Família do volante Fernando ofereceu pagamento de fiança no valor de R$ 730 mil, mas proposta não foi aceita
O caso do brasileiro Robson de Oliveira tomou um novo rumo, porém ainda com incertezas. Nesta quinta-feira, o motorista, de 48 anos, teve a prisão preventiva prorrogada até abril de 2021 após audiência, em Moscou. A defesa de Robson propôs à Justiça russa o pagamento de 10 mil rublos (cerca de R$ 730 mil) como fiança para que ele aguarde o julgamento em liberdade, mas a proposta não foi aceita por ele não ter moradia fixa. As informações são do GloboEsporte.
“Vamos editar um vídeo mostrando que o Robson tem onde morar lá e informar, também, que a família do jogador (Fernando) se comprometeu a arcar com as despesas de alimentação e moradia do Robson enquanto ele estiver em liberdade, aguardando o julgamento. A juíza não aceitou dessa vez, por entender que ele não teria como se bancar no país, fora da prisão. Mas vamos mostrar para ela que ele terá esse auxílio, conforme prometido pela família”, disse o advogado que representa o motorista no Brasil, Olímpio Soares.
Segundo ele, a quantia combinada com a família de Fernando seria de U$ 2 mil por mês (para as despesas mensais), além do pagamento da fiança.
Robson está preso há um ano e sete meses sob acusação de tráfico internacional de drogas por ter entrado no país com remédios encomendados pela família do jogador Fernando, ex-Grêmio e seleção brasileira, atualmente no Beijing Guoan. O medicamento (Cloridrato de Metadona) seria usado pelo sogro do volante, William Pereira de Faria que sofre de dores nas costas. Embora familiares tenham declarado em matéria que foi ao ar no Esporte Espetacular que não sabiam que o medicamento era proibido, assumindo a responsabilidade por terem colocado o motorista nesta situação, o sogro do jogador nunca compareceu em sede policial, nem na Justiça para dar esclarecimentos.
O que diz Fernando
No começo de outubro, o jogador comentou a ajuda do presidente da República Jair Bolsonaro.
– Gostaria de agradecer o presidente Jair Bolsonaro por ter entrado publicamente na luta do #JustiçaPorRobson. Sabemos da complexidade da situação, mas temos certeza de que sua ajuda será fundamental para que consigamos provar a inocência do Robson. Espero que a postura do presidente inspire as pessoas a não julgarem a mim e minha família de forma errada, sem conhecimento dos fatos como eles realmente são – escreveu o jogador nas redes sociais.
Ajuda de Bolsonaro
O Governo brasileiro entrou de vez na luta para tentar libertar Robson Oliveira, ex-motorista do volante Fernando que está preso por entrar no país com medicamentos proibidos em mala que era destinada ao sogro do jogador. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e a embaixadora Márcia Donner Abriu viajaram, nesta quarta-feira, à Rússia com uma carta oficial do governo para ser entregue a Vladimir Putin, presidente local.
A carta, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, pede reparamento da Justiça russa sobre a situação do brasileiro, que entrou no país e se complicou com a lei local por total desconhecimento, já que o medicamento tem uso permitido no Brasil.
LEIA MAIS