Pular para o conteúdo

Inter perde ponta da tabela na reta final do Brasileirão com 4 pontos somados nos últimos 12 jogos

    Rodinei após ser expulso contra o Flamengo

    Expulsão de Rodinei foi decisiva para virada Rubro-Negra

    O Inter sente a dor equivalente a perder uma final com a derrota por 2 a 1 para o Flamengo, neste domingo (21), no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida que podia ser a do tetra fez o time perder a liderança justamente para o Rubro-Negro a uma rodada do fim da competição. Mas a troca de posições na ponta da tabela não tem a ver apenas com o resultado no Rio de Janeiro.

    Entre a revolta com a arbitragem e a tristeza com o tropeço, o Inter vive um momento de oscilação logo na reta final e decisiva do campeonato nacional. O time somou apenas quatro dos últimos 12 pontos, com aproveitamento de apenas 33,3% neste recorte do Brasileirão.

    O Flamengo percorreu o caminho inverso para assumir a ponta. Se desenvolveu nas últimas quatro rodadas e somou 10 pontos dos 12 disputados. O aproveitamento do Rubro-Negro foi de 83,3%.

    A tabela reflete bem a diferença de desempenho. O Inter entrou na 34ª rodada na liderança com 65 pontos e quatro de vantagem para o Fla, vice-líder com 61. Quatro partidas mais tarde, o Rubro-Negro assume a liderança com 71 pontos e ainda abre dois de margem para o time gaúcho. O Colorado é vice-líder, com 69 pontos.

    E agora, o time não depende mais de si para ser campeão. Precisa vencer o Corinthians no Beira-Rio e torcer ao menos por um empate do Flamengo contra o São Paulo no Morumbi.

    “Não podemos pensar no Morumbi porque vamos fazer nossa parte. Não vamos entrar preocupados. De repente, se o São Paulo fizer 1 a 0, eu aviso (risos) ”, disse Abel Braga.

    A oscilação vem logo após a equipe gaúcha engatar o recorde de vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro por pontos corridos: foram nove. Desde então, o time venceu uma vez.

    O momento de baixa iniciou com o empate em 0 a 0 diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada. Depois, o Inter perdeu por 2 a 1 para o Sport no Beira-Rio e venceu o Vasco por 2 a 0 em São Januário. Aí, veio a derrota por 2 a 1 para o Flamengo.

    As últimas quatro rodadas:

    • 34ª rodada:
      Athletico 0 x 0 Inter
      Flamengo 2 x 0 Vasco
    • 35ª rodada:
      Inter 1 x 2 Sport
      Flamengo 1 x 1 Bragantino
    • 36ª rodada:
      Flamengo 2 x 1 Corinthians
      Vasco 1 x 2 Inter
    • 37ª rodada:
      Flamengo 2 x 1 Inter

    A 38ª e última rodada será disputada na próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília). O Inter recebe o Corinthians no Beira-Rio. O Flamengo, por sua vez, enfrenta o São Paulo no Morumbi.

    Expulsão de Rodinei foi um erro decisivo para a virada do Flamengo

    Há quem questione a expulsão do lateral colorado. O UOL Esporte divulgou uma fala de um instrutor da CBF sobre a saída de Rodinei. “O que achou da expulsão de Rodinei? Absurda ou aceitável?”, perguntou o blog ao instrutor da CBF: “Bem aceitável! Poderia ser amarelo? Sim! Mas tem inúmeras situações no campeonato dessa forma. Trava no tornozelo. Forte, perna esticada. Tem as características de vermelho sim. O que estão batendo é no critério dele”.

    Na resposta ele se refere a uma jogada no Grenal na qual o mesmo árbitro não expulsou o jogador gremista por um lance parecido. Por outro lado, Claus anulou o gol de Pedro assinalando falta após chegaram no VAR em situação semelhante a outras nas quais nada assinalou no mesmo jogo, na visão do instrutor. Se a arbitragem falhou ou não, podemos discutir, o que parece indiscutível é o erro maior: pagar R$ 1 milhão para escalar Rodinei.

    LEIA MAIS

    Rodinei deixa Flamengo e se renova no Inter