Cotia resolve: jogadores da base do São Paulo viram protagonistas em 2020

Brenner Igor Gomes Diego Costa Luan Gabriel Sara Fernando Diniz São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Brenner Igor Gomes Diego Costa Luan Gabriel Sara Fernando Diniz São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Com apenas uma contratação na temporada e em grave crise financeira, o São Paulo apostou em sua categoria de base para tentar brigar por títulos. E a decisão vem surtindo efeito: os jogadores revelados no CFA de Cotia se tornaram protagonistas na equipe comandada por Fernando Diniz.

Nos três pontos conquistados no último sábado, diante do Goiás, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, o jogo foi decidido pelos garotos. Brenner empatou a partida, e Igor Gomes virou.

No time titular, metade dos jogadores de linha são formados na base. Além de Brenner (20 anos) e Igor Gomes (21 anos), Luan, Diego Costa e Gabriel Sara (todos com 21 anos) são indispensáveis para o esquema de jogo proposto pelo Tricolor.

Com exceção de Igor Gomes, titular desde o ano passado, os outros quatro atletas fazem parte de reformulações propostas por Fernando Diniz após a eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista e o início ruim do time no Brasileirão.

Diego Costa e Gabriel Sara

Diego Costa e Gabriel Sara foram os primeiros a ganharem chance com frequência na temporada. Na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador optou por fazer mudanças em praticamente todos os setores.

O zagueiro já se destacou imediatamente e se tornou um pilar da defesa, mas recentemente passou a cometer algumas falhas. Já são 21 partidas como titular. Ele foi poupado uma única vez, contra o Binacional, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

O meia Gabriel Sara não teve um começo muito feliz como titular. O jogador demorou a engrenar e recebeu inúmeras críticas da torcida nas redes sociais. Fernando Diniz não desistiu do atleta e insistiu na escalação.

No clássico contra o Santos, pela 10ª rodada do Brasileirão, veio a reviravolta: dois gols e o início de uma nova era para o meia. Hoje, ele se tornou indispensável e um dos mais regulares da equipe. Sara participa efetivamente de grande parte dos gols do São Paulo.

Brenner e Luan

Brenner e Luan fazem parte de uma outra reformulação proposta por Fernando Diniz. Após o time sofrer gols em dez partidas consecutivas, o treinador analisou que era momento de realizar mudanças. Com isso, o volante Luan foi o escolhido para reforçar a entrada da área.

Na partida contra o Atlético-GO, pela 14ª rodada do Brasileirão, o jogador entrou como primeiro volante e foi fundamental para o time não sofrer gols. A partir deste jogo, ele não saiu mais, e o equilíbrio defensivo melhorou na disputa dos pontos corridos.

Já Brenner entrou como titular na mesma partida após pedir passagem no banco de reservas. Até aquele momento, o atacante era uma espécie de 12º jogador: saía do banco para resolver.

Como titular ele não decepcionou e não parou mais de fazer gols e decidir partidas. Nos últimos dez jogos, Brenner marcou 11 gols. Com 15 na temporada, ele é o artilheiro isolado do São Paulo e um dos jogadores mais efetivos do Brasil no quesito gols por minuto.

Com os cinco em campo, o São Paulo entrou de vez na disputa pelo título do Brasileirão. Com 33 pontos, o time tem 64,7% de aproveitamento de pontos, o melhor da competição. O Tricolor tem três jogos a menos.

LEIA MAIS