
Ídolo argentino vai sofrer procedimento na noite desta terça para drenar pequena hemorragia na região do cérebro
O ídolo do futebol argentino Diego Maradona passará por uma cirurgia no cérebro nesta terça-feira. Na última segunda-feira, o ex-jogador deu entrada em um hospital de La Plata, na província de Buenos Aires, e após a realização de exames os médicos identificaram um hematoma subdural, que é um ligeiro acúmulo de sangue na meninge, no cérebro do técnico do Gimnasia y Esgrima.
De acordo com médicos ouvidos pelo jornal “Clarín”, o problema é decorrente de um trauma, que pode ter ocorrido há pouco tempo ou há vários anos. Maradona está internado em uma clínica em La Plata, cidade onde mora, mas deve ser transferido para um hospital em Buenos Aires.
A expectativa era que Maradona tivesse alta do hospital nesta quarta-feira, mas agora não há mais previsão de saída do argentino. Em entrevista antes do diagnóstico do hematoma, o médico pessoal de Diego, Leopoldo Luque, afirmou que Maradona estava bem e que a internação não foi de urgência.
– Está melhor do que ontem (segunda), e a ideia é ficar um dia mais. Ele está anêmico e um pouco desidratado. Queremos melhorá-lo de tudo que seja possível. Precisamos de um pouco mais de tempo. Como ele está bem, ele tem vontade de sair. Está bem de ânimo, e estávamos brincando. Está absolutamente consciente da situação. Ficará por três dias aproximadamente, esperamos que queira ficar até amanhã, porque aqui podemos monitorá-lo melhor, e o diagnóstico é mais rápido – disse Luque.
LEIA MAIS: Rodrigo Caio e Militão são cortados, e Tite convoca Felipe e Diego Carlos para a seleção
Em uma recente entrevista ao canal de TV América, a última namorada de Maradona, Rocío Oliva, contou que o ex-craque precisa se manter longe do álcool em razão dos remédios que toma para hipertensão, ansiedade e dificuldade de dormir. Mas o tema causa brigas entre a família do ex-jogador e com quem está a sua volta, como advogados e dirigentes do Gimnasia – enquanto uns tiram a bebida, outros o abastecem.
Outro ponto de analise são as oscilações de humor de Maradona que foram reveladas pelo seu médico ao canal DirecTV na noite de ontem. Muitas vezes, Diego tem dificuldade para falar e não demonstra vontade de interagir, o que jamais fez parte do seu perfil. O médico revelou também que a internação foi uma surpreendente brecha autorizada por Maradona para cuidar da saúde.
A surpresa do anúncio da cirurgia de Maradona neste fim de tarde foi explicada desta maneira pelo seu médico: “Os exames mostraram que isto era o melhor a fazer. Não tínhamos esta previsão, agora com os resultados, temos.”.
A cirurgia é considerada de baixo risco pelos muitos médicos que passam pelos canais da TV argentina. A operação é semelhante à que foi submetida Cristina Kirchner em outubro de 2013, recebendo alta cinco dias depois.
Campeão mundial em 1986 e um dos maiores ídolos da Argentina, Maradona completou 60 anos na última sexta-feira e recebeu inúmeras homenagens.
Técnico do Gimnasia, ele esteve presente no Estádio do Bosque para a estreia de sua equipe na Copa Liga Profissional, na vitória por 3 a 0 contra o Patronato. No entanto, ficou apenas até os 18 minutos do primeiro tempo e foi embora com familiares e pessoas próximas.
LEIA MAIS