Home Futebol Ituano volta a jogar na Série C do Brasileiro

Ituano volta a jogar na Série C do Brasileiro

Técnico do Galo reconhece queda de rendimento do time no quadrangular, mas vê “muita coisa positiva” na campanha da Série C

O Ituano volta a jogar a Série C do Campeonato Brasileiro após 12 temporadas. A equipe de Itu busca o acesso à Série B apostando na base formada no Campeonato Paulista. O Ituano integra o Grupo B ao lado de Boa Esporte, Brusque, Criciúma, Londrina, São Bento, São José-RS, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga-RS.

O regulamento da Série C do Brasileiro no ano passado prevê a participação de 20 times divididos em dois grupos regionalizados. No Grupo A estão times das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Grupo B os das regiões Sul e Sudeste.

As equipes se enfrentam em dois turnos dentro da mesma chave. As quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase. Os dois últimos colocados de cada chave serão rebaixados à Série D.

Na sequência, dois quadrangulares com jogos disputados em ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo decidem o título. Os segundos colocados também garantem vaga para a Série B de 2021, mas sem necessidade de confronto de mata-mata.

Bergantin lamenta por Ituano não conseguir acesso

O treinador do Ituano, Vinicius Bergantin, não escondeu a frustação pela derrota do Galo para o Vila Nova que tirou qualquer chance de acesso e deixa o clube na Série C por mais um ano. Após o jogo, o comandante do Galo reconheceu os erros do time nos momentos decisivos da briga pela vaga na Série B.

“É duro falar em saldo positivo quando você não consegue o acesso depois de sonhar tanto após o primeiro turno, um segundo turno excepcional e principalmente após o primeiro jogo da segunda fase, na vitória contra o Vila Nova em Goiânia. Ali criou-se uma expectativa enorme, a gente tinha dois jogos em casa e não fomos competentes. Algumas pontuações de arbitragem, mas na verdade, depois dessa vitória, acabamos não vencendo mais e não fomos competentes o bastante para conseguir brigar forte pelo acesso”, admitiu.

O Ituano chegou à última rodada da competição com chances de acesso, mas além de ver o Santa Cruz – seu principal concorrente na disputa pela vaga – ganhar do Brusque, ainda sofreu um gol em casa nos últimos minutos e amargou a pior campanha da segunda fase da Série C.

Para Bergantin, o Galo fez uma boa partida contra o Vila Nova na última segunda-feira (18), mas as notícias de gols do Santa Cruz – que iam tornando a missão do rubro-negro de Itu cada vez mais difícil – pesaram para os jogadores em campo.

“Um último jogo difícil, acredito que fizemos uma boa partida, mas com as notícias do dois, três a zero em Recife, não digo que a gente desacelerou, mas isso acabou dando força ao adversário. A gente até tentou, bola na trave, bola passando na área. Acho que os atletas deram o máximo e agora é ter frieza para analisar com calma, pois tem muita coisa positiva nessa Série C”.

Como ponto favorável, o treinador do Galo ressaltou a reação do time após um turno inicial ruim – o Ituano somou apenas 10 dos 27 pontos disputados nas nove primeiras partidas – e o empenho do grupo de atletas.

“Temos vários pontos, de saber o quanto o elenco esteve comprometido. Não é qualquer time que depois do primeiro turno que fez, ter recuperado como recuperou. Nunca faltou uma taxa de trabalho forte dos atletas e o clube dando todo o suporte. É uma pena que a gente não tenha conseguido o impulso final nos últimos jogos da segunda fase”, finalizou.

O Ituano encerra a temporada e em breve deve começar a preparação para a disputa do Campeonato Paulista. A competição inicia no dia 28 de fevereiro e o Galo estreia contra o Guarani, em Campinas.

LEIA MAIS

Buccaneers batem os Saints de Drew Brees e vão à final da NFC

- Advertisment -

Popular

Conheça a origem do futsal

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade de esporte que se adaptou do futebol de campo para as quadras. O...

O que é atletismo e suas modalidades?

O que é atletismo? Em tempos de Olimpíadas, o atletismo entra em pauta de jornais, programas de TV e no entretenimento da população. Mas, afinal,...

Saiba quem é o 4 de Julho, rival do São Paulo na Copa do Brasil

Clube piauiense recebe o Tricolor do Morumbi nesta terça, às 21h30. Com folha de R$ 140 mil/mês, time soma quase R$ 3 milhões de...

Carlo Ancelotti é o escolhido para ser o novo técnico do Real Madrid

Com contrato com o Everton, da Inglaterra, até 2024, técnico italiano assume a liderança da fila de mais cotados para substituir Zidane Jornais da Espanha,...