Home Basquete Aos 36 anos, LeBron James segue uma máquina de recordes

Aos 36 anos, LeBron James segue uma máquina de recordes

Além de comandar o Los Angeles Lakers na vitória que se originou de uma vibrante virada sobre o Denver Nuggets nesta quinta-feira, LeBron James também mostrou que, aos 36 anos, tem disposição de sobra para estabelecer novos recordes na NBA.

O astro se tornou o terceiro jogador que mais converteu cestas na história da liga com o número de 12.682 acertos, ultrapassando Wilt Chamberlain (12.681) e atrás apenas de Karl Malone (13.528) e Kareem Abdul-Jabbar (15.837). LeBron também foi o primeiro a marcar mais de 25 pontos em 800 jogos e quebrou a própria marca de partidas consecutivas com mais de 15 pontos, 5 rebotes e 5 assistências, em 23 confrontos.

Os números acumulados em seus 18 anos de carreira na NBA foram registrados desde as passagens pelo Cleveland Cavaliers, franquia que o revelou ao mundo do basquete, e o Miami Heat, até a chegada nos Lakers, em 2018. Quatro vezes campeão da liga, o astro da franquia angelina também é dono de dezenas de outras marcas. Abaixo, confira os principais recordes.

  • Vitórias na temporada regular da liga

LeBron é o 8º colocado, com 856 triunfos. São 36 vitórias para alcançar o 7º da lista, Tony Parker. Já para chegar ao top 5 da lista debancando o quinto colocado Karl Malone, que tem 952 triunfos, LeBron precisa de mais 96 vitórias em fase regular.

  • Pontos na temporada regular

LeBron é o 3º com mais pontos somados na temporada regular: 34.819 pontos, atrás de Karl Malone (36.928) e Kareem Abdul-Jabbar (38.387). Além disso, o ídolo dos Lakers também é o único jogador com mais de 1000 jogos consecutivos somando acima de 10 pontos. A última vez que LeBron marcou menos que isso foi em 2007, quando fez apenas 8 pontos na vitória do Cleveland sobre o Milwaukee Bucks. Atrás dele está Michael Jordan, com 866 jogos.

  • Mais assistências na temporada regular

LeBron ocupa a 8ª colocação entre os 10 jogadores com mais assistências na história, somando 9.522. O primeiro da lista é o ex-armador John Stockton, ídolo do Utah Jazz, com 15.806. Só na temporada 2019-2020 foram 684, maior número do último campeonato vencido por James com os Lakers.

  • Triplos-duplos na temporada regular

Com o triplo-duplo somado na partida contra o Denver nesta quinta-feira, o astro obteve a marca em 96 ocasiões durante temporadas regulares, sendo o 5º na história da NBA. Nos Lakers, ele ultrapassou Kobe Bryant, com 21 triplos-duplos, para se tornar o terceiro jogador da franquia que mais alcançou o feito, com 23. Atrás dele, está Elgin Baylor, com 24, e Magic Johnson, com 138.

  • MVP (jogador mais valioso)

LeBron é o terceiro jogador com mais títulos de MVP (jogador mais valioso) da temporada, somando 4 conquistas atrás de Bill Russell e Michael Jordan (5) e de Karem Abdul-Jabbar (6). O astro dos Lakers ainda é dono de três títulos de MVP no All-Star Game e é o segundo da história com mais títulos de MVP nas finais, em 4 ocasiões. Em 2020, ele se tornou o primeiro jogador da história a conquistar a marca por três franquias diferentes – Heat, Cavaliers e Lakers.

  • Playoffs

Com 14 aparições nos playoffs da NBA, LeBron faturou quatro títulos (em 2012 e 2013 pelo Miami Heat, em 2016 pelo Cleveland Calaviers e em 2020 pelos Lakers) e também deixou algumas marcas: de 2005 até hoje, ele se tornou o jogador com mais partidas disputadas na fase final da liga, com 260 aparições, é o mais bem-sucedido, com 160 triunfos e 7.491 pontos e o segundo com mais assistências (1.871), o quarto com mais duplos-duplos (128) e o segundo em triplos-duplos (28).

LEIA MAIS

- Advertisment -

Popular

Fred sonha com vaga direta do Fluminense na Libertadores

Camisa 9 lembra desconfiança sobre elenco no início da temporada: "Serviu para nos fortalecer" Oito anos depois, o Fluminense está de volta à Libertadores. E mais uma...

Joia do Bayern, Musiala decide defender seleção da Alemanha

Com dupla nacionalidade, meia-atacante de quase 18 anos se tornou o inglês mais jovem a marcar na Liga dos Campeões na vitória bávara sobre...

Veja a lista dos concorrentes na 22ª edição do Prêmio Laureus

Lista não tem brasileiros. Astros e estrelas como LeBron, Hamilton, Nadal e Naomi Osaka concorrem. Bayern de Munique e Liverpool disputam melhor equipe do...

Veja os recordes que Djokovic bateu e quais marcas ainda podem ser batidas

Sérvio já está entre os maiores da história do tênis Campeão do Australian Open pela nona vez, Novak Djokovic já atingiu alguns recordes históricos no...