Guinness Book anuncia a inclusão de Lakers e LeBron James após quebra de recordes históricos com a vitória contra o Miami Heat
O Los Angeles Lakers e LeBron James entraram para o Guinness com recordes alcançados após a conquista do título da NBA, principal liga de basquete dos Estados Unidos, após fechar a série por 4-2 contra o Miami Heat, no último domingo (11). O próprio Guinness fez o anúncio, hoje (13), com a confirmação das marcas alcançadas pela franquia e pelo jogador.
These #NBAFinals records are now confirmed:
– Most NBA Championships (17, tied with Boston Celtics)
– Most #NBAFinals MVP awards won with different teams (LeBron James, 3 – Heat, Cavaliers, Lakers) pic.twitter.com/uj5cRzRNLr
— Guinness World Records (@GWR) October 13, 2020
Os Lakers igualaram o Boston Celtics como maiores vencedores da NBA, com 17 títulos cada.
Já LeBron entra para o Guinness como primeiro jogador a receber o prêmio de FMVP – (Jogador mais valioso das finais) por três equipes diferentes. Antes de levar a premiação com os Lakers, o jogador já havia sido eleito MVP das finais por Cleveland Cavaliers e Miami Heat.
Los Angeles Lakers e LeBron James na temporada 2019/20
Na temporada 19/20, o Los Angeles Lakers liderou com folgas a Conferência Oeste com uma campanha de 52 vitórias e 19 derrotas. Nos playoffs a franquia venceu o Portland Trail Blazers (4-1), Houston Rockets (4-1) e Denver Nuggets (4-1), onde conquistou pela 32º vez a o título da conferência. Na final contra o Miami Heat, a equipe da Califórnia fechou a série no último domingo, com uma vitória de 106-93, após 6 jogos.
Já LeBron James, manteve médias altíssimas mesmo aos 35 anos e em sua 17ª temporada, aumentando a discussão sobre sua longevidade no esporte. Na temporada regular o Rei, como é chamado, teve médias de: 25.3 pontos, 10.2 assistências (Melhor marca da carreira e líder da liga) e 7.8 rebotes. Nas finais contra o Miami Heat, o camisa 23 conseguiu melhorar ainda mais as suas médias, para: 29.8 pontos, 11.8 rebotes e 8.5 assistências, justificando o título de MVP.
Companheiros e amigos “rasgam” elogios ao camisa 23: “Ele é o maior jogador que o universo do basquete já viu”
Admirado por todos os amantes de basquete, LeBron James segue colocando seu nome entre os maiores da história. Aqueles que trabalham, trabalharam ou enfrentaram o atual ala do Lakers não perdem a oportunidade de fazer muitíssimos elogios a ele. É o caso de Frank Vogel, atual técnico da franquia. Em entrevista coletiva após o jogo 6 da NBA Finals 2020, no último domingo (11), o Head Coach falou sobre como é lidar com o camisa 23.
“Ele é o maior jogador que o universo do basquete já viu. Se você acha que sabe algo, você não sabe até trabalhar com ele durante todos os dias. Você vê a mente dele, os ajustes, a forma como ele lidera o grupo de jogadores. Vem sendo uma experiência incrível poder treiná-lo”, declarou Frank Vogel
Além disso, o técnico exaltou a capacidade de decisão do astro:
“Ser decisivo é uma qualidade incrível. Ter a mente que ele tem e poder usá-la como recurso para colaborar com decisões em como seguir adiante com o seu grupo… eu não sei se existe algum momento em que você possa apontar, mas todos os dias na hora do filme, ele busca liderar para melhorar a nossa equipe. Eu não acho que você pode mensurar isso”.
Além de seu atual técnico, o ex-presidente dos EUA Barack Obama, também parabenizou seu amigo pelo título e pela representatividade na luta por justiça social:
Proud of my friend @KingJames for his fourth title, fourth Finals MVP, and for not only living up to the hype after seventeen seasons, but surpassing it as an extraordinary leader both on the court and in the public arena fighting for education, social justice, and our democracy. pic.twitter.com/2IB3ZDI4Nf
— Barack Obama (@BarackObama) October 12, 2020
“Orgulhoso do meu amigo @KingJames por seu quarto título, quarta Finals MVP, e por não apenas cumprir o hype após dezessete temporadas, mas superá-lo como um líder extraordinário tanto na quadra quanto na arena pública lutando por educação, justiça social e nossa democracia.”
Considerado por muitos como o GOAT (Melhor de todos os tempos) da NFL, Tom Brady, atual quarterback do Tampa Bay Buccaneers, foi mais um que parabenizou LeBron James pelo seu quarto título da liga e de MVP das finais: “Parabéns ao meu irmão, por ganhar seu 4º campeonato. Nada mal para um velho abatido”, publicou em seu twitter.