Redes sociais possuem um papel cada vez maior no consumidor esportivo
Que o avanço tecnológico mudou o mundo, nós já sabemos. Mas nem tudo nessas mudanças foi positivo, por exemplo, em alguns aspectos no marketing esportivo, as redes sociais com papel de comércio eletrônico podem trazer algumas dificuldades.
De acordo um estudo feito com consumidores de artigos esportivos em Natal/RN, as mídias sociais aproximam empresas e consumidores, mas ao mesmo tempo também podem afastar por conta do boca a boca eletrônico negativo praticado no Instagram e as suas decisões de compra.
A pesquisa teve participação de homens e mulheres que realizam compras de artigos esportivos online, a fim de entender quais os pontos negativos têm mais impacto nos consumidores.
Segundo a pesquisa, os comentários negativos que mais têm relevância para os participantes estão relacionados a: à baixa qualidade do produto, aos serviços de pós-venda falhos, como política de troca e contato com a empresa e aos serviços de logística, envolvendo prazos de entregas vencidos.
Além disso, durante o estudo, foi identificado que a maioria dos participantes possuem alguns critérios antes de realizar a compra. Por exemplo, a certificação da veracidade dos perfis que realizam comentários negativos no Instagram, o que causou o comentário negativo e a experiência de uso, em caso de produtos.
Tendo isso em vista, os participantes também afirmaram que já deixaram de realizar alguma compra de artigos esportivos online por causa de comentários negativos. Mesmo sendo um pouco difícil trabalhar com mídias sociais, como o Instagram, existem algumas coisas que ajudam na credibilidade de um perfil. Confira algumas dicas que separamos.
Marketing Esportivo: 7 dicas para vender no Instagram
1 – Tenha um perfil comercial
A primeira dica é super básica, mas pode fazer a diferença. Se o seu objetivo no Instagram é vender, crie um perfil comercial, pois além de você ter acesso a informações relevantes para entender seu público-alvo, também passa mais credibilidade do que vender produtos em uma conta pessoal.
2 – Escreva uma boa biografia
A biografia, também conhecida como bio, pode ajudar na hora de conquistar um cliente. Neste espaço você deve contar um pouco sobre sua loja, citando as principais características, por exemplo, quais produtos ou serviços são oferecidos e como funciona a compra ou contratação dos mesmo.
3 – Faça postagem relevantes
Após você conquistar um novo seguidor no seu perfil comercial, seu próximo objetivo deve ser mantê-lo interessado no seu perfil. Para fazer isso, é importante realizar postagens relevantes no seu cotidiano, como por exemplo, posts informativos, que contenham novidades, etc. Não poste apenas sobre suas vendas!
4 – Faça posts de vendas de qualidade
Mesmo sendo importante não ter somente posts de vendas no seu perfil, esse tipo de conteúdo também deve aparecer no feed dos seus seguidores. Mas lembre-se que precisam sem caprichados, por isso, invista na qualidade das fotos e no conteúdo do post, para atrair e engajar os usuários.
5 – Use hashtags
As hashtags podem parecer fora de moda, mas para perfis comerciais são muito importantes, pois ajudam a atingir mais usuários no Instagram. Por esse motivo, utilize hashtags nos seus posts, mas lembre-se de escolher as mais relevantes e que tenham mais a ver com o seu negócio.
6 – Faça stories
Os stories são um recurso ótimo para ser explorado, pois podem causar muito engajamento para você. Por isso, faça stories diariamente, mas de qualidade, criativos e que instigam os usuários.
7 – Interação com os seguidores/usuários
A sua presença vai ser lembrada não somente pelo conteúdo do perfil, mas também por causa da sua interação com os usuários no Instagram. Portanto, resposta aos comentários, as mensagens enviadas pelo direct, as menções no stories, etc – sejam eles comentários positivos ou negativos.
Leia também:
Tecnologia nos esportes: conheça 5 que mudaram a rotina
Inclusão no esporte para deficientes: importância e benefícios