Inclusão no esporte para deficientes: importância e benefícios

Inclusão no esporte para deficientes: importância e benefícios

O esporte muda a vida das pessoas, principalmente para pessoas com deficiência

Esportes mudam as pessoas e transformam suas vidas, além de ser muito importante para a saúde física e mental. A inclusão no esporte para deficientes foi um grande marco para a humanidade, pois proporcionou muitas conquistas às pessoas com algum tipo de deficiência.

Qual a importância da inclusão no esporte para deficientes?

A prática de atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência possui uma grande importância, pois contribui para melhorar o desempenho físico, mental e social dos deficientes. Isso porque, ajudar a melhorar, por exemplo, a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, ajuda a evitar a tristeza, depressão e contribui com a socialização.

Quais os benefícios de um esporte inclusivo?

Os benefícios do esporte para as pessoas com deficiência estão presentes nos aspectos físico, mental e social. No âmbito físico, as atividades físicas podem ajudar a melhorar o desempenho da saúde da pessoa, melhorando como mencionamos antes a agilidade, força, condição cardiovascular, equilíbrio, coordenação motora, entre outras coisas.

Já no âmbito mental, a prática de esportes ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e consequentemente possui um efeito positivo na tristeza, desânimo ou depressão que o paciente possa vir a sentir ou que esteja nesse cenário.

Por fim, no aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências e de diferentes características. Além disso, contribui tornando a pessoa mais independente no cotidiano e na sua vida como um todo. 

Por fim, também beneficia a sociedade de modo geral, mudando a percepção que algumas pessoas possam ter das pessoas com deficiência, que por exemplo, podem não acreditar nas suas inúmeras potencialidades.

Atividades físicas para pessoas com deficiência

Para pessoas com deficiência visual, podemos citar atividades como atletismo, natação, judô, ciclismo, futebol, esportes de inverno, halterofilismo, hipismo e goalball.

Alguns exemplos de atividades físicas para pessoas com deficiência auditiva são: Vôlei, futebol, atletismo, natação, basquetebol, handebol, ciclismo, entre outras.

Já para pessoas com alguma deficiência física, os esportes praticados são arco e flecha, iatismo, bocha, atletismo, halterofilismo, ciclismo, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, basquetebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, natação, esgrima em cadeira de rodas, rugby, futebol e modalidades de inverno.

Curtiu? Veta também tudo sobre o esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil!