Imprensa americana especula saída de LeBron James da NBA

Reprodução Twitter @Lakers
Reprodução Twitter @Lakers

Com a possibilidade de retorno da franquia em dezembro, Los Angeles Lakers estaria cogitando poupar seu principal astro

As especulações de que a nova temporada da NBA poderá começar já em 22 de dezembro deixou os torcedores e fãs bastante empolgados. Quem não está assim tão feliz, porém, é o Los Angeles Lakers: o campeão estaria “condenado” a entrar em quadra após apenas dois meses da conquista do título.

O jornalista Danny Green conversou com o The Ringer sobre o tema da data de início da nova temporada. Ele disse que muitos dos melhores jogadores da liga – incluindo o superastro do Lakers, LeBron James – ficariam de fora e teriam mais tempo para descansar

“Eu acho que a maioria dos jogadores ouve essa projeção de recomeçarmos em 22 de dezembro e dizem: ‘não vou estar lá’. Temos atletas em nosso elenco que estão nessa liga já há quinze, dezessete anos… É preciso muita preparação, muito treino para chegarmos até aqui. Se tivermos um retorno tão rápido, não esperaria LeBron em quadra no primeiro mês de temporada”, especulou o veterano ala-armador, em entrevista a um dos podcasts do site The Ringer.

O companheiro de equipe de Green, Jared Dudley, ecoou esse sentimento em um Tweet na segunda-feira.

“O show deve continuar, só não chore quando as estrelas assistirem aos jogos da TV”, disse Dudley.

Em um ano normal, o calendário da NBA oferece quase quatro meses de férias para os times que disputam as finais até a reapresentação para a pré-temporada. Miami Heat e Lakers estariam trabalhando, agora, com menos de 60 dias de descanso até o reinício dos treinos das equipes – especulado para 1º de dezembro. Green espera que o Lakers seja contrário à nova temporada começar ainda nesse ano, mas vê a equipe como provável voto vencido na liga.

“Acho que nosso grupo vai lutar para adiar essa data, mas 22 de dezembro é uma possibilidade porque a NBA realmente quer os jogos da rodada de Natal. E é bem provável que aconteça porque existem equipes caminhando para não jogar há um ano. Só quatro times, os finalistas de conferência, atuaram realmente um mês a mais do que os outros. A maior parte da liga vai estar contra nós nessa”, previu o experiente arremessador, em tom pessimista.

Há uma boa chance de Green estar certo e não há razão para pensar que ele não teria uma boa leitura do seu time. Os proprietários supostamente querem a data de 22 de dezembro para manter a programação do dia de Natal intacta e recuperar o tempo perdido na temporada passada. Se for esse o caso, isso reduziria a folga dos jogadores quase pela metade, passando dos habituais 140 dias entre o final das finais da NBA e o início da temporada para apenas 73.

A NBA considera o desgaste físico exagerado envolvido para parcela dos atletas e pretende “compensá-lo” com o cancelamento do Jogo das Estrelas de 2021, que viraria um período de uma a duas semanas de paralisação das partidas, segundo múltiplos veículos de imprensa. Para Green, porém, isso ainda é muito pouco. O que não quer dizer que, mesmo contrariado, o jogador de 33 anos não estará em quadra de 22 de dezembro.

“A NBA está torcendo para voltarmos ao normal. Faz sentido para os fãs, contratos de televisão, finanças. Eu só espero que voltem atrás nisso e tenhamos algum tipo de offseason que seja, mas faremos o que for necessário. Esse é o nosso trabalho. Se será assim, eu tiro uma semana de férias e estarei lá para a pré-temporada. O esporte é um desafio físico e também mental”, concluiu Green, já preparado para curtir o título de forma relâmpago.

A DATA DE INÍCIO EM DEZEMBRO TRAZ MAIS DINHEIRO

Claro, há uma razão pela qual os proprietários querem começar cedo. O escritório da liga da NBA informou ao Conselho de Governadores que a o início em 22 de dezembro aumentaria a receita em mais de US$ 500 milhões, de acordo com Shams Charania do The Athletic.

Isso também significaria uma temporada condensada de 72 jogos e também permitiria que os jogadores participassem das Olimpíadas, que estão programadas para julho se tudo der certo

LEIA MAIS