Home Futebol Veja como Mancini arrumou o Corinthians em três meses

Veja como Mancini arrumou o Corinthians em três meses

De candidato ao rebaixamento para possível classificado à Libertadores

Em apenas 87 dias, o Corinthians deixou a condição de candidato ao rebaixamento para possível classificado à Copa Libertadores deste ano. O período corresponde ao vexame diante do Flamengo, em casa, quando foi derrotado por 5 a 1, pela 17ª rodada do Brasileirão, à goleada sobre o Fluminense por 5 a 0, na última quarta-feira (13), em partida da 29ª rodada.

A comissão técnica liderada por Vagner Mancini conseguiu implementar uma série de mudanças no CT Joaquim Grava, resgatou a confiança da equipe e encontrou uma formação titular potencializada com as boas fases individuais de Fábio Santos, Cazares, Gil e Otero.

Em pouco menos de três meses, o Timão deixou o aproveitamento de 35,2% no Campeonato Brasileiro e conquistou 72,7% dos pontos que disputou no campeonato dali para frente. Confira as mudanças no Corinthians.

Resgate da confiança da equipe

Um dos pilares do trabalho desempenhado por Mancini é dar confiança aos jogadores. Quando chegou ao Corinthians, em outubro de 2020, o técnico encontrou uma equipe abatida com os seguidos maus resultados e a briga contra o rebaixamento. Aos poucos, Mancini e seus auxiliares foram estimulando os atletas a confiarem no trabalho.

Se um jogador tem dificuldade em determinado fundamento, a comissão técnica o estimula a trabalhá-lo nos treinamentos até corrigir o erro e adquirir a confiança necessária. É o caso de Mateus Vital, Bruno Méndez, Gustavo Mosquito, Gabriel e Fagner – todos passavam por momentos individuais ruins e melhoraram após a chegada do treinador.

Aqueles que estão recebendo poucas oportunidades também ganham a atenção necessária. Em novembro, quando Roni e Raul Gustavo foram “emprestados” para a equipe do sub-23, Mancini fez questão de elogiar a atuação dos jogadores no Campeonato Brasileiro de Aspirantes perante toda a equipe.

Melhora do sistema defensivo e consolidação do estilo de jogo

O Corinthians levou 5 gols do Flamengo em apenas 90 minutos, mas na sequência, em 13 jogos disputados, foram 7 gols sofridos – média de 0,54 gol por partida. A melhora do sistema defensivo aconteceu graças à entrega tática de todo o elenco, com destaque para os jogadores do meio e os atacantes de beirada.

A melhora individual de Gil e Fagner e a chegada do latera Fábio Santos também contribuíram. O meio de campo com Gabriel e Ramiro (Cantillo) passou a se preocupar mais com a proteção do sistema defensivo do que com a criação, o que contribuiu para o time ficar mais compacto e consequentemente, mais difícil de ser vazado.

Clima no CT

O aspecto da confiança também ajudou a melhorar o clima no dia a dia do CT Joaquim Grava. Se no começo de 2020, com Tiago Nunes, a conduta era de muita cobrança, treinos exaustivos e hierarquia rígida, com Vagner Mancini as relações melhoraram.

O atual técnico do Corinthians adotou uma conduta de proximidade com os jogadores, participando das brincadeiras da equipe e das punições nos desafios antes e depois dos treinamentos.

Mesmo assim, Mancini não deixa de cobrar seus comandados, mas o faz nos momentos oportunos, como nos treinamentos e nos intervalos dos jogos. Além disso, o técnico mantém o diálogo franco com o elenco e explica suas decisões a todos.

Reforços ajudaram

Depois de conhecer sua mais expressiva derrota na história da Neo Química Arena, o Timão foi ao mercado e trouxe dois reforços de peso: Fábio Santos e Jemerson. Campeão do mundo com o Alvinegro em 2012, o lateral esquerdo assumiu a titularidade na posição, ajudou a fortalecer o sistema defensivo e se tornou um dos líderes do elenco. Jemerson participou de apenas duas partidas, mas já conquistou a vaga entre os titulares.

Além deles, o equatoriano Cazares e o venezuelano Otero – contratados antes da chegada de Mancini – ganharam ritmo de jogo com os preparadores físicos e passaram a ser protagonistas do elenco.

LEIA MAIS

Luan interrompe jejum de 140 dias e tenta recuperar prestígio no Corinthians

- Advertisment -

Popular

Alex Cowboy promete nocaute no UFC de sábado

Seu adversário foi substituído por Ramazan Kuramagomedov Alex Cowboy levou um susto na última segunda-feira (22), quando deixou a cidade de Três Rios (RJ) rumo...

Rodrigo Caio reencontra São Paulo no Morumbi pela primeira vez desde saída

Absoluto no Flamengo, zagueiro fará seu primeiro jogo contra o time que o revelou no estádio Não é só Rogério Ceni que terá um reencontro...

Vasco tem missão inglória no ato final do Brasileiro

Com despedida de Luxa, diretoria anunciará mudanças estruturais em coletiva de Jorge Salgado já com planejamento do cenário de Série B em curso O Vasco...

Neymar se aproxima de renovação com PSG

Negociação com Mbappé, no entanto, parece menos avançada. Os dois craques do Paris terminam contrato em junho de 2022 A renovação do contrato de Neymar...