Após três vitórias consecutivas, Tricolor alcança liderança no Gauchão
O grupo de garotos do Grêmio que disputa o Gauchão exibiu fragilidades e oscilou pela primeira vez na noite de segunda-feira (22), contra o São José, em partida atrasada da terceira rodada. Mas também demonstrou poder de reação para buscar o empate em 1 a 1 e chegar ao topo da tabela. Foi o primeiro tropeço do Tricolor após cinco vitórias consecutivas – as três últimas com esse elenco.
Uma das primeiras adversidades apareceu logo no início do jogo. O Grêmio tentava um confronto por baixo, com toques curtos, mas a organização tática do São José impedia sua eficiência. Assim, a equipe precisou apostar nos lançamentos da defesa ao ataque.
Desta forma, a criação no meio de campo foi reduzida enquanto a marcação forte, ríspida e exigência física aumentaram. Tanto é que Guilherme Azevedo saiu com problema muscular na coxa direita aos 36 minutos da primeira etapa, dando lugar para Léo Chú.
O São José voltou do intervalo pressionando o Tricolor e teve êxito aos sete minutos. Darlan atravessou passe na defesa e deixou a zaga exposta. A bola sobrou para Rafael Tavares que tocou por elevação para Luiz Eduardo abrir o placar.
Porém, ficou nítido que Brenno e Rodrigues erraram na comunicação. O goleiro saiu da meta até depois da marca do pênalti para afastar. Errou a bola e acertou o rosto do centroavante. O zagueiro pouco incomodou o rival, permitindo o cabeceio.
Terra arrasada? Pelo contrário. A reação veio aos poucos. Aos 19, dentro da pequena área, Léo Chú escolheu pelo passe para Ricardinho, que ficou à frente da linha da bola e não a alcançou.
Chú, aliás, terá de pagar a “caixinha” do vestiário na reapresentação. Ele levou dois cartões amarelos e foi expulso por simulação dentro da área, primeiro aos 33 e depois nos acréscimos finais do jogo.
Ferreira, mais uma vez um dos melhores da partida, foi cobrado incessantemente por Alexandre Mendes para reduzir o individualismo. Em algumas oportunidades, teve a opção de tocar ao companheiro, mas escolheu pela finalização errada.
Depois da insistência do chefe, Ferreira invadiu a área pela direita e rolou para Pedro Lucas marcar seu primeiro gol como profissional. O garoto de 18 anos fez algo que o treinador Renato Portaluppi sempre pede aos meias: pisar na área.
O time seguiu com maior controle do jogo, rondando a área do Zeca e arriscando cruzamentos. Mas a zaga rival se portou firme e impediu a alteração no placar.
“O atleta do Grêmio tem que estar preparado para a decisão, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, pela enormidade do clube. Ativamos ainda mais o entendimento dos jogadores para que eles possam saber o que representam. O jogador de futebol tem que saber o que representa. Dentro de tudo isso, (os jovens) estão dando uma boa resposta”, comentou o auxiliar Alexandre Mendes.
Os garotos do Grêmio voltam aos trabalhos nesta terça-feira (23) no CT Luiz Carvalho. O próximo jogo ocorre na quinta (25), diante do Juventude, em Bento Gonçalves, também pelo Gauchão. Será a última partida antes do acréscimo de alguns jogadores do grupo principal.
LEIA MAIS
Garotada do Grêmio cumpre missão e se classifica para a próxima fase da Libertadores