Ex-jogador sofreu uma parada cardiorrespiratória um mês depois de passar por cirurgia no cérebro
Diego Maradona, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, morreu na manhã desta quarta-feira (25), aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele estava em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. A informação foi confirmada pelo biógrafo do jogador.
A saúde de Maradona já estava precária desde o início do mês, quando ele foi operado de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma “baixa anímica, anemia e desidratação” e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool.
Maradona passou mal pela manhã. Segundo a imprensa argentina, seis ambulâncias foram chamadas para atender o ex-jogador, mas os médicos não conseguiram salvá-lo.
O “pibe de ouro” sofreu uma delicada cirurgia no cérebro no começo do mês e recebeu alta oito dias depois, após drenar uma pequena hemorragia.
O médico Leopoldo Luque afirmou na ocasião que a cirurgia era considerada simples, mas havia preocupação pela condição de saúde do ex-jogador.
Campeão mundial na Copa de 1986, quando ficou eternizado pelos gols que marcou contra a seleção da Inglaterra, Maradona era reverenciado e tratado como Deus na Argentina.
“Muitas vezes me dizem: você é Deus. E eu respondo: vocês estão equivocados. Deus é Deus e eu sou simplesmente um jogador de futebol”, afirmou o craque argentino em 1991.
Seu gol de mão contra a Inglaterra ficou mundialmente conhecido pela “mão de Deus”. O outro gol, em que Maradona driblou metade do time (inclusive o goleiro), foi eleito pela Fifa em 2002 como o mais bonito da história das Copas do Mundo
A luta contra as drogas
Craque inigualável nos gramados, Maradona travou uma luta fora dos campos. A carreira dele foi marcada por escândalos como o doping na Copa do Mundo e o abuso de drogas. Em sua autobiografia, Maradona revelou que começou a usar drogas após a sua chegada ao Barcelona, no começo dos anos 80.
Em 1991, quando jogava pelo Napoli, foi suspenso após ser flagrado no exame antidoping pelo uso de cocaína. Na Copa de 1994, a substância proibida encontrada em seu exame foi a efedrina, que além de ser usada em remédios para emagrecer é um estimulante.
A carreira
Maradona foi descoberto aos 9 anos pelo Argentinos Juniors na favela onde morava, no subúrbio de Buenos Aires. Ele jogou pela equipe profissionalmente entre 1976 e 1981, quando se transferiu para o Boca Juniors.
O bom futebol abriu as portas da Europa e o craque foi para o Barcelona, onde jogou entre 1982 e 1984. Depois, mudo-se para a Itália e formou um dos maiores esquadrões dos anos 80 com o Napoli.
Em 1992, Maradona voltou para a Espanha, desta vez para o Sevilla. Já no final da carreira jogou no Newell’s Old Boys e no Boca. Maradona também teve uma carreira como técnico, com o ponto mais alto dirigindo a Argentina na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Antes dos problemas de saúde, o ídolo era o técnico do clube Gimnasia y Esgrima La Plata.