Home Futebol Ligas nacionais da Europa: confira o resumo do que aconteceu de mais...

Ligas nacionais da Europa: confira o resumo do que aconteceu de mais importante

Times como Atlético de Madrid, Inter de Milão, Lille e Sporting foram campeões quebrando longos jejuns

A temporada europeia de futebol de clubes acaba nesta semana, com a disputa das finais da Liga Europa, na próxima quarta-feira (26), e da Liga dos Campeões, no sábado (29). No último fim de semana, aconteceu a rodada final dos principais campeonatos nacionais do Velho Continente. Confira o resumo do que rolou de mais importante nas seis principais ligas.

Campeonato Alemão

A Bundesliga terminou no último sábado (22) com a festa do Bayern de Munique, eneacampeão antecipado, além da confirmação de RB Leipzig, Borussia Dortmund e Wolfsburg na Champions League da próxima temporada. Eintracht Frankfurt e Bayer Leverkusen conquistaram vagas para a Liga Europa, fechando em quinto e sexto, respectivamente. O Union Berlin ficou com a vaga para a Liga Conferência, novidade na próxima temporada europeia.

A liga alemã teve como destaque também o rebaixamento de duas equipes tradicionais: Schalke e Werder Bremen, disputarão a Bundesliga 2. A única indefinição é da Colônia, que disputa o playoff do rebaixamento contra o Holstein Kiel, terceiro colocado da segunda divisão.

Campeonato Espanhol

O Atlético de Madrid conquistou o título espanhol após sete anos. A equipe comandada por Diego Simeone conseguiu fazer frente ao Barcelona e Real Madrid e conquistou o troféu na última rodada, vencendo de virada o Valladolid, com gol decisivo de Luis Suárez. Além disso, o Sevilla também garantiu vaga para a Liga dos Campeões. Em quinto e sexto ficaram Real Sociedad e Bétis, respectivamente, conquistando um lugar na Liga Europa.

O Villarreal, finalista da atual edição da Europa League, se classificou para a Liga Conferência, com o sétimo lugar na tabela. O Valladolid, equipe que pertence a Ronaldo Fenômeno, foi rebaixada para segunda divisão, junto de Huesca e Eibar.

Campeonato Francês

Talvez a maior surpresa dentre os campeonatos nacionais europeus foi a conquista do Lille desbancando o poderoso PSG. O atual campeão francês quebrou um jejum de dez temporadas sem conquistas e colocou fim a uma sequência de três títulos de Neymar, Mbappé e companhia. O Monaco ficou na terceira colocação e também vai participar da Champions na próxima temporada.

Lyon e Olympique de Marselha ficaram com as vagas para a Liga Europa. O Rennes se classificou para a disputa da Liga Conferência. Dijon e Nîmes disputarão a Ligue 2 na temporada seguinte, enquanto o Nantes ainda disputará um playoff contra o Toulouse para definir quem fica na primeira e quem joga a segunda divisão.

Campeonato Inglês

Finalista da Liga dos Campeões, o Manchester City já garantiu um grande título na temporada. O time dos brasileiros Fernandinho e Gabriel Jesus conquistou o troféu inglês com doze pontos de vantagem sobre o Manchester United, segundo colocado. Liverpool e Chelsea fecharam o grupo dos quatro classificados para a próxima Champions. Leicester e West Ham ficaram na quinta e sexta colocações, respectivamente, e garantiram vaga na Liga Europa.

O representante inglês na Liga Conferência será o Tottenham, que fechou a temporada em sétimo. Os três times rebaixados na Premier League foram Fulham, West Bromwich e Sheffield United.

Campeonato Italiano

A Inter de Milão pôs fim a um jejum de 11 anos sem conquistar o título nacional. Encerrou também com a sequência de nove títulos da Juventus, que ficou no quarto lugar e só se classificou para a Champions graças a um tropeço do Napoli na última rodada. O gigante Milan irá disputar a Liga dos Campeões após sete anos. A Atalanta, melhor ataque do campeonato, ficou na terceira posição.

Napoli e Lazio disputarão a Liga Europa na próxima temporada, enquanto a Roma, sétima colocada, ficou com a vaga para a Liga Conferência. Benevento, Crotone e Parma foram rebaixados para a Série B.

Campeonato Português

O Sporting quebrou o maior jejum de título das principais ligas europeias. A equipe voltou a ser campeã portuguesa após 19 anos. Porto e Benfica fecharam o G3 e se classificaram para a Champions League. O Braga vai disputar a próxima edição da Liga Europa.

O Paços de Ferreira e o Santa Clara, quinto e sexto colocados, participarão da Liga Conferência. O Nacional da Madeira e o Farense foram rebaixados, enquanto o Rio Ave terá que disputar um playoff com o Arouca, para decidir quem jogará a primeira e quem vai para a segunda divisão.

LEIA MAIS

Cavani deve ficar livre no mercado: Ainda tem espaço no Grêmio?

- Advertisment -

Popular

Jogos Campeonato Costa Rica primeira divisão

Último jogo do campeonato foi entre ADR Jicaral e Sporting San Jose O último jogo do Campeonato da Costa Rica primeira divisão aconteceu no dia...

Tudo sobre o ex-jogador Emerson Sheik

Foto: Divulgação Wikipédia. Conheça a carreira do ex-jogador catarinense de futebol Emerson Sheik Marcio Passos de Albuquerque, conhecido como Emerson Sheik, nasceu em Nova Iguaçu no...

Flamengo: maior time do Brasil

Foto: Divulgação/Flamengo. Liderando o rankings dos maiores times brasileiros está o Flamengo O maior time do Brasil é o Flamengo, o time possui 60 títulos incluindo...

Conheça as 10 maiores torcidas do Brasil

O Brasil é o país do futebol, certo? Por isso, aqui você também encontra as maiores torcidas O futebol é o esporte mais praticado e...