Home Futebol Jogadores do PSG e Istanbul Basaksehir deixam jogo após acusação de racismo

Jogadores do PSG e Istanbul Basaksehir deixam jogo após acusação de racismo

Camaronês Pierre Webó foi a vítima do preconceito

Uma notícia muito triste para o mundo do futebol. Jogadores do PSG e do Istanbul Basaksehir foram personagens principais no Parque dos Príncipes, na última terça-feira (8), em jogo válido pelo Grupo H da Liga dos Campeões. Os dois times deixaram o campo do estádio no meio da primeira etapa após uma ofensa racista do quarto árbitro romeno Sebastian Coltescu contra o camaronês Pierre Webó, ex-atacante e membro da comissão técnica do clube turco.

Ao passar duas horas de suspensão, a UEFA declarou que a partida será disputada nesta quarta-feira (9), às 14h55 (de Brasília), com um novo time de arbitragem. O duelo será retomado a partir dos 13 minutos do primeiro tempo, instante em que o tumulto se iniciou.

A confusão começou quando o lateral brasileiro Rafael, do Istanbul, foi penalizado com cartão amarelo. Jogadores do time turco reclamaram muito da punição. Neste momento, segundo informações de jornalistas romenos, o quarto árbitro Sebastian Coltescu chamou o juiz principal, Ovidiu Hategan, e solicitou punição a Pierre Webó. Ele falou o seguinte:

“Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim”, declarou Coltescu, a Hategan, ao se referir ao camaronês da comissão técnica do Istanbul.

Veja também: Tati Weston-Webb começa bem no Havaí e vai às quartas de final

Webó ficou completamente revoltado e questionou Coltescu por diversas vezes: “O que você falou? Por que você falou preto? ”. O árbitro principal, Ovidiu Hategan, se aproximou e puniu o camaronês com um cartão vermelho. Foi neste momento que a revolta dos integrantes da comissão técnica e reservas do Istanbul Basaksehir ficou ainda maior.

Dirigentes dos dois clubes foram ao gramado para compreender o que estava acontecendo, e os jogadores do PSG e Istanbul Basaksehir decidiram sair do campo. Nas redes sociais, o time turco postou uma mensagem de combate ao racismo, divulgada pelo perfil do Paris.

A transmissão do confronto gravou um diálogo forte do atacante senegalês Demba Ba em direção ao quarto árbitro Sebastian Coltescu no qual ele evidencia toda sua revolta: “Você nunca diz ‘esse cara branco’, você diz ‘esse cara’. Então por que você está mencionando ‘cara preto’? Você tem que dizer ‘esse cara preto’? Por quê?!”. Declarou Demba Ba, ao quarto árbitro Sebastian Coltescu.

A transmissão oficial do jogo também gravou o momento em que os atacantes Mbappé e Neymar do PSG deixaram claro para o juiz Ovidiu Hategan que não retornariam a partida, caso o quarto árbitro Sebastian Coltescu permanecesse em campo. “Não vamos jogar. Não podemos jogar. Com esse cara (quarto árbitro) aqui, não vamos jogar”. Disse Mbappé ao árbitro Ovidiu Hategan, antes das duas equipes deixarem o campo.

A UEFA chegou a marcar o recomeço do confronto para às 18h (de Brasília). O clube do PSG foi para o túnel dos vestiários que dá acesso ao campo, mas o Istanbul Basaksehir, segundo jornalistas presentes no Parque dos Príncipes, se recusou a encerrar o jogo.

Depois da longa indefinição, a UEFA declarou às 19h15 (de Brasília) o adiantamento da partida para quarta-feira, às 14h55 (de Brasília), com um novo grupo de arbitragem. A entidade informou que abrirá imediatamente uma investigação sobre o que ocorreu. “O racismo e a discriminação em todas as suas formas não têm lugar no futebol”, diz comunicado oficial.

A partida é válida pela última rodada do Grupo H da Champions. O Istanbul Basaksehir já está desclassificado. Com a vitória do Leipzig em cima do Manchester United na última terça (8), o PSG garantiu sua vaga nas oitavas de final. No entanto, para ficar em primeiro lugar na chave, precisa vencer a equipe adversária.

Fonte: Globo Esporte

- Advertisment -

Popular

Mayra Sheetara reclama da decisão do árbitro apesar de admitir erro

Mineira aponta que punição não foi dada na mesma situação do que em outras lutas do evento A busca de Mayra "Sheetara" Bueno por sua...

Mogi Futsal anuncia que não terá time adulto neste ano

O time disputará torneios no sub-20 devido a redução do orçamento da equipe para 2021 A diretoria do Mogi Futsal definiu nesta segunda-feira (1), que...

Renato critica VAR após derrota para o Palmeiras e diz que sua equipe “deu mole”

Treinador reclamou de toque de mão antes do gol do Palmeiras e do pênalti não marcado em Pepê no jogo de ida da final...

Arthur Cabral passa Neymar e é brasileiro com mais gols na temporada

Atacante do Basel marca em derrota para o St. Gallen e chega aos 14 gols. Ele supera o atacante do PSG, Rodrigo Pinho, do...