dia. Já alguns outros atletas que estão logo abaixo de Slater começam a reconhecer que será uma questão de tempo até Gabriel ultrapassá-los.

Um deles, que comentou sobre o assunto recentemente, foi o atual número 4 dessa lista: o tricampeão mundial Mick Fanning. Durante a campanha de Gabriel na Austrália, ainda no mês de abril, na competição de Sydney, Mick foi perguntado o quanto ele achava que sua colocação estaria ameaçada.

Apesar de Medina ainda ter naquele momento 14 vitórias, o australiano dono de 22 triunfos no tour riu da pergunta, como se não existissem dúvidas do potencial do brasileiro. E foi categórico na resposta:

“Ele (Gabriel) vai me expulsar da água (risos). Ele venceu 2 eventos na segunda metade do ano em sua temporada de estreia no tour (em 2011). Ele simplesmente veio e explodiu. O talento dele é de outro mundo”, disse Mick durante a transmissão da WSL. A entrevista foi divulgada na íntegra no site do Globo Esporte.

Confira o top-10 dos maiores vencedores da história:

1º – Kelly Slater (EUA) – 55 vitórias
2º – Tom Curren (EUA) – 33
3º – Tom Carroll (AUS) – 26
4º – Mick Fanning (AUS) – 22
5º – Andy Irons (HAV) – 20
6º – Damien Hardman (AUS) – 19
7º – Barton Lynch (AUS) – 17
7º – Mark Richards (AUS) – 17
9º – Martin Potter (GBR) – 16
9º – Gabriel Medina (AUS) – 16

Principal rival do brasileiro na campanha de 2014, Mick Fanning foi além na entrevista concedida à WSL. Ele colocou o talento de Medina em um patamar acima de dois dos maiores atletas do esporte de todos os tempos. “Ele é incrível. É um competidor nato e, o talento que ele tem, é como …. olha, eu surfei contra caras como Kelly Slater, Andy Irons… e acho que Gabriel está em um nível diferente”.

Após aquela entrevista, Gabriel conquistou a etapa de Sydney de forma incontestável. Ele vinha de 2 vices consecutivos nas primeiras etapas do ano (Pipeline e Newcastle), e já poderia ter agora 18 triunfos no currículo.

Empatado com a lenda britânica Martin Potter, campeão mundial em 1989, Medina está a uma vitória de se igualar a duas referências do surfe mundial: o tetracampeão Mark Richards e Barton Lynch, melhor do mundo em 1988. E as chances de isso acontecer na próxima etapa, a partir do dia 18 de junho, na piscina de ondas do Surf Ranch, são gigantescas.

Vale destacar que, em 1989, o Circuito Mundial chegou a ter um recorde de 25 etapas na temporada. E que nesse período entre 1984 e 1991, a possibilidade de triunfos era ainda maior com o circuito inchado, tendo entre 17 e 25 provas por ano. Desde que Medina entrou no meio do Tour, em 2011, cada temporada teve no máximo 11 campeonatos – tirando 2020, que o circuito foi cancelado devido a pandemia da Covid-19.

Slater e Curren: recorde de 7 vitórias no ano

O recorde de vitórias em uma única temporada pertence a Kelly Slater e ao tricampeão mundial Tom Curren. Os dois americanos conquistaram 7 etapas em somente um ano, sendo que Slater conseguiu com 14 provas (1996) e Curren, com 21 (1990).

No entanto, o melhor percentual de triunfos conquistados em uma única temporada até hoje foi em 2008. Foi quando Kelly conseguiu vencer 6 das 11 etapas para se tornar eneacampeão mundial de surfe.

O máximo de vitórias de Medina em um ano foram 3. Justamente em 2014 e em 2018, quando o brasileiro se consagrou campeão mundial.

LEIA MAIS

Gabriel Medina é campeão de Rottnest Search

- Advertisment -

Popular

Jogos Campeonato Costa Rica primeira divisão

Último jogo do campeonato foi entre ADR Jicaral e Sporting San Jose O último jogo do Campeonato da Costa Rica primeira divisão aconteceu no dia...

Tudo sobre o ex-jogador Emerson Sheik

Foto: Divulgação Wikipédia. Conheça a carreira do ex-jogador catarinense de futebol Emerson Sheik Marcio Passos de Albuquerque, conhecido como Emerson Sheik, nasceu em Nova Iguaçu no...

Flamengo: maior time do Brasil

Foto: Divulgação/Flamengo. Liderando o rankings dos maiores times brasileiros está o Flamengo O maior time do Brasil é o Flamengo, o time possui 60 títulos incluindo...

Conheça as 10 maiores torcidas do Brasil

O Brasil é o país do futebol, certo? Por isso, aqui você também encontra as maiores torcidas O futebol é o esporte mais praticado e...