Marcelinho Huertas brilha em vitória do Tenerife na liga ACB de basquete

Foto: Divulgação Tenerife
Foto: Divulgação Tenerife

O armador brasileiro foi o cestinha da partida na vitória sobre o Real Betis na prorrogação em jogo válido pela liga ACB

A rodada 10 da Liga espanhola de basquete masculino foi disputada nesse fim de semana e o grande destaque entre os brasileiros foi mais uma vez Marcelinho Huertas. O armador teve grande atuação e levou o Tenerife a vencer o Betis por 77 a 73 neste domingo (8), o que mantém a equipe das Ilhas Canárias na segunda posição na liga, atrás apenas do invicto Real Madrid.

Huertas deixou a função de garçom de lado e foi cestinha de sua equipe, com 19 pontos em 25 minutos em quadra .O brasileiro foi decisivo nos lances livres, convertendo os 6 que bateu, o que foi muito importante para a vitória da equipe. Giorgio Shermadini foi outro destaque do Tenerife com 15 pontos.

O jogo entre Obradoiro e Joventut Badalona foi adiado por uma série de casos positivos de Covid-19 no time catalão.

Confira os resultados e os destaques brasileiros:

Tenerife 77 x 73 Real Betis

Triunfo de virada dos “tinerfeños” (14 x 20, 21 x 14, 22 x 19 e 20 x 20), com atuação destacada do brasileiro Marcelinho Huertas, cestinha do jogo com 19 pontos, em 25 minutos em quadra e 100% de aproveitamento nos lances livres (seis em seis), além de um rebote defensivo e duas assistências (é o quinto melhor da liga, com 5,6 de média). O principal pontuador dos béticos foi Youssou Ndoye, autor de um duplo-duplo (16 pontos e 12 rebotes).

Real Madrid 79 x 68 Fuenlabrada

Os madridistas somaram sua décima vitória e seguem invictos, depois de sofreram nos dois primeiros quartos (18 x 24 e 15 x 16) e virarem com um ótimo terceiro quarto (28 x 11e 18 x 17 depois do intervalo), apesar do cansaço aparente por sua nona partida em 20 dias. Cinco jogadores merengues fizeram mais de dez pontos: Jaycee Carroll (18), Walter Tavares (autor de um duplo-duplo de 12 pontos e dez rebotes), Alberto Abalde (13), Facu Campazzo (13) e Trey Thompkins (11). No entanto, Melo Trimble, do Fuenla, foi o cestinha, com 23 pontos. De negativo a atuação de Sergio Llull, que terminou com -12 de eficiência, seu pior número desde que chegou ao Real em 2007, com apenas um acerto em 11 arremessos de quadra (zero em seis nas bolas de três), cometer quatro faltas e perder duas posses de bola.

Leo Meindl teve boa atuação, marcando 8 pontos , pegando 5 rebotes e dando 4 assistências  em 30 minutos de jogo.

UCAM Murcia 74 x 78 Gran Canaria

O time visitante pôs fim a uma sequência de sete derrotas, num confronto que dominou desde o início e os quatro pontos de vantagem não refletem o que foi o jogo, onde esteve 17 à frente durante o último quarto (21 x 11, 18 x 22, 24 x 17 e 15 x 24). Jogadores da equipe murciana, Emanuel Cate e Conner Frankamp, ambos com 16 pontos, foram os cestinhas. O brasileiro Augusto Lima, em 19 minutos, anotou apenas dois pontos, pegou oito rebotes (é o quarto melhor da Liga, com 6,9 de média) e deu uma assistência. Seu compatriota Rafa Luz não entrou em quadra. O principal pontuador dos “isleños” foi Marc Costello, com 15.

Classificação

1- Real Madrid: dez vitórias
2- Tenerife: sete vitórias e uma derrota
3- Barcelona: sete vitórias e duas derrotas
4- Baskonia: sete vitórias e três derrotas
5- Joventut Badalona: seis vitórias e três derrotas
6- Manresa: seis vitórias e quatro derrotas
7- -San Pablo Burgos: cinco vitórias e três derrotas
8- Unicaja Málaga e Obradoiro: cinco vitórias e quatro derrotas
10- UCAM Murcia: quatro vitórias e quatro derrotas
11- Valencia: quatro vitórias e cinco derrotas
12- Estudiantes: quatro vitórias e seis derrotas
13- Andorra: três vitórias e quatro derrotas
14- Fuenlabrada: três vitórias e seis derrotas
15- Real Betis, Zaragoza e Gran Canaria: duas vitórias e sete derrotas
17- Bilbao e Gipuzkoa: uma vitória e sete derrotas

Estatísticas

Melhor ataque: Manresa = 852 pontos
Pior ataque: Gipuzkoa = 548
Melhor defesa: Andorra = 555
Pior defesa: Manresa = 849
Melhor saldo: Real Madrid = +146
Pior saldo: Gipuzkoa = -121
Maior pontuador em um só jogo: 33 = Marc García (Fuenlabrada)
Principal cestinha: Melo Trimble (Fuenlabrada) = 20,8 pontos de média
Principal reboteiro: Ondrej Balvin (Bilbao) = 7,5 rebotes de média
Principal assistente: Dani Pérez (Manresa) = 7,2 assistências de média

LEIA MAIS